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quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Planejamento, ação e controle nas campanhas de Link Patrocinado


Uma campanha bem estruturada nos links patrocinados devem passar pelos seguintes caminhos: Planejamento, execução (ação) e controle para se explorar ao máximo o investimento feito.

No artigo Link Patrocinado X Busca Orgânica - Em qual optar? falamos o que é link patrocinado e quais as vantagens de usar essa ferramenta. Essa é uma ótima forma de aumentar a visibilidade de sua empresa e, consequentemente, suas vendas, mas você já pode ter ouvido alguém (amigo empresário ou colega de classe...) falar que já usou esse recurso, porém, que o investimento não compensou o retorno. É verdade, isso pode acontecer, então minha pergunta é: Será que as campanhas foram feitas seguindo os princípios básicos para o sucesso, ou, ainda, será que a pessoa que não gostou do retorno dos anúncios fez a análise correta dos resultados obtidos nas campanhas, ou foi apenas um palpite?

Para que você obtenha bons resultados em uma campanha nos links patrocinados você deverá, assim como em qualquer outra campanha, passar por três etapas fundamentais que ditarão seu sucesso nessa “empreitada”, são elas: Planejamento, execução (ação) e controle. 

Planejamento, o início de tudo...    

Antes de querer ver seus anúncios na primeira página e no topo do Google, Yahoo ou qualquer outro buscador (pagando), você terá que começar do começo. Redundância né? Mas é isso mesmo, antes de iniciar sua campanha você deverá fazer um bom planejamento para não desperdiçar dinheiro e o que é principal para atingir o público desejado, no lugar desejado e com a mensagem adequada.

O que mais interessa em uma campanha de link patrocinado, direta ou indiretamente, é o retorno que ela nos dará, assim, foque nas conversões, definindo, primeiramente, qual é o seu objetivo com essa ação:

- Vender seus produtos?
- Fazer com que o visitante solicite um orçamento do serviço que você oferece? 
- Aumentar o número de assinantes da sua Newsletter ou aumentar a sua mailing para futuras ações de e-mail marketing?
- Ou o seu interesse será que a pessoa  que clicou em seu anúncio faça o download de algum demo do seu produto?




Enfim,  você deverá ter isso definido claramente para criação da sua campanha.

Depois de definido seu objetivo é hora de conhecer o seu público, ver suas características: idade, sexo, profissão, ou seja, informações para te auxiliar na criação de anúncios que despertem o interesse dessas pessoas e transforme esse clique em uma conversão.

Também é importante conhecer a forma que o nicho do mercado que você quer atingir se comporta nos buscadores e nos sites/blogs parceiros (Rede Display ou Rede de conteúdo) das empresas que oferecem serviços de Links patrocinados. Para fazer essa análise você poderá usar o Google insights para pesquisas , ele te ajudará a comparar algumas palavras e mostrará o comportamento das pessoas que buscam pela palavra pesquisada no período. Você poderá notar que algumas palavras têm picos em determinados períodos seja por datas comemorativas, acontecidos ou qualquer outro evento que estimule as pessoas a procurarem pelo tema.

Ótimo! Traçamos o perfil do nosso público e já estamos com o objetivo definido, agora é uma boa hora para conhecermos o trabalho feito pelos nossos concorrentes nos links patrocinados, ver as palavras que eles utilizam, seus anúncios, canais onde são veiculados seus anúncios (rede de conteúdo)... Para isso nós devemos fazer uma pesquisa online sobre essa concorrência, para sabermos mais como fazer essa pesquisa veja nossos três artigos sobre o tema:


A partir daí nós já temos bastante informação, agora é hora de definirmos quais os meios que iremos usar: Rede de pesquisa e/ou Rede de conteúdo.

Rede de pesquisa: São os anúncios que aparecem nos buscadores, de forma textual, quando digitado uma palavra chave.

Rede de conteúdo: São os sites, blogs e portais parceiros das empresas que disponibilizam esse tipo de serviço de publicidade (Google Adwords, Yahoo Search Marketing...)  um exemplo de site da rede de conteúdo é o Orkut.

links patrocinados no orkut


Vamos supor que definimos as duas opções, então, temos que fazer a análise das palavras chave que usaremos em nossa campanha e em quais sites iremos divulgá-las .

Para definição das palavras chave a ferramenta do Google irá te ajudar, além da própria página inicial dos buscadores, que, ao começar digitar uma palavra ele te dá várias sugestões.

links patrocinados Google
Já na rede de conteúdo você poderá fazer a pesquisa sobre os sites no próprio Google Adwords, pois é disponibilizada uma seção, que, ao clicarmos em um tema ou digitarmos uma palavra chave a ferramenta apresenta opções de sites parceiros da empresa e que está ligado àquele tema.

Pronto para começar, então: Ação...        

Com tudo bem organizado e com as campanhas montadas agora é colocar as campanhas no ar. Alguns pontos importantes terão que ser analisados para um maior sucesso e um melhor desempenho dos anúncios, como o assunto merece uma atenção especial irei, no próximo artigo, dar dicas para a otimização da sua campanha.

E como vão os resultados (ROI) da sua Campanha? Controle!

Ok, com a campanha no ar agora é a hora de controlar e ver quais são as palavras que estão dando um bom retorno e as que não estão valendo à pena o investimento. Da mesma forma na rede de conteúdo, o Google Adwords permite que você gerencie cada site separadamente, podendo dar lances diferenciados para cada um deles.

Para fazer o controle você poderá usar o Google Analitycs, ferramenta gratuita do Google, que monitora tudo que acontece em seu site. 

Seguindo as etapas de planejamento, execução e controle as suas campanhas nos links patrocinados terão boas chances de te dar um retorno favorável e assim você verá o quanto vale a pena investir nessas ferramentas.

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