Pular para o conteúdo principal

Tipos de Campanhas de E-mail marketing

Cada campanha de e-mail marketing tem sua característica, sendo separados em três tipos: Newsletter, Mala direta digital e Pesquisa.

Campanhas de E-mail Marketing

O e-mail marketing é usado como um canal importante no relacionamento e comunicação de uma empresa com o seu público (cliente e possíveis clientes), sendo uma ferramenta do marketing direto muito importante para o sucesso do seu negócio, quando bem usada.

Existem três tipos de campanhas de e-mail marketing, sendo que cada um pode variar segundo a criatividade de quem a conceber, são elas:

Newsletter ou Boletim informativo

É uma forma da empresa se comunicar com seu público por informativos sobre assuntos ligados ao seu negócio, podendo ser com notícias, artigos, vídeos ou até mesmo dicas sobre o uso de seus produtos, nesse caso quando tratamos de alguns tipos de negócios essas dicas têm mais relevância, como por exemplo, uma empresa de desenvolvimento de softwares que envia para seus clientes dicas para o melhor uso do sistema.

Enfim, a newsletter ajuda você a fazer com que as pessoas da sua mailing tenha mais interesse em continuar recebendo seus e-mails, pois você está prestando um serviço gratuito a ele.




Mala direta digital

Nada mais é do que a mala direta tradicional, porém, em formato digital, que se assemelha à forma convencional, mas se difere muito quanto ao modo que é disponibilizada, à maneira como é a abordagem e à mensuração dos resultados.

A mala direta digital é caracterizada pela mensagem enviada para sua maling com foco totalmente comercial, seja para a venda dos produtos/serviços da sua empresa ou das promoções que você está fazendo, essas podem ter o foco em venda direta ou indireta como, por exemplo, por meio de um concurso cultural.


São várias as formas que uma empresa pode realizar uma pesquisa, mas as online têm um baixo custo e proporcionam um bom retorno, assim, o e-mail é uma boa possibilidade de você buscar informações de seu público através de uma pesquisa. Ela pode ser feita para diversos fins, e tenho tido bons resultados com essa ação na concepção e desenvolvimento de novos produtos.

Cada uma das campanhas de e-mail marketing tem sua característica e objetivo, mas uma mistura de uma forma com a outra pode trazer bons resultados.

Estou sempre testando formas de ter um melhor retorno nas campanhas de e-mail marketing e uma estratégia que tenho usado e com resultado favorável é a de conciliar uma newsletter com a mala direta digital, ou seja, enviar uma newsletter e discretamente colocar um foco comercial na mensagem, mas, cuidado, temos que nos atentarmos para não fugirmos do objetivo central que é o de informar, e quando for fazer dessa maneira deixe a parte da divulgação como sendo “coadjuvante na história”.

No próximo artigo iremos falar sobre as etapas que uma pessoa tem que percorrer para executar a ação proposta por uma campanha de e-mail marketing.

    Comentários

    1. Ótimo artigo.
      O E-mail marketing é uma ótima ferramenta para quem quer manter uma excelente comunicação com seu público. Utilizo-a há muito tempo com excelentes resultados.
      Só é preciso ter cuidado para não se fazer spam. As pessoas têm de poder cancelar sua inscrição a qualquer momento.
      Um grande abraço e parabéns pelo blog.

      Tiago C. Simões

      ResponderExcluir
    2. Olá Tiago,

      Muito Obrigado!é verdade temos que tomar bastante cuidado para para não ferir a imagem do nosso negócio com spam, e nada pior que um e-mail onde vc não tem um "canal" para cancelar sua inscrição (opt-out).

      Abraços
      Ricardo

      ResponderExcluir
    3. Olá.
      A Alphagraphics oferece soluções exclusivas em marketing direto através da agdirect, ajudando você a se comunicar com seus clientes e conseguir resultados com canais de comunicação direta.
      Oferecemos diversos níveis de personalização: Construção e inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas, acompanhamento e análise de retorno de investimento e aplicações de última tecnologia como realidade aumentada.
      Conheça nossos cases de comunicações personalizadas http://bit.ly/asqyRY
      Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
      Abraços.

      ResponderExcluir
    4. Claro que a feramenta também influêcia, fica a dica para quem quiser usar, eu uso o servidor do criar site web o envio é ilimitado por um preço fixo ao mês:
      http://criarsiteweb.net/email-marketing.html

      ResponderExcluir
    5. Continue the good work; keep posting more n more n more.htm

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

    A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

    Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
    Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

    Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

    Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

    Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


    Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

    18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

    O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
    Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
    1 - Criar uma fan page para seu negócio

    Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




    Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
    2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
    Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…