Saiba onde e como sua empresa deve estar nas Mídias Sociais em 7 passos

Sua empresa nas Mídias Sociais

Muito se tem falado de empresas com boa presença nas redes sociais, com boas ações, campanhas interessantes, interação constante com o público, geração de conteúdo de qualidade e de diversas outras formas. É comum se ver cada vez mais empresas com novidades nas mídias sociais que chamam a atenção pela criatividade e interatividade das campanhas e que, com certeza, com isso têm obtido bons resultados.

São vários os casos de empresas de “sucesso” dentro das Mídias Sociais, independente do seu tamanho, sendo elas grandes ou pequenas. Os motivos que diferenciam os bem sucedidos dos que não são bem sucedidos são vários, por isso, é importante observar que alguns aspectos são essenciais para o seu negócio ter vantagens nesse ambiente. É de suma importância saber como e onde sua empresa deve estar. Abaixo, 7 passos para seu melhor desempenho:

  • É  importante fazer, primeiramente, o planejamento das suas ações online. Para isso, faça uma pesquisa para verificar onde está o público do seu negócio, seus concorrentes, seus funcionários, enfim, todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a sua empresa. O artigo 11 Ferramentas para Ajudar seus Negócios no Twitter fala sobre algumas ferramentas que poderão te ajudar nesse trabalho se você optar por usar o twitter nas ações da sua empresa;
  • Você deve ter em mente que só estar presente em uma mídia não te fará uma "empresa digital" e muito menos poderá contar como estratégia de marketing on-line da sua empresa. Evite estar em todos os lugares só por estar, de nada adianta estar presente somente com a criação de um perfil, mas, sem ações;
  • É importante otimizar os esforços para não tentar fazer tudo e não fazer nada ao mesmo tempo, um bom exemplo disso é quando uma empresa quer estar presente em várias redes sociais, mas, nem consegue gerenciar sua conta no twitter. Assim, escolha os "locais" (Redes Sociais) onde sua empresa vai estar, mas, lembre-se, não adianta estar onde seu público não está, pois o esforço será em vão;
  • Ofereça informações e promoções por meio das mídias, mas lembre-se que esse não é o foco principal de estar em uma mídia social (para saber mais sobre o foco principal da presença nas mídias sociais leia o artigo “As Redes Sociais Vendem?”), realize concursos culturais e, o principal, interaja com seu público. Assim você trabalhará de forma ativa nesse ambiente. Para realizar sorteios no twitter veja o artigo 2 maneiras de fazer sorteio pelo Twitter!;
  • Utilize as mídias para fazer enquetes e pesquisas online, desfrute ao máximo desse ambiente, mas, lembre-se, tenha moderação e seja criativo ao abordar seu público. Para saber mais sobre esse assunto leia os artigos:
  • Monitore suas ações. Acompanhe suas ações e veja o retorno que elas estão dando e sempre que notar algo ineficiente mude-o, e aprimore e conheça o que o seu público gosta;
  • Monitore sua marca. Esse é um ponto onde você não escolhe estar, pois as pessoas podem falar de sua empresa você querendo ou não, bem ou mal, isso vai depender de você, por isso é de suma importância fazer o monitoramento da sua marca nas mídias sociais. O artigo “Monitoramento da sua Empresa nas Mídias Sociais” irá te explicar como fazer esse monitoramento.

Seguido todos esses passos você estará pronto para analisar onde você vai direcionar seus esforços e adequar sua estrutura interna para iniciar as ações. Caso decida fazer ações, por exemplo, no twitter, facebook, orkut e youtube, crie a estratégia de como vai chegar ao seu público, sempre lembrando que trabalhar nesse ambiente é uma ação contínua e a longo prazo e não apenas criar um perfil, dar umas twitadas, enviar um vídeo para o youtube ou deixar um scrapt no Orkut. Você tem que desenvolver ações que despertem o interesse do cliente continuamente, afinal, o que importa nas mídias sociais é o relacionamento e não a presença "física", ou melhor, virtual.

Fonte da imagem: http://findwally.co.uk

Etapas a se percorrer em uma campanha de e-mail marketing

campanha e-mail marketing

No post passado falamos sobre os tipos de campanhas de e-mail marketing. Agora falaremos do que é necessário se atentar nas ações de e-mail marketing é que para a pessoa executar a ação que você deseja ela terá que percorrer algumas etapas, são elas:

Primeira etapa – O título, datas e horário do envio dos e-mails: A pessoa tem que abrir o e-mail, ou seja você tem que despertar o interesse dela para ler a sua mensagem, nesse caso pense bem em um título chamativo e que instigue  para a leitura da mensagem, mas cuidado com algumas palavras para seu e-mail não ser considerado um spam, evite usar palavras como gratuito, promoção, ganhe...., enfim, palavras que deem essa conotação.  Algumas dicas para se ter sucesso nessa fase são:

  • Como não se tem um padrão de qual é a melhor hora ou o melhor dia para essa ação, podendo variar muito de negócio para negócio, o recomendado é que você faça testes, enviando e-mails em diversas datas e horas, até se chegar na melhor opção. O importante nesse momento é que sua mensagem esteja entre as primeiras no e-mail da outra parte aumentando, assim, a chance de ser lida;
  • Faça títulos curtos e diretos e que chamem a atenção de quem o está lendo.

Segunda etapa – A mensagem: A sua mensagem tem que ser interessante para que quem está do outro lado tenha interesse em clicar no e-mail e ser direcionado para seu site ou para o local onde você quer continuar o relacionamento com ele. Nesse ponto não se esqueça que do outro lado está uma pessoa e não uma máquina, então envie uma mensagem com pessoalidade e faça como se aquele e-mail fosse feito para quem o está lendo. Como podem ter pessoas que não estão interessadas em seus e-mails deixe de forma clara como poderá descadastrar-se da sua mailing (opt-out). Segue algumas dicas para essa etapa:

  • Não use imagens em anexo;
  • Deixe uma chamada para o que você quer que o cliente faça como: compre, conheça...;
  • Dê preferência as mensagens por html, e faça cortes na imagem para facilitar  o carregamento;
  • Crie e-mails de teste no gmail, yahoo, hotmail... lembre-se que nem todos usam o mesmo e-mail, e uma mensagem pode perder a formatação em um e-mail mas no outro não;
  • No corpo do e-mail dê espaço entre um parágrafo e outro deixando o e-mail mais agradável de ser lido.

Terceira etapa – Landing page: Estamos perto de alcançar o objetivo proposto, agora é a hora em que a pessoa leu, gostou e clicou no seu e-mail, logo foi levada para o ambiente, que, você no início da campanha queria que ela estivesse. Agora é a hora que você irá ou não ter a conversão desejada, seja ele qual for, então, por favor cuide bem da sua landing  page para que sua campanha de e-mail marketing não seja um fracasso na última hora. Algumas dicas para essa etapa:

  • Recomendo a leitura do artigo "A Importância da Landing Page para as Campanhas no Marketing Digital"  para sua campanha não ser um fracasso na última hora;
  • Integre suas ações de e-mail marketing com seu Site/blog ou Hotsite;
  • Deixe claro o que você quer ofertar àquele visitante, não me refiro apenas a produtos e serviços, mas, sim, ao objetivo proposto;
Antes de percorrermos essas etapas temos uma que é muito importante, que poderíamos chamar de etapa 0, é o opt-in, que é a aceitação da pessoa a receber os e-mails da sua empresa, nela você deverá deixar claro sua intenção, periodicidade de envios, que tipo de mensagem você irá enviar, se você enviar mensagens de terceiros deixe a opção para a pessoa escolher se quer ou não receber e-mails de outras empresa parceiras da sua.

Após essas etapas temos mais uma que não está diretamente relacionado ao nosso público e sim a sua empresa, que é a mensuração dos resultados da campanha. As ações de e-mail marketing podem ser acompanhadas por um Web analytics (Ex: Google Analytics), assim você poderá analisar sua campanha e fazer melhorias nas próximas.

Outras Observações importantes:

  • Não compre mailing, crie a sua;
  • Não compartilhe ou venda sua lista a não ser que no opt-in você peça permissão para enviar novidades de parceiros e que essa seja aceita pelo subscritor.

Tipos de Campanhas de E-mail marketing

Cada campanha de e-mail marketing tem sua característica, sendo separados em três tipos: Newsletter, Mala direta digital e Pesquisa.

Campanhas de E-mail Marketing

O e-mail marketing é usado como um canal importante no relacionamento e comunicação de uma empresa com o seu público (cliente e possíveis clientes), sendo uma ferramenta do marketing direto muito importante para o sucesso do seu negócio, quando bem usada.

Existem três tipos de campanhas de e-mail marketing, sendo que cada um pode variar segundo a criatividade de quem a conceber, são elas:

Newsletter ou Boletim informativo

É uma forma da empresa se comunicar com seu público por informativos sobre assuntos ligados ao seu negócio, podendo ser com notícias, artigos, vídeos ou até mesmo dicas sobre o uso de seus produtos, nesse caso quando tratamos de alguns tipos de negócios essas dicas têm mais relevância, como por exemplo, uma empresa de desenvolvimento de softwares que envia para seus clientes dicas para o melhor uso do sistema.

Enfim, a newsletter ajuda você a fazer com que as pessoas da sua mailing tenha mais interesse em continuar recebendo seus e-mails, pois você está prestando um serviço gratuito a ele.




Mala direta digital

Nada mais é do que a mala direta tradicional, porém, em formato digital, que se assemelha à forma convencional, mas se difere muito quanto ao modo que é disponibilizada, à maneira como é a abordagem e à mensuração dos resultados.

A mala direta digital é caracterizada pela mensagem enviada para sua maling com foco totalmente comercial, seja para a venda dos produtos/serviços da sua empresa ou das promoções que você está fazendo, essas podem ter o foco em venda direta ou indireta como, por exemplo, por meio de um concurso cultural.


São várias as formas que uma empresa pode realizar uma pesquisa, mas as online têm um baixo custo e proporcionam um bom retorno, assim, o e-mail é uma boa possibilidade de você buscar informações de seu público através de uma pesquisa. Ela pode ser feita para diversos fins, e tenho tido bons resultados com essa ação na concepção e desenvolvimento de novos produtos.

Cada uma das campanhas de e-mail marketing tem sua característica e objetivo, mas uma mistura de uma forma com a outra pode trazer bons resultados.

Estou sempre testando formas de ter um melhor retorno nas campanhas de e-mail marketing e uma estratégia que tenho usado e com resultado favorável é a de conciliar uma newsletter com a mala direta digital, ou seja, enviar uma newsletter e discretamente colocar um foco comercial na mensagem, mas, cuidado, temos que nos atentarmos para não fugirmos do objetivo central que é o de informar, e quando for fazer dessa maneira deixe a parte da divulgação como sendo “coadjuvante na história”.

No próximo artigo iremos falar sobre as etapas que uma pessoa tem que percorrer para executar a ação proposta por uma campanha de e-mail marketing.

    Planejamento, ação e controle nas campanhas de Link Patrocinado

    Uma campanha bem estruturada nos links patrocinados devem passar pelos seguintes caminhos: Planejamento, execução (ação) e controle para se explorar ao máximo o investimento feito.

    No artigo Link Patrocinado X Busca Orgânica - Em qual optar? falamos o que é link patrocinado e quais as vantagens de usar essa ferramenta. Essa é uma ótima forma de aumentar a visibilidade de sua empresa e, consequentemente, suas vendas, mas você já pode ter ouvido alguém (amigo empresário ou colega de classe...) falar que já usou esse recurso, porém, que o investimento não compensou o retorno. É verdade, isso pode acontecer, então minha pergunta é: Será que as campanhas foram feitas seguindo os princípios básicos para o sucesso, ou, ainda, será que a pessoa que não gostou do retorno dos anúncios fez a análise correta dos resultados obtidos nas campanhas, ou foi apenas um palpite?

    Para que você obtenha bons resultados em uma campanha nos links patrocinados você deverá, assim como em qualquer outra campanha, passar por três etapas fundamentais que ditarão seu sucesso nessa “empreitada”, são elas: Planejamento, execução (ação) e controle. 

    Planejamento, o início de tudo...    

    Antes de querer ver seus anúncios na primeira página e no topo do Google, Yahoo ou qualquer outro buscador (pagando), você terá que começar do começo. Redundância né? Mas é isso mesmo, antes de iniciar sua campanha você deverá fazer um bom planejamento para não desperdiçar dinheiro e o que é principal para atingir o público desejado, no lugar desejado e com a mensagem adequada.

    O que mais interessa em uma campanha de link patrocinado, direta ou indiretamente, é o retorno que ela nos dará, assim, foque nas conversões, definindo, primeiramente, qual é o seu objetivo com essa ação:

    - Vender seus produtos?
    - Fazer com que o visitante solicite um orçamento do serviço que você oferece? 
    - Aumentar o número de assinantes da sua Newsletter ou aumentar a sua mailing para futuras ações de e-mail marketing?
    - Ou o seu interesse será que a pessoa  que clicou em seu anúncio faça o download de algum demo do seu produto?




    Enfim,  você deverá ter isso definido claramente para criação da sua campanha.

    Depois de definido seu objetivo é hora de conhecer o seu público, ver suas características: idade, sexo, profissão, ou seja, informações para te auxiliar na criação de anúncios que despertem o interesse dessas pessoas e transforme esse clique em uma conversão.

    Também é importante conhecer a forma que o nicho do mercado que você quer atingir se comporta nos buscadores e nos sites/blogs parceiros (Rede Display ou Rede de conteúdo) das empresas que oferecem serviços de Links patrocinados. Para fazer essa análise você poderá usar o Google insights para pesquisas , ele te ajudará a comparar algumas palavras e mostrará o comportamento das pessoas que buscam pela palavra pesquisada no período. Você poderá notar que algumas palavras têm picos em determinados períodos seja por datas comemorativas, acontecidos ou qualquer outro evento que estimule as pessoas a procurarem pelo tema.

    Ótimo! Traçamos o perfil do nosso público e já estamos com o objetivo definido, agora é uma boa hora para conhecermos o trabalho feito pelos nossos concorrentes nos links patrocinados, ver as palavras que eles utilizam, seus anúncios, canais onde são veiculados seus anúncios (rede de conteúdo)... Para isso nós devemos fazer uma pesquisa online sobre essa concorrência, para sabermos mais como fazer essa pesquisa veja nossos três artigos sobre o tema:


    A partir daí nós já temos bastante informação, agora é hora de definirmos quais os meios que iremos usar: Rede de pesquisa e/ou Rede de conteúdo.

    Rede de pesquisa: São os anúncios que aparecem nos buscadores, de forma textual, quando digitado uma palavra chave.

    Rede de conteúdo: São os sites, blogs e portais parceiros das empresas que disponibilizam esse tipo de serviço de publicidade (Google Adwords, Yahoo Search Marketing...)  um exemplo de site da rede de conteúdo é o Orkut.

    links patrocinados no orkut


    Vamos supor que definimos as duas opções, então, temos que fazer a análise das palavras chave que usaremos em nossa campanha e em quais sites iremos divulgá-las .

    Para definição das palavras chave a ferramenta do Google irá te ajudar, além da própria página inicial dos buscadores, que, ao começar digitar uma palavra ele te dá várias sugestões.

    links patrocinados Google
    Já na rede de conteúdo você poderá fazer a pesquisa sobre os sites no próprio Google Adwords, pois é disponibilizada uma seção, que, ao clicarmos em um tema ou digitarmos uma palavra chave a ferramenta apresenta opções de sites parceiros da empresa e que está ligado àquele tema.

    Pronto para começar, então: Ação...        

    Com tudo bem organizado e com as campanhas montadas agora é colocar as campanhas no ar. Alguns pontos importantes terão que ser analisados para um maior sucesso e um melhor desempenho dos anúncios, como o assunto merece uma atenção especial irei, no próximo artigo, dar dicas para a otimização da sua campanha.

    E como vão os resultados (ROI) da sua Campanha? Controle!

    Ok, com a campanha no ar agora é a hora de controlar e ver quais são as palavras que estão dando um bom retorno e as que não estão valendo à pena o investimento. Da mesma forma na rede de conteúdo, o Google Adwords permite que você gerencie cada site separadamente, podendo dar lances diferenciados para cada um deles.

    Para fazer o controle você poderá usar o Google Analitycs, ferramenta gratuita do Google, que monitora tudo que acontece em seu site. 

    Seguindo as etapas de planejamento, execução e controle as suas campanhas nos links patrocinados terão boas chances de te dar um retorno favorável e assim você verá o quanto vale a pena investir nessas ferramentas.

    Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

    O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...