As páginas de destino ou página de entrada (landing page) de uma campanha no Marketing Digital de sua empresa são de suma importância para o seu sucesso, podendo, quando mal concebida, comprometer tudo que foi planejado.
Para as pessoas terem acessos ao seu site, blog ou e-commerce elas têm de vir de algum lugar, ao menos que a pessoa entre diretamente em sua página, digitando a URL no navegador, o que nem sempre acontece. A maioria das visitas para um site vem dos buscadores, podendo ser pelos anúncios nos links patrocinados ou pelos resultados nas buscas orgânicas, mas, existem diversos outros meios de onde podem vir os visitantes e possíveis “consumidores” dos seus produtos, como:
- Pelas redes sociais em um tweet no twitter, em um comentário no facebook ou em uma atualização do seu perfil no Orkut;
- Banners publicitários em portais, sites, blogs...;
- Sites de parceiros da sua empresa;
- Por meio do blog da sua empresa;
- Pelo e-mail marketing ou newsletter que você enviou.
Enfim, são diversas as formas de uma empresa/pessoa conseguir visitantes para seu site, sendo que para qualquer lugar onde você quiser difundir uma informação, você tem que estar ciente do que deseja alcançar ao disponibilizar aquela informação ou campanha.
Cada um desses visitantes vem de outros sites por meio de um link, que será a porta de entrada para a conversão do seu objetivo em realidade, por isso a importância de direcionar bem sua Landing Page e ter sucesso em sua campanha de Marketing Digital, pois, nela o visitante irá decidir se vai ou não continuar no site, ou, ainda, se irá efetuar a ação proposta pela campanha ou mensagem que o fez ao clicar e ir para seu site. Defina seu objetivo.
Seu objetivo e obter conversões? Qual?
Vender seu produto? Fazer com que o visitante tenha acesso a uma demonstração do seu produto/serviço por meio de download? Aumentar o número de assinantes do seu Feed ou newsletter? Aumentar seu mailing para envios de E-mail Marketing? Difundir uma informação ou produto, com o intuito de torná-la um viral, seja por vídeo, podcast, escrito ou até mesmo um E-book gratuito? Ou, é apenas fazer com que o visitante se interesse por um artigo que publicou e o leia por completo, diminuindo assim a taxa de abandono do seu site e gerando maior retorno nos anúncios do seu site?
Qualquer uma dessas conversões requer um tipo de ação até sua conclusão. O primeiro ponto que sua empresa deve analisar é o que se pretende com aquela divulgação ou com o espalhar daquela informação, para depois ser feita uma página de destino específica para a campanha, ou, até mesmo direcionar a visita para uma já existente, que ajudem você alcançar o objetivo proposto.
Em cada mídia e em cada campanha você deve analisar o que será mais interessante e tomar alguns cuidados para o sucesso. Já vi pequenas, médias e até grandes empresas cometendo erros primitivos. Defina o que você quer.
Quer que seu Vídeo se torne um viral na web?
Se o vídeo está no Youtube, por exemplo, direcione a divulgação da campanha, seja por links patrocinados, redes sociais, fóruns, comunidades... para a página do vídeo feito com esse propósito e não para uma página geral, como a página do canal da empresa no youtube, onde a pessoa pode achar diversos outros vídeos e o foco da campanha feita para se tornar viral, fique perdida.
Quer divulgar as qualidades do seu produto?
Direcione o visitante para a página onde fale do produto que divulgou e não para outro produto ou para página inicial do seu site.
Quer vender um produto pelos anúncios nos links patrocinados ou em um banner?
Não cometa erros triviais que, por incrível que pareça, já vi muitas empresas cometendo, de direcionar os visitantes de forma errada ou com informações equivocadas.
No artigo 4 Erros na Otimização dos Links Patrocinados! falei sobre erros de empresas com as landing pages. Aqui citarei dois deles:
O primeiro foi de uma empresa que trabalha com desenvolvimento de software, O anúncio indica "Software Grátis" no título. O problema é que a empresa não o disponibiliza gratuitamente. A página de destino do anúncio foi a Home do site, que abria com um pop-up informando o preço do produto divulgado, totalmente contrário ao anunciado. Esse caso pode gerar descontentamento de quem clicou, pois a informação fornecida não é verdadeira.
Já o segundo é de uma empresa que trabalha com produtos para dois públicos completamente diferentes, e o seu anúncio informa sobre o produto para o profissional "X", todavia, quando clicamos caimos na página principal do site onde consta toda a relação de produtos da empresa. O agravante nesse caso é que a empresa só tem um produto para o público "X", e que estava “escondido” na Home do site.
Criou um Hotsite para sua campanha?
Divulgue o Hotsite e não uma página onde o visitante necessite de mais uma ação para entrar no Hotsite.
Vai fazer uma campanha no Facebook?
Faça uma página estática da sua campanha e dite uma ação para o visitante, para sua empresa alcançar o objetivo proposto. Para esse caso pode ser utilizado o FBML estático, linguagem do Facebook que permite a criação de páginas estáticas.
Quer aumentar o número de assinantes de seu newsletter ou da sua mailing, para ações de e-mail marketing?
Direcione o visitante para uma página onde ele deve se cadastrar, e não abuse da quantidade de dados que irá solicitar para cadastro, pois se for muitos você corre sério risco de não ter sucesso com essa ação. De preferência, se puder solicitar apenas o nome e e-mail, melhor, a não ser que seu objetivo seja outro.
Quer conseguir demonstrar seu produto através do Download de uma demonstração?
Siga a mesma ideia da ação acima, mas nesse caso talvez você necessite de mais dados do visitante, mas não abuse, e chame a sua atenção para realizar aquele download.
Ou, Quer apenas a leitura de um artigo que escreveu?
Capriche no título e na imagem do artigo, pois elas que irão chamar a atenção de uma pessoa a ler ou não o artigo, e, é claro, faça um conteúdo de qualidade, pois de nada adianta a pessoa começar a ler e rapidamente desistir da leitura que não o agradou. Sobre mais dicas leia o artigo Geração de conteúdo e o Marketing Digital.
Alguns exemplos supra citados podem parecer primários, mas, por incrível que pareça, ainda tem gente que comete esses pequenos erros.
Se você não utilizar as landing pages corretamente nas campanhas usadas no marketing digital da sua empresa corre um sério risco de não ser bem sucedido. Caso queiram compartilhar experiências nesse tema deixe nos comentários abaixo.
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Ricardo Nazar
Fonte da imagem: webconsultoria.wordpress.com e jordancampos.blogspot.com
Olá. O seu blog tem conteúdo profundo sobre marketing on line. Não discorre ele sobre meta tags ou outros assuntos mais voltados para programadores e profissionais desta área, mas fala ao público em geral sobre estratégias que já comprovei serem eficazes. Parabéns pelo conteúdo. Alessandro Marlos - Engenheiro de T.I. especializado em ensino a distância. http://www.blogead.com.br ; http://www.globalead.com.br
ResponderExcluirParabéns pelo blog, informação relevante e de qualidade, mostra preocupação para com o público. Linguagem de fácil assimilação até para leigos. Marcos Campestrini - Publicitario atuante em marketing Dirital http://www.valoricomunicacao.com.br http://www.valoricomunicacao.blogspot.com
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