As melhores Ferramentas de Gerenciamento para a sua Startup

Ferramentas para startup


No mercado hoje, há inúmeras ferramentas que auxiliam o serviço da sua startup ajudando a maximizar o seu tempo e, assim, elevando o lucro da sua empresa. Se para organizar sua rotina, é melhor usar um caderno ou uma planilha do Google Docs, é o que importa. Aquele equipamento que você se adaptar melhor é o mais útil. Porém, no momento em que seu empreendimento começa a crescer, algumas ferramentas e serviços podem aperfeiçoar sua produtividade gerando melhores resultados.

Portanto, para ficar mais simples de identificar esses instrumentos, confira alternativas de serviços para sua startup a fim de auxiliá-lo a maximizar sua produção e seu gerenciamento. Além disso, ajudará a estruturar seu marketing fazendo com que seu produto decole nas vendas, alcançando assim mais clientes.

A intenção desse artigo é exibir ferramentas que complementam o serviço em todas as áreas da sua startup a fim de estruturar seu novo empreendimento, elevar sua receita e maximizar seu tempo de produção.

Ferramentas de Marketing Digital para sua Startup

Ferramentas de Marketing Digital para Startup


Atualmente, o marketing digital está dominando o mercado brasileiro. E, vários profissionais exercem o marketing de conteúdo como estratégia de vendas. Não importa a forma como sua startup produz o conteúdo, o essencial é usar ferramentas fundamentais para o gerenciamento e produção do mesmo.

Criar um funil de vendas e geração de leads


O RD Station, Convertkit, HubspotMautic  são os melhores equipamentos para essa finalidade. Se você ainda é iniciante em marketing de conteúdo, não recomendo o RD Station ou o Convertkit, mas caso tenha um nível mais avançado e tiver um dinheirinho para gastar, o Hubspot é uma boa opção.

Automação de marketing


O Autopilot e o Active Campagin são os melhores. 
Caso tenha interesse em saber mais sobre Automação de Marketing deixo um ebook gratuito para você baixar, basta clicar na imagem abaixo:
 Automação de Marketing

Email Marketing e Newsletter


Uma ferramenta muito boa é o Mailchimp que armazena e-mails e envia newsletters. Porém, se você não tiver muita grana para adquirir esse programa, o Mailerlite ou o  Sendgrid são ótimos, realizam a mesma função que o Mailchimp e custam menos.


Produção e Geração de Conteúdo


Ferramentas para Geração de Conteudo


Atualmente, o WordPress é o melhor programa de blog, sendo um CMS -  Content Management System -. Mais um benefício dessa ferramenta, é que ela também realiza todas as funções citadas acima, integrando com as respectivas ferramentas referidas. Entretanto, o ponto negativo é que o WordPress é um pouco caro.

Caso seu foco é em produção de conteúdo, é importante saber que existem outros equipamentos tão bons quanto o WordPress. Por exemplo, a Google Trends, SEMRush, MOZ, dentre outros.

Todos esses programas lhe auxiliarão a escolher a palavra chave que tenha mais acesso, volume no google a fim de que seu post seja rankeado no topo das primeiras páginas, para quando um usuário realizar buscas, sua startup seja uma das primeiras visualizadas.  Logo, sua startup terá maior alcance orgânico, gerando maior quantidade de leads.

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos para Startup

Ferramentas para Gerenciamento de Projetos


Há inúmeras ferramentas, mas o importante é filtrar as mais qualificadas no mercado. O Trello é uma das melhores. Com ele é possível seguir a lógica do Kanban/Scrum em todas as áreas do seu empreendimento.

O Asana e o Wunderlist são ferramentas bem parecidas com a citada acima. Porém, elas estão voltadas mais para uma “lista de tarefas”. Seguindo essa linha, se tem a Runrun.it e a Pipefy.

Agora a ferramenta mais nova no mercado, porém voltada para a comunicação interna dos membros, é o Slack. Em relação ao controle de código, se tem a Github e a Bitbucket. Tecnicamente unindo a comunicação interna da sua empresa e o controle de código, há o Jira, que é pago.

Ferramentas de Gerenciamento de vendas para a sua startup

Caso você tenha uma equipe de vendas, é essencial monitorar os processos. As duas ferramentas que são mais utilizadas pelas startups são o Pipedrive e a Hubspot CRM que são pagas.

Agora para realizar as ligações para os clientes, há o Aircall. E, para ter uma ligação com mais qualidade, é importante ter o USB Lifechat LX-3000 da Microsoft.

Como é imprescindível ter um contrato para a venda de produtos, sugiro a ferramenta Clicksign para assinaturas digitais.

Ferramentas de suporte ao cliente

Ferramentas de Suporte ao Cliente


O termo Sucesso do cliente (Customer Success) era usado antigamente como o relacionamento pós-venda entre a empresa e o comprador. Acompanhando essa modificação, surgiram igualmente várias ferramentas para auxiliar a equipe de venda nesse processo. A mais conhecida é o Zendesk.

Dessas, temos o Zopim, hoje comprado pelo Zendesk, o Intercom, que talvez seja a melhor de todas as ferramentas (tem essa parte de atendimento, envio de e-mails e uma série de outras coisas fantásticas, porém o preço é pra lá de salgado) e o Help Scout, que também funciona com abertura de tickets, central de informações do seu produto e etc.

Voltando um pouco na área específica do Zopim, também temos o Olark. Além destes dois, tem crescido os sites que oferecem atendimento por chat via Messenger, do Facebook. Todos da mesma maneira. Com um Widget no canto inferior da sua tela.

Saindo um pouco desse meio mais “óbvio”, temos a Tracksale, um medidor de NPS (Satisfação do cliente). Para quem possui uma startup um pouco maior e com um volume alto de clientes, pode ser uma boa opção também.

Ferramentas para Gestão financeira da sua startup

Ferramenta para gestão Financeira da Startup


Você pode até ganhar dinheiro por um tempo usando Excel. Mas você se verá, logo logo, obrigado a ter um melhor controle de gestão para, assim, otimizar seu tempo. Para isso, você tem algumas opções, como ContaAzul, Organizze, ZeroPaper, Omie e TagPlus, por exemplo.

No Brasil é necessário fazer contabilidade. Valorize isso desde o começo da sua startup ou em qualquer negócio. Quanto mais organizado você for, melhor será seu controle, para receber investimentos e não ser roubado. Por isso, você pode buscar os serviços da Contabilizei ou Syhus, que possuem atendimento especial para startups.

Falei do Clicksign logo antes, em vendas, mas não custa relembrar aqui. Para diminuir a burocracia da assinatura de contratos, essa é uma ótima solução para assinatura de contratos de forma digital. 

Eu gosto muito do Organizze. Talvez eles possam ajudar com alguns conteúdos iniciais para você ir se familiarizando com as complexidades necessárias para tocar um negócio aqui no Brasil. 

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Esse Artigo é um guest post feito pela Luísa Rosa da Benvenuto, em parceria com Cia do Marketing


Web Analytics: Três Ferramentas para Otimizar suas Conversões


A otimização de uma página da web não pode ser medida apenas pelo tempo que leva para carregar ou pela adaptação do site a diferentes plataformas. Também pode ser analisada graças ao número de conversões que gera. Afinal, de que adianta ter um site com um ótimo design se não atingir os objetivos para os quais foi criado? 
A primeira etapa depois de criar uma página da Web é definir claramente os objetivos que ela persegue. Alguns, dedicados ao comércio eletrônico, buscam a venda de produtos e serviços. Outros, orientados para a informação, procuram visitas e mantêm os seus leitores o maior tempo possível. 

Independentemente do objetivo desejado, o próximo passo é identificar a métrica capaz de medir esses objetivos corretamente, a fim de melhorar as conversões de um site.

Ferramentas de Web Analytics

O que são os KPIs?


KPIs, Key Performance Indicator, isto é, Indicador-chave de Performance são fatores chave de desempenho de um site. Ou seja, se o objetivo de nossa loja de roupas for vender uma certa quantidade de produtos, alguns KPIs adequados para medição seriam os seguintes: o número de pedidos, o valor médio do pedido ou a receita por visita.
Esses números indicativos irão se tornar a melhor maneira de compreender e enxergar se os resultados obtidos estão de acordo com as metas estabelecidas na estratégia de marketing digital da empresa. 
Os KPIs podem ser estudados por métodos analíticos como o Google Analytics, mas para dominar as estatísticas e informações geradas é aconselhável para fazer um curso de web analytics para melhorar estes aspectos.

KPI é a mesma coisa que métrica? 


Entendemos por métrica um dado que reflete um comportamento específico do usuário em sua forma bruta. É uma ação a ser medida. Ex.: visitas de um site ou taxa de rejeição. 
KPI’s não são métricas, mas uma métrica pode contribuir para se tornar um indicador-chave de performance. KPI é o reflexo de um desempenho de um dado através de uma meta de conversão. Ex.: Tempo da visita de um site ou taxa de conversão em venda.
A métricas são nativas de ferramentas de análise, enquanto os KPI’s são definidos pelos gestores de marketing digital. 

Como posso otimizar as conversões no meu site?


Existem diferentes ferramentas no mercado para melhorar as conversões do nosso site. Um deles é chamado de Teste A / B.

Otimização por Teste A/B

    • O objetivo da ferramenta Teste A / B é para comparar a eficácia de duas ou mais versões de uma página web para o qual dos usuários os desenhos s interagiram mais. Ao contrário do que foi feito anos atrás, quando o design de uma web foi alterado periodicamente por um longo tempo e, em seguida, estudar as conversões geradas por cada opção, agora é feito simultaneamente. Ou seja, diferentes versões da mesma página da web são enviadas a diferentes usuários para estudar o número de conversões geradas cada um. O último passo é escolher aquele com os melhores resultados. Uma ferramenta distinta neste setor é A / B Tasty.

Ferramenta Blueknow

    • Outra ferramenta eficaz é Blueknow. Ao contrário do anterior, ele não analisa a opção mais eficaz entre todas as propostas, mas otimiza diretamente a experiência de compra do usuário. Alguns aspectos que melhoram, por exemplo, estão relacionados à melhoria da busca de produtos na página de compra. A opção de preenchimento automático ou a introdução de pesquisas relacionadas de acordo com as preferências mostradas anteriormente pelo cliente são algumas opções.

Otimização pelo Olapic

    • Por fim, a ferramenta Olapic é apresentada como outra opção para otimizar as conversões. Desta vez, por outro lado, Olapic utiliza os consumidores de uma marca para gerar confiança no restante dos possíveis compradores. O método dessa ferramenta é baseado em redes sociais. Quando os clientes de uma marca fazem upload de fotos ou conteúdo relacionado às redes sociais, o Olapic os seleciona e oferece a opção de filtrá-los. Depois de filtradas, essas imagens podem ser usadas pelo vendedor em seu site, bem como nas diferentes redes sociais corporativas.

Formas de otimizar conversões são muitas e todas são eficazes. Mas acima de tudo, é importante saber como medir corretamente os resultados. Para fazer isso, você deve buscar informações e se aprofundar nesse assunto de web analytics para que o retorno das suas ações sejam bem direcionadas. Melhorar as conversões nunca foi tão fácil.

Esse artigo é um guest post e foi enviado pelo Arthur da empresa Iebschool para o site Cia do Marketing

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