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domingo, 23 de outubro de 2011

Como melhorar o ROI das suas campanhas de email marketing com o Teste A/B


No último artigo 5 passos a serem seguidos para o melhor desempenho do email marketing falei que iria falar sobre o teste A/B.

Mas, o que é vem a ser teste A/B


O teste A/B é um teste utilizado no marketing, onde você poderá “colocar a teste” algumas possibilidades e utilizar a que obtiver o melhor retorno na sua campanha, podendo ser no seu site, nos seus envios, nos seus anúncios... enfim, irá depender do objetivo do seu teste. Se for um teste A/B para email marketing a possibilidade que tiver melhor desempenho poderá ser a utilizada nos demais envios da sua campanha. 

Outro exemplo de teste A/B é se você quiser testar qual a disposição das imagens, por exemplo, de uma página do seu site te dá melhor retorno, poderá utilizar a opção que teve o melhor ROI, enfim são várias as formas de testarmos possibilidades.

Mas como o objetivo aqui é falar de email marketing irei mostrar quais as possibilidades de serem testadas e que poderão melhorar o desempenho de uma campanha. Mas de forma geral funciona assim: Você coloca duas ou mais alternativas a prova, por uma amostragem, e a que obtiver o melhor retorno será a utilizada para o resto da campanha.  

Forma de funcionamento do Teste A/B


No email marketing são várias as possibilidades de se testar, sendo os títulos, o remetente, as datas e horários e o conteúdo a ser enviado para seus contatos.

Em qualquer um desses testes você envia uma amostra para dois ou mais grupos e o que obtiver o melhor retorno você utiliza no restante dos envios. Abaixo vou dar alguns exemplos de como funciona.


1 - Exemplo de Teste A/B por titulo


No titulo A vou enviar para 10% dos meus contatos o titulo:
Curso de Marketing Digital. Confira

Já no titulo B vou enviar para 10% dos contatos e o titulo será:
(nome do contato) Confira o Curso de Marketing Digital

Obs: Existem programas que te permite enviar a mensagem com o nome do seu contato, para isso basta você usar um código que será transformado no nome cadastrado.

Para esses testes eu posso testar a taxa de abertura ou de cliques. Vamos supor que nesse exemplo eu testei a taxa de abertura e que o resultado da amostra B obteve um melhor desempenho, assim os 80% dos contatos, que ainda não foram enviados, irão com o título: (nome do contato) Confira o Curso de MarketingDigital.

2 - Exemplo de Teste A/B por remetente


Outra possibilidade e a de testar o remetente do email. Vamos a um exemplo:

Suponhamos que quero testar qual remetente gera melhor retorno para minha campanha.

No teste A irei enviar para 15% dos meus contatos o email com meu nome: Ricardo Nazar.
No teste B enviarei para 15% com o nome da minha marca: Ciado Marketing

Suponhamos que o teste A tenha dado um melhor desempenho, assim os outros 70% serão enviados com o remetente Ricardo Nazar.

Nesse caso de remetente podemos ter diversas variáveis, pois pode-se ter marcas que estão “queimadas” com seus contatos, nesse caso provavelmente o teste com o melhor desempenho será o que não tem o nome da marca, ou pode acontecer o contrário, a empresa (marca) tem um nome forte e histórico de envios de conteúdos interessantes, nesse caso provavelmente teremos melhor desempenho com o nome da marca. Mas isso você só irá descobrir testando, testando e testando...

3 - Exemplo de Teste A/B por data e hora


A possibilidade de testarmos qual é o melhor dia e hora de enviar emails também é um fator que pode melhorar bastante nossas campanhas de email marketing, e podem variar muito de público para público, por isso o importante é testar. Vamos ao exemplo:

No teste A enviarei para 20% dos meus contatos o email as 7:00 na segunda feira
No B enviarei para 20% dos contatos o email as 15:00 da segunda feira.

Nesse exemplo conseguimos testar o melhor momento de enviar nossa campanha. Alguns fatores podem influenciar esse ponto, pois pode ser que seu público tenha o hábito de ler emails quando chegam no seu escritório pela manhã, as 8:00, nesse exemplo se seu email tiver chegado a caixa de entrada do seu lead por volta das 7:00 horas você sairá na frente, pois seu email será um dos primeiros na caixa de entrada, o que irá aumentar as chances de ser lido. Mas pode acontecer de seu público ter um perfil diferente, por isso teste, teste e teste e descubra qual é o melhor dia e horário para seus envios.

Cada teste poderá te dar uma informação. O assunto (titulo) poderá te dar a melhor taxa de abertura assim como o remetente. As datas indicarão qual é o melhor momento para se enviar as campanhas. Outra possibilidade é a de testar o conteúdo do email, o que nesse caso poderá testar qual é a melhor taxa de cliques, ou seja, qual é o conteúdo que chamou mais a atenção do seu público.

Programas de Email Marketing com Teste A/B


São vários programas que poderão te ajudar nesse porcesso de testes. Abaixo deixo a imagem de um que tenho utilizado. O Mail Chimp:


Assunto, remetente e data e horário do Teste A/B


ROI em Teste A/B


 Na primeira imagem tem-se a opção de escolher o assunto, remetente e data e horário de envio. No campo em vermelho e azul você pode escolher qual a amostra do teste para A e para B.

Na segunda imagem você pode decidir qual é a opção de teste você quer obter de clique ou taxa de abertura.

Resultados obtidos com Teste A/B


Abaixo deixo uma imagem de uma campanha de teste com os resultados obtidos em uma campanha para ilustrar:

Resultados em Teste A/B

Nesse exemplo de ilustração podemos ver que o grupo B obteve um melhor retorno em tudo. Mas esse foi apenas um exemplo para ilustrar, abaixo deixo os retornos que tenho tido de forma geral com cada uma das opções:

Titulo


Uma simples mudanças no titulo me deram bons retornos, percebi que se colocarmos o nome da pessoa no título e depois a mensagem a taxa de abertura dos emails é bem maior. os percentuais dos retornos variaram muito, mas de forma geral consegui ter melhoria nas campanhas.

Horário e datas 


No caso do público que trabalho os melhores dias para envio de emails são segunda e terça, mas isso poderá variar de público para público. Os horários também contam muito, pois se o seu email estiver nos primeiros da lista da pessoa a chance de ser aberto é maior, sendo assim cabe a você testar qual é o melhor momento para atingir o seu público na “hora certa”.

Remetente 


No caso dos testes que fiz quando o email foi enviado com o nome de uma pessoa tivemos um melhor resultado, mas isso também irá variar. Se sua empresa estiver com o nome “sujo” as pessoas não irão abrir os emails ou então se você começou há pouco tempo e como estava começando deu umas tropeçadas e se queimou, também poderá ter um menor retorno com o nome da sua empresa, mas se você oferece conteúdo de qualidade há algum tempo o email com o nome da sua empresa poderá apresentar um melhor retorno.

E você tem experiencia com Teste A/B? Deixe sua experiência nos comentários.

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