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Geração de Leads e Estrategia de Marketing Digital


Transformar trafego em lead e cliente


Para começar a trabalhar um potencial cliente qualquer empresa precisa ter o primeiro contato com e pessoa que tem interesse no seus produtos. Sendo assim mesmo você já tendo definido sua persona de forma muita clara, a pessoa física real, ainda não está em contato com seu negocio, de nenhuma forma a não ser da definição do nicho e características que você quer para essas pessoas.

A partir do momento em que essa pessoa demonstra interesse pela sua empresa ele é chamada de Lead em marketing Digital. Sendo assim Lead de forma resumida é esse potencial cliente que passou a ficar ao alcance da sua empresa por algum meio de entrada do seu negocio, podendo ser por diversas fomas. Esse artigo irá falar quais são as maneiras que você poderá usar para geração dos seus leads nas suas estrategias de marketing digital. São Elas:


Formulário de contato


Você poderá gerar leads através de formulários de contato, sendo por uma página especifica onde exige um esforço e um interesse anterior da sua persona para com seus produtos, mas com dúvidas ainda. Nesse caso a pessoa irá atras de um formulário no seu site para entrar em contato com seu negocio. Como exemplo da foto abaixo.

Outra possibilidade dentro dessa mesma ferramenta é você se aproximar da sua persona colocando um formulário de contato no meio de uma postagem, podendo dar uma isca para que essa pessoa deixe seu contato para você.


Formulário de contato em página especifica

Assinatura de Newsletter

O seu potencial cliente pode ter interesse em receber suas newsletter se achar vantagem nos conteúdos que é gerado no seu site/blog. Se suas estrategias de marketing digital incluem geração de conteúdo, e se não incluem, comece a pensar no assunto, tenha locais onde a pessoa que entrou no seu site e se interessou cadastre na para receber sua newsletter.

Você poderá colocar uma caixa para cadastro de email nas laterais do seu site, formulário de cadastro ao fim de uma postagem, pop-up, enfim aonde julgar interessante, lembrando que tudo pode mudar de acordo com seu interesse.

Para te ajudar a ter suas novas postagens enviadas automaticamente e também ter formulários prontos a ferramenta Feedburner é uma boa opção

Exemplo:
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Isca Digital


A isca digital é uma das técnicas de captação de leads mais usadas, pois tem bom retorno, e se você tiver uma ferramenta de automação, poderá gerenciar seus leads de acordo com as iscas que eles fazer acesso.

As iscas normalmente dão alguma coisa em troca do cadastro do seu potencial cliente alguns exemplos são:

  • Ebook gratuitos;
  • Infográficos;
  • Acesso a descontos (cupom de desconto); 
  • Aula gratuita;
  • Videos;
  • Acesso a download de teste de ferramentas ou com acesso limitado;
  • Pesquisas exclusivas sobre o setor de interesse da persona;
  • Demonstração do seu produto.


Chat


Chat também é uma forma de geração de leads, mas normalmente quem entra para conversar teve interesse pelo seu conteúdo, produto, serviço... por isso sempre leve informações que despertem interesse no seu público e que eles vejam que sua empresa e autoridade no assunto e que você (seu produto ou serviço) poderá resolver a dor dele.

Para facilitar a vida das pessoas pode ser feitas chamadas via pop-up em páginas especificas do seu site para despertar interesse da pessoa interagir via chat com você.

Landing Page


Uma boa página de destino é muito importante para o sucesso da sua conversão de tráfego para um lead. Nela você irá definir qual será a sua estratégia para converter essa pessoa que chegou até onde você planejou, podendo ser um formulario com uma Call to action, ou uma isca digital, um concurso cultural, sorteio, enfim a sua página tem que estar convidativa para que essa pessoa se aproxime da sua empresa. Para saber mais sobre landing page leia o artigo: A importância da Landing Page para as Campanhas no Marketing Digital

Lembrando que o objetivo desse lading page deverá ser de conversão de um simples trafego para um lead.

Pop-Up


O Pop-up é muito discutido sobre suas vantagens e desvantagens, pois muitos os julgam como chatos. E de fato se ele for usado de forma errada poderá se tornar muito mesmo. Mas o fato é que ele traz boas conversões.

São várias as formas de usar essa ferramenta e cabe a você a usar cada maneira segundo o objetivo traçado. Alguns exemplos são:

  • Configurar o pop-up para aparecer após algum tempo da pessoa estar navegando no site;
  • Mostrar o pop-up quando a pessoa estiver saindo do seu site, serve para tentar recuperar esse potencial cliente;
  • Abertura do pop-up quando a pessoa ja tiver lido tantos por cento da sua página. Nesse caso indica que ela está tendo interesse no seu conteúdo;
  • Abertura de pop-ups na parte inferior que se torna imperceptível e não atrapalha a navegação;
  • Abertura total do pop-up na tela. Nesse caso gera boas conversões, mas um certo incomodo para o navegante, então cuidado ao usar, tenha bem alinhado seu objetivo;
  • Banner no final de postagem que após um clique abre o pop-up.
Como podemos ver são muitas as formas de utilização de pop-ups e podendo ser cada uma delas
usadas em momentos doo.


Concurso e Sorteios

Promover concursos e sorteios são boas formas de captar leads para seu negócio, alem de fazer com que eles interajam com sua marca.

Os concursos poderão ser feitos com temas relacionados ao seu negócio e onde tenha interação social,  e o sorteio poderá ser com sorteios de produtos e/ou serviços da sua empresa

Quizz


Crie teste e quizz de perguntas e respostas criativos para que as pessoas tenham interesse em participar e compartilhar, você pode ligar o resultado a ser envido para o email da pessoa ou da na hora mesmo após conclusão do cadastro.


Cabe a você definir qual dessas é a melhor maneira de captar os leads para sua empresa, tudo dependerá da estrategia de marketing digital que você adotou.

O importante é você gerenciar esses leads após a captura para direcionar conteúdos específicos para cada tipo de lead.

Qual outra forma que você usa para geração de leads? Nos conte nos comentários.

Dicas importantes para sucesso na geração de leads


  • Você não pode esquecer que a partir do momento que esse lead começa a se relacionar com seu negocio não quer dizer que ele está pronto para comprar seu produto. A partir dai começa a jornada de nutrir esse lead, até mesmo porque eles podem ter vindos de diversos lugares e com diversos interesses. Essa é a hora de você começar entender mais aquela pessoa, existem ferramentas de automação de email que poderá te ajudar. Recomendo a ferramenta Leadlovers que poderá te ajudar a nutrir e qualificar seus leads e também a leitura do ebook gratuito de marketing de relacionamento e automação de marketing. Para baixar basta clicar na imagem e solicitar seu ebook ou no link acima:

  •  Ebook Marketing de relacionamento e automação de marketing

  • Não se pode esquecer que a ideia é transformar o tráfego para seu ambiente online (exemplo: blog) em leads, mas para isso tem que atrair e chamar a atenção do seu público. Pense como se fosse uma loja física que várias pessoas passam na porta, mas só entraram para consumir alguma coisa se tiver uma boa vitrine convidando a pessoa a entrar para esse fim;
  • Um ponto a ser pensado é que quanto menos informação você solicitar, maior será a taxa de conversão, e quanto mais dados pedir menor a conversão, mas melhor será a qualidade dos leads, tudo dependerá da sua estrategia;
  • Ter uma boa call to action;
  • O conteúdo tem que ser objetivo e claro para o tráfego não abandonar antes de virar um lead;
  • O design tem que ser simples e responsivo para as técnicas darem certo;
  • As chamadas devem estar acima da dobra, a pessoa não podem ter que fazer rolagem na página para se tornar um lead da empresa;
  • Usar o teste A/B para ver qual estratégia teve melhor desempenho. As vezes uma simples modificação do local onde está o botão da ação em uma landing page ou até mesmo a forma como foi escrita a chamada para ação (CTA) poderá dar melhor desempenho. O teste A/B te proporciona;
  • No momento que ver que seu lead está preparado para comprar, acione a equipe de telemarketing ou de venda, se tiver, para ligar e tentar vender;
  • Não esqueça de medir todas ações que vier a realizar;

Fonte da imagem: https://geracaodeconteudo.com.br/geracao-de-leads/


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