A Internet e as Mudanças nos Negócios - Uma Visão Social

Internet e os Negócios

A internet tem mudado bastante a maneira de viver das pessoas e empresas. Os comportamentos, hábitos e postura que tínhamos no passado já não são mais os mesmos e as formas de relacionamento também estão diferentes.

Vou dividir esse assunto em dois artigos, sendo que nesse abordarei as mudanças de comportamentos pessoais, no segundo falarei das mudanças de relacionamento das empresas com seus clientes e vice versa;

Listo abaixo, com adaptações, 8 mudanças de comportamentos nos relacionamentos interpessoais e mudanças na forma de viver;

1 – As conversas familiares ficaram online


As conversas familiares que eram feitas na sala de jantar, televisão ou outros locais da casa agora estão sendo por msn, skipe e por meio de tantos outros meios, só que o mais interessante é que as conversas muitas vezes acontecem “debaixo do mesmo telhado”, mas em cômodos diferentes.

2 – As conversas entre amigos (virtuais ou não) também ficaram online


As pessoas se encontram, ficam um tempo junto, depois despedem umas das outras e vão para casa, acessam a internet e continuam a conversa (virtual). Tem também os amigos virtuais que nunca se encontraram, mas que estão sempre em contato pela web.

3 – Assistir televisão acompanhado


Uma coisa em extinção, e quando ocorre se limita a eventos esportivos e reality shows. A internet permite que várias pessoas assistam ao mesmo programa em diferentes horários.

4 – Pontualidade


As pessoas, antes do celular, faziam de tudo para cumprir os horários do seu compromisso com os amigos, mas o que vemos hoje, e com frequência, são amigos comunicando o seu atraso poucos minutos antes e por meio de mensagens textuais. É uma mudança que a era da conectividade nos trouxe. E a palavra, onde fica?  




5 – Memória


O armazenamento do conhecimento na mente de alguém se tornou menos valorizado, pois a internet nos permite destrinchar um assunto, por mais diferente que possa ser, em poucos minutos. O Google, Yahoo, Wikis e muitos outros “têm uma boa memória e te ajudam a lembrar”.

6 – O intervalo de almoço e a alimentação


E como anda sua alimentação, você deixa o seu computador para almoçar? Ou come qualquer coisa enquanto responde e-mails e confere as últimas noticias do mercado de ações?

7 – Decorar números de telefone


Já foi o tempo que isso acontecia, depois de digitado os números na agenda do celular, você nunca mais olha para eles.

8 – Matar tempo


Você se lembra da última vez que você ficou olhando o céu por uma hora, fazendo uma leitura para descontrair ou ficou abraçado com seus familiares rindo e jogando conversa fora? A internet e o poder de atrair atenção das pessoas são implacáveis. Não da para resistir.

Será que estas mudanças foram para melhor? Cada um poderá ter uma resposta, mas a verdade é que mudou e no mundo dos negócios temos que levar isso em consideração. As pessoas mudaram suas formas de viver e seus hábitos, cada vez mais estamos conectados e as empresas têm que se adaptar a esse cenário.

No próximo post abordarei como essas mudanças afetam o relacionamento empresa/cliente (ou possíveis clientes).

Fonte de inspiração para esse artigo - rafaelqueirozonline.blogspot.com

Fonte da imagem - www.joganogoogle.com.br
Ricardo 

Um comentário:

  1. As conversas familiares que eram feitas na sala de jantar, televisão ou outros locais da casa agora estão sendo por msn, skipe e por meio de tantos outros meios, só que o mais interessante é que as conversas muitas vezes acontecem “debaixo do mesmo telhado”, mas em cômodos diferentes.

    É verdade, prezado Ricardo.

    Gostei do seu texto.

    Estou aguardando o próximo

    ResponderExcluir

Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...