Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 2, 2012

Grupos de Consumidores nas Rede Sociais

Recententemente li um artigo na revista Exame PME relacionado a uma pesquisa feita pela consultoria Bain&Company sobre o a dimensão do poder dos consumidores que se relacionam pelas redes sociais. A pesquisa aponta que as pessoas que mantêm perfis em sites como Facebook e Twitter tendem a gastar 40% mais em compras do que a média dos demais clientes.

Outro ponto que a reportagem abordou foi a classificação desse tipo de consumidor em três grandes grupos e também a forma como as empresas estão se relacionando com cada um deles. Abaixo aproveito a reportagem para citar os grupos mencionados na revista e a forma com que as marcas estão lidando com cada tipo de pessoa, mas a descrição e os exemplos que vou citar são de casos que tenho visto e não dos exemplos citados na reportagem.

Grupo 1 - O Reclamão 

Esse é o tipo de consumidor que utiliza seus perfis nas redes sociais para reclamar de produtos e ou serviços que consumiram e não ficaram satisfeitos. Quando esse consumidor tem um…