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terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pesquisa on-line nas Mídias sociais! - Estrutura


Pesquisa de Marketing já é bastante conhecida pelas empresas e pela sociedade, mas a difusão da forma de usar a internet pelas pessoas tem criado outras maneiras de fazer pesquisas, que não sejam apenas as off-line (sem envolver a web). As pesquisas on-line são uma forma da empresa conseguir dados do seu mercado com um custo mais baixo, podendo ser espontânea, por busca de dados do público alvo nas mídias sociais, ou de forma ativa por meio de e-mail ou ao final de atendimentos via chat, por exemplo.

Essa forma de conhecer melhor o potencial do mercado deve, como qualquer pesquisa, ser planejada e com um objetivo claro, dando aporte na coleta e distribuição das informações para definição das estratégias. Decidi falar sobre esse assunto em três posts, sendo o primeiro, como estruturar a pesquisa, o segundo a análise dos concorrentes, e por fim a conclusão da pesquisa e as ações e estratégias a serem tomadas.

Pesquisa on-line

O primeiro passo que devemos dar é estruturar a pesquisa e verificar o que queremos saber com essas buscas e adequar ao objetivo proposto, como por exemplo: 

  • Quem e onde está meu público alvo; 
  • Quais são as redes virtuais que eles usam; 
  •  Quais são seus hábitos;  
  •  Como estão meus concorrentes;
  •  Quais são seus questionamentos em relação ao produto/serviço que você oferece;
  • O que seu público deseja.
Com esses e outros questionamentos, que adequem ao seu negócio, você poderá lançar novos produtos, melhorar os já existentes, antecipar o futuro e por fim surpreender seus clientes. 

As pesquisas on-line podem ser feitas de duas formas:

1 - Por buscas nas Mídias Sociais  - As informações coletadas darão uma visão mais real do que pensa o consumidor, pois os comentários deixados nesses meios são feitos espontaneamente, com mais sinceridade nas respostas. 

2 - Ou, pode-se utilizar ferramentas virtuais, como, por exemplo, e-mail ou chat de atendimento, mas essas ações são mais "unilaterais", pois você estará estimulando as pessoas a responderem algumas perguntas pré estipuladas em um questionário, mas não trataremos desse assunto no momento, pois foge do objetivo desse artigo, é apenas para ilustrar o universo que a internet nos proporciona.

Nas Mídias Sociais  você terá que definir os meios ("os locais") usados pelo público ligado a sua empresa, onde serão feitas as buscas, podendo ser nas:

  • Redes Sociais (twitter, facebook, myspace, orkut, linkdin....);
  • Blogs
  • Fóruns;
  • Portais;
  • Site dos concorrentes (Falaremos mais no segundo post). 

Definido as informações que você quer coletar e em quais meios você irá procurar os dados planejados é interessante que seja feita uma busca pelas palavras-chave que estão ligadas ao seu negócio (produto, marca...). O Google disponibiliza uma ferramenta que pode te ajudar a fazer essa análise pela 
Ferramenta de palavra-chave.

Levantadas essas informações a sua pesquisa estará estruturada, agora é preciso analisar os concorrentes para traçar as ações estratégias.

Fonte de inspiração: A Bíblia do Marketing Digital 

Fonte da imagem: Truques-dicas

2 comentários:

  1. Ainda engatinhando neste quesito, empresas nas redes sociais, como monitorar o que se falam da sua marca na rede, ou melhor como monitorar e ao mesmo tempo ser eficaz no atendimento ao cliente, e possivel pensar em medio prazo o fim do SAC pela funcionalidade das redes sociais?

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  2. Olá Edu,

    Eu não vejo dessa maneira, mas vejo uma integração de um com o outro, pois um atendimento mal feito em um SAC pode gerar um rebuliço nas mídias sociais e do contrário uma reclamação de um cliente nas mídias sociais pode dar uma boa dor de cabeça para uma marca.

    Um bom exemplo que vivenciei dessa integração foi quando fiz uma reclamação de uma empresa em uma mídia social e logo logo uma pessoa do SAC da empresa entrou em contato comigo para resolver meu problema.

    Abraços
    Ricardo

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