Pular para o conteúdo principal

Etapas a se percorrer em uma campanha de e-mail marketing

campanha e-mail marketing

No post passado falamos sobre os tipos de campanhas de e-mail marketing. Agora falaremos do que é necessário se atentar nas ações de e-mail marketing é que para a pessoa executar a ação que você deseja ela terá que percorrer algumas etapas, são elas:

Primeira etapa – O título, datas e horário do envio dos e-mails: A pessoa tem que abrir o e-mail, ou seja você tem que despertar o interesse dela para ler a sua mensagem, nesse caso pense bem em um título chamativo e que instigue  para a leitura da mensagem, mas cuidado com algumas palavras para seu e-mail não ser considerado um spam, evite usar palavras como gratuito, promoção, ganhe...., enfim, palavras que deem essa conotação.  Algumas dicas para se ter sucesso nessa fase são:

  • Como não se tem um padrão de qual é a melhor hora ou o melhor dia para essa ação, podendo variar muito de negócio para negócio, o recomendado é que você faça testes, enviando e-mails em diversas datas e horas, até se chegar na melhor opção. O importante nesse momento é que sua mensagem esteja entre as primeiras no e-mail da outra parte aumentando, assim, a chance de ser lida;
  • Faça títulos curtos e diretos e que chamem a atenção de quem o está lendo.

Segunda etapa – A mensagem: A sua mensagem tem que ser interessante para que quem está do outro lado tenha interesse em clicar no e-mail e ser direcionado para seu site ou para o local onde você quer continuar o relacionamento com ele. Nesse ponto não se esqueça que do outro lado está uma pessoa e não uma máquina, então envie uma mensagem com pessoalidade e faça como se aquele e-mail fosse feito para quem o está lendo. Como podem ter pessoas que não estão interessadas em seus e-mails deixe de forma clara como poderá descadastrar-se da sua mailing (opt-out). Segue algumas dicas para essa etapa:

  • Não use imagens em anexo;
  • Deixe uma chamada para o que você quer que o cliente faça como: compre, conheça...;
  • Dê preferência as mensagens por html, e faça cortes na imagem para facilitar  o carregamento;
  • Crie e-mails de teste no gmail, yahoo, hotmail... lembre-se que nem todos usam o mesmo e-mail, e uma mensagem pode perder a formatação em um e-mail mas no outro não;
  • No corpo do e-mail dê espaço entre um parágrafo e outro deixando o e-mail mais agradável de ser lido.

Terceira etapa – Landing page: Estamos perto de alcançar o objetivo proposto, agora é a hora em que a pessoa leu, gostou e clicou no seu e-mail, logo foi levada para o ambiente, que, você no início da campanha queria que ela estivesse. Agora é a hora que você irá ou não ter a conversão desejada, seja ele qual for, então, por favor cuide bem da sua landing  page para que sua campanha de e-mail marketing não seja um fracasso na última hora. Algumas dicas para essa etapa:

  • Recomendo a leitura do artigo "A Importância da Landing Page para as Campanhas no Marketing Digital"  para sua campanha não ser um fracasso na última hora;
  • Integre suas ações de e-mail marketing com seu Site/blog ou Hotsite;
  • Deixe claro o que você quer ofertar àquele visitante, não me refiro apenas a produtos e serviços, mas, sim, ao objetivo proposto;
Antes de percorrermos essas etapas temos uma que é muito importante, que poderíamos chamar de etapa 0, é o opt-in, que é a aceitação da pessoa a receber os e-mails da sua empresa, nela você deverá deixar claro sua intenção, periodicidade de envios, que tipo de mensagem você irá enviar, se você enviar mensagens de terceiros deixe a opção para a pessoa escolher se quer ou não receber e-mails de outras empresa parceiras da sua.

Após essas etapas temos mais uma que não está diretamente relacionado ao nosso público e sim a sua empresa, que é a mensuração dos resultados da campanha. As ações de e-mail marketing podem ser acompanhadas por um Web analytics (Ex: Google Analytics), assim você poderá analisar sua campanha e fazer melhorias nas próximas.

Outras Observações importantes:

  • Não compre mailing, crie a sua;
  • Não compartilhe ou venda sua lista a não ser que no opt-in você peça permissão para enviar novidades de parceiros e que essa seja aceita pelo subscritor.

Comentários

  1. http://www.linkdahora.com.br

    MAIS UMA OPÇÃO PRA VOCÊ DIVULGAR O SEU BLOG

    ESTAMOS COMEÇANDO!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Some contracts with arbitration clauses have terms that state that a party may reject the arbitration clause within a specified time frame of accepting the contractEmail addresses

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
1 - Criar uma fan page para seu negócio

Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…