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sábado, 18 de setembro de 2010

Marketing On-line - Por que não?


Marketing On-line

Há poucos dias andava no centro de uma cidade no interior de Minas Gerais e avistei a inauguração de uma loja, pertencente a uma pequena rede do estado. Muitos da cidade sabiam daquele dia, encheram o local, pois a empresa tinha usado as mídias tradicionais (Outdoor, Radio, Folheto...) e fizeram uma boa divulgação.

Quando sai da loja uma pessoa me entregou uma ficha, que poderia preencher para concorrer a um bom prêmio. No momento que comecei a preencher, me questionei: Por que eles não solicitaram meu e-mail naquele cadastro? A partir daquele momento comecei a me perguntar: Será que essa empresa não usa o Marketing on-line? Se não usa, Por que não o faz?

Curioso, fui buscar mais informações sobre a empresa e suas ações on-line, foi quando vi, em uma pesquisa superficial, que aquela empresa não utiliza o Marketing on-line.

Partindo do pressuposto que ela não utilize estratégias on-line, me perguntei: Por que não? Seria porque não conhece esses recursos, ou por que já tentou e não deu certo, se foi esse caso será que as campanhas foram bem feitas? Ou por que ainda é uma empresa pequena e não precisa usar o Marketing Digital?

Assim, pensei em algumas ações que ela poderia fazer, e que você também pode. Todas ações que citarei abaixo são usadas, também,  por empresas pequenas e do interior, e que em muitas vezes obtém resultado satisfatório. Na própria cidade desse caso que apresentei, existem empresas que têm estratégias on-line. São elas:
  •  Campanhas em Portais, sites, blogs da cidade e região que atua (podendo ser blogueiros da cidade também);
  • Campanhas para consguir uma mailing de pessoas ligadas ao público alvo, para depois manter relações, fazer ações de e-mail Marketing.
Mas, atenção: para uso dessa ferramenta deve-se tomar alguns cuidados, que apresentarei em outros posts;
  • Site de vendas (e-commerce). Já é utilizado por uma empresa semalhante a citada e que só atende na micro-região, e com sucesso. Essa é uma ideia, nesse caso, restrita, mas dependendo do seu produto e mercado, por que não vender em outros estados, ou quem sabe em outros países?;
  • Redes sociais - Exemplo de ações: Pesquisa e relacionamento com público alvo. O Twitter permite você encontrar pessoas da sua cidade e região, pelo site Nearbytweets, pelo Orkut, facebook e outras que melhor enquadre ao seu negócio e aos seus clientes.
Com essas ações, uma empresa, embora pequena, consegue alcançar o seu público alvo, que, talvez, por outros meios não conseguiria. Outro fator importante é o de manter um relacionamento mais próximo e duradouro, e, por fim, aumentar o desempenho comercial.

O Marketing Tradicional é muito importante, mas você poderá ter resultados melhores com ações off-line, integrada a ações on-line (importante é que o Marketing on-line seja feito planejado e ande em conjunto com as outras ações).

Muitas empresas pensam que por serem pequenas não precisam entrar no mundo digital, mas estão enganadas, pois elas, querendo ou não, vão estar na web (por exemplo, em uma crítica de um cliente insatisfeito, no Twitter). Com isso, muitas vezes perdem excelentes oportunidades de ampliar o seu mercado, que em muitos casos não é atendido por grandes empresas (conceito long tail, esse artigo fala sobre o tema).

Se a empresa que citei tem ações on-line, com certeza, ou não, eu não posso afirmar, mas te pergunto: E a sua empresa, já utiliza o Marketing on-line? Por que não?

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