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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Internet e as Mudanças nos Negócios - Uma Visão empresarial


Internet e os Negócios

No outro artigo (Uma Visão Social) falamos sobre mudanças de comportamentos nos relacionamentos interpessoais e mudanças na forma de viver, agora vou citar outras transformações dando enfoque no relacionamento entre empresa/cliente.

Todo esse ambiente que a internet nos trouxe mudou a maneira de relacionarmos com o mercado, assim, abaixo cito algumas mudanças e quais as estratégias estão sendo usadas no mundo dos negócios.

1 – A arte de discordar educadamente


As discussões tomaram outra forma, podendo iniciar no youtube, twitter, orkut e outras mídias sociais e com caráter, em alguns casos, agressivo. Os blogs apresentam claramente a satisfação ou insatisfação de uma pessoa perante um produto ou serviço.

E, nesse ambiente as empresas, querendo ou não, já estão na internet, pois alguém pode, por diversos meios, falar bem ou mal dos seus produtos. Esse é um bom momento de você surpreender seu cliente e atendê-lo sem ele esperar. Aprofundo mais sobre esse assunto no artigo Monitoramento da sua Empresa.

2 - Celular “Multifuncional”


Foi-se o tempo em que o celular era usado para fazer somente ligações, hoje ele oferece várias funcionalidades: GPS, filmadora, máquina fotográfica, acesso a internet, envio de tweets, e muito mais.

Ações de marketing pelos celulares ou dispositivos móveis estão ái, você já imaginou fazer uma campanha para o seu possível cliente quando ele estiver passando perto do seu estabelecimento (exemplo restaurante) e procurar no seu celular qual é o restaurante mais próximo de onde ele está? Pois essa é uma das diversas ações que os dispositivos móveis permitem para ações de Marketing Digital.

3 – Listas de telefone


A internet oferece de tudo, e você acha os dados completos da pessoa que procura, diferente das antigas páginas amarelas.

Sua empresa só é encontrada no nos catálogos ou na “Tele listas” quando procurada na web? Então acho que já é hora de pensar em criar uma página na internet. Aí você pode se perguntar – Mais eu tenho uma micro empresa, não é preciso, é?  Sim, é preciso, você pode encontrar um mercado sem barreiras no mundo on-line.

4 – Lojas de música


As pessoas não estão querendo mais pagar 20, 30 reais por um CD, pois conseguem fazer o download de músicas gratuitamente na internet. Será que esse mercado acabou?
Não só esse, mas diversos mercados estão tendo que adaptar às mudanças. E o seu negócio está preocupado em acompanhar as transformações que a web está traz?

5 – Álbuns de fotos e projeções de slides


Novas formas de compartilhamento de fotos ganharam o espaço daqueles álbuns que eram vistos em grupos de amigos. Facebook, Flickr tomaram conta e são “álbuns digitais” que além de ver as fotos, você deixa seu comentário.

É muito importante que uma empresa esteja presente nas Mídias Sociais, basta você fazer uma busca de quais mídias estão o seu público alvo e criar estratégias de atuação nesse ambiente.

6 – Depender de agentes de viagens para marcar férias


Para fazer uma viagem de final de ano não precisamos, obrigatoriamente, passar pelo agente de viagens. Sites especializados te oferecem a melhor viagem, com um valor  bem accessível, sem você precisar ligar para eles. Pode ser feito tudo pela internet

Tem aumentado muito os consumidores que fazem compras on-line, de produtos ou serviços, e você não pode perder esse mercado. Com um e-commerce você passa a vender para qualquer lugar do mundo sem mesmo precisar sair da sua cidade.

7 – Famosos ainda não descobertos


Não tem mais desculpa, qualquer um com uma boa ideia pode fazer sucesso. São vários os site que possibilitam as pessoas a mostrarem o seu trabalho. Myspace, para os músicos, youtube para qualquer um e vários outros

Sua empresa também pode ser famosa, fazer um filme com baixo custo e com um grande poder de visualização. O que antes era chamado de “Boca a Boca” e hoje se fala muito como marketing viral, tem um ambiente totalmente favorável, pois o poder que as Redes Sociais têm em tornar uma ideia interessante em um viral e estrondoso.  

8 – Escrever cartas


Ter aquele prazer de receber uma carta escrita a mão está cada vez mais raro. O e-mail e muito mais rápido e barato e você nem precisa sair de casa para enviá-lo.

Nesse contexto temos outra forma de Marketing Direto para sua empresa, o envio do e-mail marketing, que tem um custo baixo e pode dar um bom retorno. O e-mail marketing ficou banalizado, devido ao seu uso errado por diversas pessoas (empresas), e é muitas vezes considerado como Spam, entretanto se for feito seguindo alguns passos você poderá ter um bom retorno. Falarei mais sobre esse assunto em outro post.

As possibilidades que sua empresa, seu site ou blog encontram com ações digitais para divulgação dos trabalhos são muitas e o melhor é que as formas de interação e relacionamento com o seu público podem ficar muito mais baratas com estratégias online, falo mais sobre esse assunto no artigo Campanhas com Baixo Custo e Bom Desempenho. O marketing Digital é um bom complemento para ações off-line.




Fonte de inspiração para esse artigo - rafaelqueirozonline.blogspot.com

Fonte da imagem - www.templatesbox.com

Se tiver outros exemplos deixe nos comentários.
Abraços
Ricardo 

Um comentário:

  1. Olá.
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