Ouvidos ligados nas Mídias Sociais podem te render um bom negócio

Ouvidos ligados nas Mídias Sociais


Manter os "ouvidos ligados" nas redes sociais pode render um bom negócio. Você já parou para pensar nisso? Não, então vamos falar algumas possibilidades que você pode estar perdendo.

Há algum tempo atrás comecei a perceber que muitas pessoas perguntavam para amigos, pessoas de um mesmo grupo, uma comunidade... sobre determinados produtos ou pediam informações sobre um determinado tema, logo vi ali possibilidades de negócios, pois se estavam atrás de uma informação na qual os produtos da empresa onde trabalho podem solucionar os problemas daquela pessoa, por que não me antecipar e apresentar a solução dos problemas para aquela pessoa?

A partir dai sempre quando via alguém com dúvidas relacionadas a temas dos produtos da empresa, me apresentava e mostrava a solução para aquele problema me colocando a disposição para o que a pessoa precisar.

Quando você notar que está diante de uma boa oportunidade, não perca tempo e interaja. Segue abaixo algumas situações que podem ocorrer e que se você estiver de "ouvidos" ligados poderá fechar um bom negócio:

- Vamos supor que uma pessoa fale nas mídias sociais que precisa de um programa para facilitar seu trabalho, e sua empresa tem a solução para isso, então porque não oferecer para essa pessoa um demonstração gratuita da solução que sua empresa comercializa;

- Suponhamos que sua empresa trabalha com cursos online na área de marketing digital e que você "escutou" uma pessoa falar que está com dificuldades de divulgar seus produtos na web, então mostre que você tem o caminho para o sucesso dessa pessoa/empresa;

- Se ver que tem uma empresa, blog, site... falando de possíveis parcerias que podem complementar sua empresa e notar que ali poderá se iniciar um bom negócio, então porque não iniciar uma conversa, quem sabe essa não poderá ser o inicio de uma boa parceria;

- Então você "ouviu" alguém falando que está fazendo aniversário e que queria ganhar de presente um produto que sua empresa comercializa, porque não lhe oferecer um desconto como presente e surpreendê-la;

- Seu potencial cliente fala claramente, nas mídias sociais, que quer comprar seu produto
mas que está sem condições, se puder, ofereça a ele condições que facilitem essa compra, como descontos, parcelamento, compra a prazo...;

- Sua empresa trabalha com produtos tecnológicos e o debate em um grupo que você participa é sobre o questões técnicas dos produtos que você oferece (sua empresa) e domina, porque não contribuir com essas informações, esse pode ser o princípio de futuros bons negócios.

Enfim, são várias as situações que você pode se antecipar e oferecer soluções ou até mesmo condições que favoreçam seu público e que possam te gerar bons negócios, e no final eles ainda podem te agradecer, mas tome bastante cuidado na forma de abordar, para não ser intrusivo, ou mais, se você é novo na "área" espere um pouco, ganhe credibilidade primeiro para não parecer um maluco em terra estranha.

Mas como acho essas oportunidades?


É simples procure por temas, palavras chave que indicam o que sua empresa tem a oferecer, busque no Google, no Twitter, Facebook, Orkut, grupos, comunidades... enfim busque no local certo que você poderá encontrar bons negócios. E lembre-se de se apresentar antes de iniciar uma conversa.

As pessoas expressam seus sentimentos e desejos facilmente nas mídias sociais e você pode ser um grande beneficiado disso, então fique atento e mantenha os "ouvidos" ligados, assim sempre que alguém sinalizar esse desejo entre em contato e ofereça a solução do problema (quando o que ela tem é um problema). 

Exemplos reais:


- Uma nutricionista faz cálculos de uma dieta a mão e reclama disso, e você trabalha com um software que faz esses cálculos, então apresente a solução para o problema dela;

- A pessoa fala que tem dificuldade para entender a calculadora HP, e você trabalha com cursos online e um dos temas dos seus cursos é e como usar a calculadora HP, então mostre para ela que você tem a solução;

No Twitter:


1 - @nome Oi Fulano? Estou procurando um software de nutrição! Sabe quem vende? 

Nesse caso temos uma pessoa falando com outra sobre um desejo que tem, e sua empresa tem o que ela precisa, assim se apresente e fale do que você tem a oferecer.

2 - Olá @belclano hoje é meu aniversario, queria tanto ganhar um livro sobre marketing.

Se você tem livros de marketing apresente para essa pessoa e lhe dê um desconto ou lhe ofereça uma boa condição para aquisição como presente de aniversário.

No Facebook


1 - Como quero fazer um curso de informatica e aprender a usar o computador direito e ficar online.

Olha que oportunidade para quem vende curso online de informática.

2 - Quero fazer uma pós graduação em marketing. O curso que ia fazer não montou turma.

Se você viu que esse potencial cliente é da cidade onde a faculdade que você trabalha tem um campus e vocês oferecem uma pós graduação em marketing, então inicie um relacionamento. 

No Orkut:


Um pouco mais restrito, mas você pode fazer algumas buscas que indiquem alguma necessidade de um grupo ou de uma pessoa. Ou fazer uma busca nos tópicos, por uma necessidade. As pessoas as vezes querem saber de alguma coisa e perguntam nas comunidades, o seu negócio poderá ajudá-la. Exemplo: uma pessoa em um tópico procura por eventos sobre marketing em são Paulo e você oferece cursos desse tema em SP apresente o que sua empresa tem a oferecer.

Enfim, são várias as oportunidades que você poderá achar, então procure por situações onde seu produto se encaixa e ofereça condições exclusivas para a pessoa, ou ofereça a solução para ela.

Fonte da imagem: singrandohorizontes.wordpress.com

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