Web 2.0 e a Inovatec

Na semana passada estive em Belo Horizonte para participar da 6ª Feira de Inovação Tecnológica - Inovatec -, o evento foi muito bom e me chamou atenção para as opiniões dos palestrantes, pois as observações convergiam em um tema principal: web 2.0; pelo menos nas palestras que estive presente. Assim, decidi fazer esse post como resumo do que ouvi no evento.

web 2.0

As mudanças na forma de comunicação entre empresa e o mercado tem criado novos modelos de negócios, pois o cliente não está mais interessado em ser, apenas, um receptor das informações que empresas geram com suas campanhas, assim, como não quer ser coadjuvante na concepção dos produtos que consomem. O que os clientes querem é ser participantes dos processos de inovação das empresas, seja na criação de novos produtos como também nas campanhas publicitárias.

Para a aproximação das empresas com os clientes o que não faltam são "lugares" na web que possam ajudar nesse estreitamento. Temos diversas mídias sociais que podem ajudar o "encontro" da empresa com seu público, como por exemplo as redes sociais, blogs, fóruns de discussões, portais e tantos outros meios. Temos empresas que criaram ambientes para busca de ideias inovadoras, como é caso da Sadia que criou um portal para pesquisadores Inovação Sadia, fazendo com que novas ideias surjam por ações colaborativas.

Ação colaborativa foi um tema discutido por TERRA, JOSE CLAUDIOautor do livro Gestão 2.0, que falou as transformações que web 2.0 trouxe na concepção de novas ideias, pois a interação está muito mais fácil, podendo uma pessoa colaborar com outra, mesmo estando a quilômetros de distância. Um projeto bastante conhecido pela colaboração de diversas pessoas é o Wikipedia, uma enciclopédia on-line. Você já pensou em tirar proveito do ambiente externo, onde existem diversas pessoas dispostas a colaborar (podendo ser de forma espontânea ou por premiações dos melhores projetos), seja na criação de um novo produto, na melhoria ou até mesmo na concepção de novas ideias.

web 2.0

Sua empresa pode tirar bom proveito desse ambiente que a internet tem nos proporcionado, na atuação de nicho de mercado específico, uma vez que a web trouxe a facilidade para as pessoas comprarem, em qualquer lugar que estejam, em ambientes virtuais. Outro ponto é que sua empresa poderá desfrutar da busca de informações sobre o mercado em que atua ou na concepção de ideias novas, enfim, as possibilidades são muitas e cabe a sua criatividade para aumentá-la e aproveitá-la.

Como o uso dessas ferramentas sociais estão em todos os lugares as emrpesas têm que tomar cuidado para não serem prejudicadas pelo mal uso de seus funcionários dessas redes, esse foi um tema falado pela empresa responsável por segurança digital (websense), que ajuda a controlar o uso das redes sociais pelos colaboradores de uma empresa.

Outro tema extremamente importante abordado por Patricia Peck Pinheiro, escritora do livro Direito Digital, foi sobre o Direito Digital um tema que deve ser estudado por todos que atuam em plataformas on-line, e estão ligados à tecnologia da informação. Após essa palestra fui convidado a dar uma entrevista sobre a palestra que pode ser lida no site do Inforuso. Sobre esse tema falaremos em posts futuros.

web 2.0

Segue abaixo mais algumas fotos do evento:  


web 2.0

web 2.0

web 2.0

web 2.0

web 2.0


Um comentário:

Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...