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terça-feira, 19 de abril de 2011

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS



Nos dois últimos artigos falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.



Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com custo fixo mensal para divulgação, o que é mais usado em sites que vendem espaços publicitários por si só. A forma como você irá ser remunerado ou como deverá investir será muito importante para as estratégias do seu negócio, mas, afinal, quais são e o que significam essas siglas? Então vamos lá.

CPA (Custo por Ação): Essa é uma forma de investimento onde só se paga quando alguém consome o anúncio, ou seja, o visitante deverá clicar no anúncio que o levará para o ambiente (site, hotsite...) do anunciante e, ainda, concluir a ação que foi estipulada como, por exemplo, quando a pessoa que clicou assina a newsletter ou faz um cadastro no site do contratante. Já o site/blog que veicula esse anúncio só ganhará quando a pessoa que clicou no anúncio, no seu site, concluir determinada ação.

O CPA é como se fosse uma comissão paga por uma empresa pelo retorno que aquele anúncio lhe dá (não necessariamente financeiro).


Exemplo:


Mercado Sócios, do Mercado Livre – O dono do site (meio de veiculação) onde está o anúncio só ganha quando ocorre um clique na publicidade e finaliza a ação desejada pelo mercado livre.


Mercado socios


  
CPC (Custo por clique): O CPC é um método onde o anunciante paga quando seu anúncio recebe um clique e o site que veicula a publicidade online ganha quando uma pessoa que visita seu site clica nos anúncios. Dessa forma, o anunciante só irá pagar quando alguém clicar em seus anúncios. Essa é uma boa forma para testar suas campanhas quando for iniciar seus trabalhos com empresas que você ainda não conhece a sua eficiência.


Resumindo, você só paga quando clicam no seu anúncio, o que pode ser bom, pois, se alguém clicou é porque se interessou na sua publicidade, mas por outro lado, você pode ter cliques forçados e feitos de má fé, que seja pelos concorrentes ou, até mesmo, pelo dono do site/blog que força um clique para ganhar mais.

Exemplos:

Google Adwords: Para os anunciantes o Google conta com o Adwords, forma de link patrocinado, que poderá ser por CPC ou CPM. Para esse tipo de anúncio sua empresa pode optar pelas campanhas na rede de conteúdo (rede display) ou pela busca no Google. Para saber mais veja o artigo Link Patrocinado X Busca Orgânica - Em qual optar?


Google Adwords



Google Adsense: Para os sites e blogs o sistema usado é o Adsense onde o dono do site poderá gerenciar os anúncios que irão circular no seu site e receber pelo seu desempenho.

Hotwords: é um programa de publicidade onde você ganha pelos cliques recebidos nos anúncios que aparecem quando passamos o mouse sobre as palavras que são patrocinadas. Veja imagem abaixo:


Hotwords



CPM (Custo por mil): Com o CPM os anunciantes irão pagar sempre que seu banner for visualizado por mil vezes, ou seja, a cada mil impressões (aparições) do seu anúncio ele pagará um valor X contratado.

Exemplos:

Google adwords: Que dá a possibilidade do anunciante escolher se vai pagar por clique ou por mil impressões. O Adwords não tem valor estipulado pelas mil impressões tudo é feito por meio de leilão, mas, o mínimo que a empresa deverá pagar será R$ 0,50 para cada mil visualizações.

Boo-box: Também oferece outras formas de parceria e os valores podem variar devido a negociação feita e contratada.

CPD (Custo por download): O pagamento é por download feito.


CPD (custo por dia): Taxa fixa por um dia de anúncio independente do número de visitas paga-se uma taxa fixa.


Exemplo:


Youtube: Os anúncios na home do youtube são feitos por custo diário. O anunciante paga um valor para aparecer na home por um dia.


Youtube


CPL (Custo por Lead): Método muito utilizado pelos programas de afiliados onde é preciso ocorrer um conversão proposta para que aconteça o pagamento. Um exemplo disso pode ser quando uma pessoa faz um cadastro no site anunciante, ou assina sua newsletter, enfim, quando um visitante passa a se tornar um potencial cliente para a empresa que anunciou.

Exemplos:

- Netafiliation: Nesse programa de afiliados existem várias campanhas que são remuneradas dessa forma.
- Mercado livre.
- Programa de afiliados de sites de relacionamento.

Custo por Tweet: A empresa contrata um intermediário que envia tweets para twitters cadastrados em seu programa de afiliados. O anunciante escolhe as frases com as hastags e url que serão enviadas e paga por cada tweet enviado. O dono do perfil ganha sempre que um anúncio é divulgado entre seus seguidores.

Exemplo:

Boo-box: A pessoa cadastrada como Publisher nesse site poderá escolher seu perfil no twitter e ganhar dinheiro com os tweets patrociandos.


Boo-Box



CPS (Custo por venda): O CPS é parecido com o CPA, a diferença é que ao invés da pessoa ter que apenas assinar uma newsletter ou fazer um cadastro, por exemplo, ela precisa efetuar uma compra a partir do clique dado. Finalizada a venda na loja da empresa que está divulgando com essa forma de pagamento tem-se o custo da publicidade. Como se fosse uma comissão para o site que direcionou aquele cliente.

Exemplo:

Cursos 24 Horas - O dono de um blog ou site anuncia a empresa e quando aquele clique gera uma venda o blog ganha uma comissão sobre aquela compra.

10 comentários:

  1. Brevemente lançaremos um site no mercado nacional. Nosso desafio hoje é encontrar quais os meios mais viáveis de cobrança para anúncio em nosso site. Porém, nossa proposta inicial seria fazer um planejamento de uma tabela de preços para os vários tipos de cobrança como CPM, CPA, CPC e etc. e oferecer ao anunciante uma flexibilidade maior.

    Não posso deixar de comentar que essas definições e com os exemplos expostos foram as mais claras que encontrei disponível na internet.
    Obrigado pela clareza!

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  2. Olá Gerson!

    Muito obrigado e sucesso nos negócios.

    Abraços
    Ricardo

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  3. A paz do Senhor, gostei do artigo foi muito bem explicado, tirou as dúvidas que eu tinha. Nem sabia que tinha afiliados para o twitter rsrs. Que Deus abençoe seu trabalho e familia. Abraços

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  4. Muito interessante!

    Está sendo de muita valia suas dicas!

    Abração!

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  5. VALEU PELAS INFORMAÇÕES, ENTENDI CLARAMENTE.
    SE VOCÊ PODER POSTAR SOBRE BOM SITE QUE GERAM ACESSO SEM TER QUE PAGAR MUITO EU AGRADEÇO.

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  6. Perfeita redação e explicação sobre o tema. Valeu!

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  7. Amigo como suas propaganda do canto direito mudam? rs

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