Tipos de Campanhas de E-mail marketing

Cada campanha de e-mail marketing tem sua característica, sendo separados em três tipos: Newsletter, Mala direta digital e Pesquisa.

Campanhas de E-mail Marketing

O e-mail marketing é usado como um canal importante no relacionamento e comunicação de uma empresa com o seu público (cliente e possíveis clientes), sendo uma ferramenta do marketing direto muito importante para o sucesso do seu negócio, quando bem usada.

Existem três tipos de campanhas de e-mail marketing, sendo que cada um pode variar segundo a criatividade de quem a conceber, são elas:

Newsletter ou Boletim informativo

É uma forma da empresa se comunicar com seu público por informativos sobre assuntos ligados ao seu negócio, podendo ser com notícias, artigos, vídeos ou até mesmo dicas sobre o uso de seus produtos, nesse caso quando tratamos de alguns tipos de negócios essas dicas têm mais relevância, como por exemplo, uma empresa de desenvolvimento de softwares que envia para seus clientes dicas para o melhor uso do sistema.

Enfim, a newsletter ajuda você a fazer com que as pessoas da sua mailing tenha mais interesse em continuar recebendo seus e-mails, pois você está prestando um serviço gratuito a ele.




Mala direta digital

Nada mais é do que a mala direta tradicional, porém, em formato digital, que se assemelha à forma convencional, mas se difere muito quanto ao modo que é disponibilizada, à maneira como é a abordagem e à mensuração dos resultados.

A mala direta digital é caracterizada pela mensagem enviada para sua maling com foco totalmente comercial, seja para a venda dos produtos/serviços da sua empresa ou das promoções que você está fazendo, essas podem ter o foco em venda direta ou indireta como, por exemplo, por meio de um concurso cultural.


São várias as formas que uma empresa pode realizar uma pesquisa, mas as online têm um baixo custo e proporcionam um bom retorno, assim, o e-mail é uma boa possibilidade de você buscar informações de seu público através de uma pesquisa. Ela pode ser feita para diversos fins, e tenho tido bons resultados com essa ação na concepção e desenvolvimento de novos produtos.

Cada uma das campanhas de e-mail marketing tem sua característica e objetivo, mas uma mistura de uma forma com a outra pode trazer bons resultados.

Estou sempre testando formas de ter um melhor retorno nas campanhas de e-mail marketing e uma estratégia que tenho usado e com resultado favorável é a de conciliar uma newsletter com a mala direta digital, ou seja, enviar uma newsletter e discretamente colocar um foco comercial na mensagem, mas, cuidado, temos que nos atentarmos para não fugirmos do objetivo central que é o de informar, e quando for fazer dessa maneira deixe a parte da divulgação como sendo “coadjuvante na história”.

No próximo artigo iremos falar sobre as etapas que uma pessoa tem que percorrer para executar a ação proposta por uma campanha de e-mail marketing.

    6 comentários:

    1. Ótimo artigo.
      O E-mail marketing é uma ótima ferramenta para quem quer manter uma excelente comunicação com seu público. Utilizo-a há muito tempo com excelentes resultados.
      Só é preciso ter cuidado para não se fazer spam. As pessoas têm de poder cancelar sua inscrição a qualquer momento.
      Um grande abraço e parabéns pelo blog.

      Tiago C. Simões

      ResponderExcluir
    2. Olá Tiago,

      Muito Obrigado!é verdade temos que tomar bastante cuidado para para não ferir a imagem do nosso negócio com spam, e nada pior que um e-mail onde vc não tem um "canal" para cancelar sua inscrição (opt-out).

      Abraços
      Ricardo

      ResponderExcluir
    3. Olá.
      A Alphagraphics oferece soluções exclusivas em marketing direto através da agdirect, ajudando você a se comunicar com seus clientes e conseguir resultados com canais de comunicação direta.
      Oferecemos diversos níveis de personalização: Construção e inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas, acompanhamento e análise de retorno de investimento e aplicações de última tecnologia como realidade aumentada.
      Conheça nossos cases de comunicações personalizadas http://bit.ly/asqyRY
      Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
      Abraços.

      ResponderExcluir
    4. Claro que a feramenta também influêcia, fica a dica para quem quiser usar, eu uso o servidor do criar site web o envio é ilimitado por um preço fixo ao mês:
      http://criarsiteweb.net/email-marketing.html

      ResponderExcluir
    5. Continue the good work; keep posting more n more n more.htm

      ResponderExcluir

    Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

    O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...