Etapas e Tipos de Publicidade Online para o seu Negócio

Publicidade online


Quando uma empresa divulga um produto ou a sua marca pela internet, ela percorre algumas etapas até o anúncio ser veiculado na web. Este processo envolve várias pessoas e/ou empresas. Nesse artigo irei falar das etapas que uma empresa deve percorrer para fazer uma boa publicidade online, e no próximo mostrarei as pessoas envolvidas nesse processo.

Etapas da publicidade online

Para fazer a publicidade online da sua empresa você terá, que:
  • Fazer uma pesquisa online para verificar quais são os locais (sites, blogs, portais...) onde seus anúncios deverão ser veiculados;
  • Integrar suas ações online com as offline e/ou com as outras ações da empresa;
  • Fazer seu plano de mídia online, que deverá fazer parte do plano de marketing da sua empresa;
  • Após analisado todos possíveis fornecedores do serviço e definido a forma de atuação da sua empresa é hora de entrar em contato com as empresas para negociar a contratação do serviço e verificar qual é o mais adequado para o orçamento da sua empresa;
  • Iniciada a veiculação dos seus anúncios é o momento de fazer o monitoramento das ações da sua empresa e verificar qual é o meio que te proporciona melhores resultados, para, então, centrar maiores esforços nesses canais. Vendo que um canal tem um melhor desempenho que o outro, você poderá aumentar seus investimentos no que o retorno for mais favorável e diminuir, ou até mesmo parar de anunciar, no outro, que não está te dando retorno algum ou abaixo do planejado e que não compensa o investimento de tempo e dinheiro.

São vários os caminhos que uma empresa poderá trilhar para divulgar seu negócio, e são vários os tipos de serviços oferecidos na internet para sua publicidade online. 

Tipos de Publicidade Online

  • Os links patrocinados (Google Adwords, Yahoo Search Marketing...), onde você poderá anunciar em sites e blogs (Rede de Conteúdo) parceiros dessas empresas ou nos sites de busca das empresas contratadas;
  • Portais, que normalmente vendem pacotes fechados para uma empresa veicular seus anúncios nesse canal;
  • Programa de afiliados que intermeiam os serviços entre anunciante e empresas que estão divulgando. Ex. NetAffiliation, Boo-Box...;
  • Sites e Blogs que, normalmente, cobram valores mensais para veicular seus anúncios;
  • Facebook que cobra por cada clique dado no anúncio.

Dentre as diversas possibilidades de difundir a sua marca pela internet cabe a você definir qual é o melhor lugar para circular suas campanhas, devendo levar em consideração o público alvo e custo benefício de cada meio de comunicação.

No próximo artigo irei falar das pessoas que estão envolvidas no processo de uma publicidade online para melhor visualização de quem irá utilizar dessa estratégia para o marketing da sua empresa.





Fonte da imagem: webeocanal.blogspot.com

O que Não Fazer nas Mídias Sociais - 5 Dicas



No artigo anterior dei 5 dicas de sucesso para suas ações nas mídias sociais que se seguidas corretamente te dará um bom retorno. Como em qualquer ação nós temos o que devemos e o que não devemos fazer, decidi  abordar nesse artigo, em 5 dicas, o que não fazer nas mídias sociais.

Mídias Sociais

Ops, chorar e lamentar também não pode, e muito menos colocar a foto do seu filho no seu perfil, rss..., mas vamos as cinco dicas propostas para esse artigo:

Vender, Vender e Vender!

As mídias sociais não são um lugar para se vender e sim para se ter proximidade com público, as vendas são consequência de um relacionamento. Por isso, não use desse ambiente para divulgar, divulgar e divulgar suas promoções e sim para se relacionar. Recomendo a leitura do artigo As redes sociais vendem? Para aprofundamento desse ponto.

Ops! Errei!

Se errou e percebeu bem rápido, retire o erro do ar. Mas se demorou a ver, você pode ter duas saídas: Se for no twitter ou facebook envie outras mensagens no momento que viu o erro para tentar abafar o caso, mas se não der certo e o  “vacilo” já percorreu na web o melhor e se desculpar para todos. Caso o seu erro foi em outras mídias como: Youtube, Vimeo, Videolog, no blog coporativo da sua empresa, Slideshare, enfim, qualquer outra mídia que a informação disseminou, o melhor a fazer é se desculpar pelo ocorrido. Não tente enrolar o público, pois o efeito poderá ser ainda pior.

Usar script, técnicas proibidas e sites que prometem muitos seguidores.

Não use scripts, técnicas proibidas e/ou sites que prometem milhares de seguidores, visitantes, enfim, não use esses artifícios para ganhar popularidade e/ou visibilidade ao seu negócio. Para ilustrar vou citar duas situações que devem ser evitadas:

1 – Para se ganhar seguidores no twitter existem diversos sites que prometem isso, mas, o uso dessas ferramentas não irão acrescentar em nada, e, mais, poderá dar dor de cabeça no futuro. Para fazer testes criei um perfil no twitter e usei esses sites, o resultado foi o que eu já sabia ganhei vários seguidores, mas, nenhum deles de “qualidade”.

Esses sites não selecionam as pessoas que irão te seguir. Com certeza você terá melhores resultados com poucas pessoas te seguindo, mas que o fizeram por espontaneidade do que com pessoas que te seguiram por esses sites (ou programas). Imagine que seu interesse seja tecnologia, qual é a vantagem de ter um seguidor que, por exemplo, odeia tecnologia e gosta de futebol, coisa que você repugna. Tenho resultados bem melhores com um perfil com poucos seguidores, mas que o fizeram por livre e espontânea vontade do que com o perfil que tenho seis vezes mais seguidores, mas vindos desses sites.

2 – Com o intuito de ganhar mais visitas para seu blog e/ou site algumas pessoas utilizam de técnicas proibidas para se dar bem nos buscadores (Ex: Google). Com o intuito de melhorar sua posição eles utilizam as técnicas proibidas também chamadas de Black hat.

Desprezar alguém.

Na internet não podemos mensurar o que uma pessoa é capaz de fazer e qual e sua capacidade de difundir uma informação, então nunca despreze ninguém que está insatisfeito com seu produto/serviço, pois, podemos ter um grande problema no futuro. São vários os exemplos de pessoas que ficaram insatisfeitas com uma empresa e que por não ser atendido criou vídeo denegrindo-a e que estouraram de visualizações, ou pessoas que fizeram reclamações nas redes sociais e essas informações se espalharam.


Não dar crédito a fonte.

Se inspirou em um artigo alheio para a geração do conteúdo do seu site ou copiou e colou esse artigo no blog da sua empresa, usou imagens de outrem, Twitou uma mensagem que não é sua, disponibilizou um vídeo de terceiro... enfim, qualquer coisa que for “repassar para frente” e que não seja sua, dê o crédito para o autor.

Fonte da imagem: http://daveanddawncook.com

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