Pular para o conteúdo principal

A importância de um Blog para o Profissional da Área de Saúde

A pedido da amiga Kilza do site Dicas de Nutrição irei falar qual é a importância de um blog para um profissional da área da saúde.

Já faz um tempo que a forma como as pessoas buscam informações sobre um produto ou serviço vem mudando. Antes, para se ter uma informação sobre determinado serviço as pessoas buscavam saber a opinião dos amigos e colegas que os rodeavam, hoje essa situação ainda acontece, mas, agora essas informações são procuradas na internet por meio de amigos no orkut e no Facebook, seguidores no Twitter, em comunidades, sites, blogs e tantos outros meios.


Os futuros clientes de uma empresa ou de um profissional liberal normalmente querem saber mais sobre a pessoa ou negócio que irão contactar para prestar o serviço por ele desejado, e, para isso, não há nada melhor e mais prático do que buscar na internet, seja por buscas no Google, em portais especializados na área, em sites ou blogs. Assim, o profissional deve estar onde seu público está, se ele está online você deve estar lá também.

O profissional deve quebrar a barreira de focar o marketing apenas nas redondezas de onde presta o serviço e expandir sua divulgação para internet, e uma boa forma é criando e atualizando um blog onde ele fale sobre sua área de domínio e sobre assunto de interesse do seu público. Mesmo que a sua forma de atuação seja local, na sua cidade, temos que pensar que a maioria das cidades têm acesso à internet e as pessoas pesquisam de tudo pela web.

Muitas vezes podemos encontrar barreira nesse meio de uma pessoa mostrar seu trabalho e seu conhecimento sobre assunto que ela trabalha, pelo fato de que, muitas vezes, o resultado vem de forma indireta e a médio e longo prazo, afinal, para se ter resultados a pessoa tem que ganhar notoriedade primeiro para depois colher os frutos. Mas, de toda forma, se  o profissional quiser ter resultados mais rápidos a internet lhe proporciona ferramentas para isso, um exemplo é anunciar seus serviços pelo Google Adwords (publicidade feita por compra de palavras chave), entretanto, nesse caminho ela precisará de ter o seu "cartão de visita online" que é um site ou blog onde é o local em que a pessoa irá ser direcionada quando clicar no anúncio.

Mesmo pensando que esse tipo de ação não dará resultado o profissional deverá olhar ao redor e ver que tudo está cada vez mais integrado com o mundo online e que, mais dia menos dia, terão que adotar estratégias de marketing na internet, e que fujam um pouco dos famosos cartões de visita e anúncios nas mídias tradicionais (rádio, jornal...), não estou dizendo para parar com os outros meios mas, sim, acrescentar ações online às suas estratégias.

Algumas vezes me deparei com emails de pessoas interessadas em contratar meus serviços para uma consultoria em marketing digital tanto para empresas quanto para profissionais liberais.


Você deve estar se perguntado, mas, você não é da área da saúde?

É verdade não sou, mas, isso vale para todo tipo de prestação de serviço e com o profissional da saúde (Nutricionista, Fisioterapeuta, Médico, educador físico...) não é diferente. Como tenho muito contato com profissionais da área de saúde, tenho visto muitos que através do seu blog ou site conseguiram angariar novos clientes e, até mesmo, firmar parcerias para outros negócios que agregam a sua profissão.

Com um blog você poderá mostrar o domínio sobre o assunto que você trabalha por meio de artigos, vídeos, podcasts... seja como nutricionista, médico, como consultor sobre determinado assunto, como personal, enfim, você poderá gerar conteúdo sobre assuntos que interessam seu público alvo.

Fazendo isso, você será lembrado no momento em que alguém necessitar do tipo de serviço que você presta e até poderá virar referência no assunto, expandindo, assim, o seu leque de possibilidades de negócio.

Para exemplificar podemos dividir as buscas dos clientes (ou pacientes, dependendo do serviço) por serviços de profissionais da saúde de duas forma:

Quando já se tem nomes dos profissionais, e o cliente deseja saber mais sobre eles:


Quando alguém fica sabendo sobre determinado profissional, esse poderá buscar sobre ele na internet e nada melhor que, no momento da sua busca, venha o seu nome em vários artigos e vários sites de forma positiva. Isso com certeza contará a seu favor, principalmente, se o cliente estiver em dúvida entre dois profissionais encontrar mais notícias e informações sobre você.


Quando se faz a busca por profissionais:


Seu nome nos buscadores (Google, Bing, Yahoo...)


Do outro lado você poderá ganhar clientes, que, ao invés de buscar nos catálogos ou coisa parecida, fazem buscas por esse tipo de profissional pela internet. Exemplos de palavras que ele poderá buscar e que estão relacionadas ao que ele deseja e que o resultado poderá ser seu blog nos primeiros resultados:

- Nutricionista em Ipatinga. Veja uma imagem ilustrativa que encontrei quando procurei no Google pela palavra Nutricionista em Ipatinga. Note que o Site Dicas de Nutrição da Kilza é o primeiro a aparecer no resultado, o que dá crédito à profissional.



Nutricionista Belo Horizonte. Quando feita a busca no Google por Nutricionista Belo Horizonte obtive o resultado da imagem abaixo, onde podemos notar que, nesse caso, tive duas situações uma onde uma clínica aparece nos resultados, mas, pelo anúncio no Google Adwords como falado acima (n° 1) e a outra situação é a da Nutricio (clinica de nutrição) que aparece na primeira posição sem ser anunciante do Google Adwords (n° 2):


- Nutricionista Brasília. Nesse exemplo obtive vários sites e blogs nos primeiros resultados, mas, chamo atenção para o site da Andreia Torres que aparece em segundo na pesquisa pela palavra Nutricionista Brasília, nota-se que o site mostrado é feito e hospedado pelo Blogspot (hospedagem gratuita).

  

Outros exemplos (sem ilustração):

- Médico São Paulo;
- Personal Diet BH;
- Personal trainner no Rio de Janeiro.


Obs: O Google permite que você cadastre seu negócio no Google Places for Business o que te ajudará a ser localizado quando alguém fizer uma busca local pelo Google.

Obs: As pessoas poderão buscar por seus serviços de várias formas (por várias palavras) no Google, Bing, Yahoo... e caberá a você pesquisar quais são as palavras mais usadas pelo seu público para procurar os serviços que você ou sua empresa oferece e depois é só trabalhar para que seu blog apareça melhor nos buscadores quando essas palavras forem pesquisadas (mas, esse é um outro assunto que foge o objetivo desse artigo).

O blog é apenas um ponto que diz respeito ao trabalho ao Marketing Pessoal "online" de um profissional da área da saúde, porém, existem outros que não foram abordados nesse artigo. Mas, outras oportunidades surgem quando falamos de você mostrar seu serviço na internet através de blog, como:

- Parcerias com outros profissionais que complementam seu serviço;
- Novos negócios;
- Possibilidades de ganhar dinheiro com seu blog;

- Para quem prefere trabalhar como funcionário de uma empresa, um blog poderá te ajudar a conseguir um novo emprego, pois, as empresas estão cada vez mais antenadas na vida online das pessoas e muitas buscam novos profissionais pela internet;
- Parcerias com empresas;
- Possibilidade de ser o primeiro a conhecer produtos e serviços de empresas que atuam na sua área o que poderá acrescentar em sua profissão;
- Prestar consultoria online;
- Para quem gosta de escrever um blog é um bom ponto de partida para você divulgar um e-book que tenha feito ou um livro. Você pode usar sua estrutura para difundir seu livro e, também, para vendê-lo.

Enfim, abre-se um leque de oportunidades que até então você não pensava.

Deu para ver a amplitude do que estamos falando? Mas, é importante saber que o trabalho deve ser feito de forma profissional, afinal, quando falei de internet falei de exposição do seu nome publicamente, então, se for aderir à ideia de fazer um blog, faça da forma mais profissional possível, para que tudo que coloquei não tenha efeitos contrários e seu nome seja difundido negativamente.

Algumas sugestões de ferramentas (sites) para criação de um blog são:

Wordpress - Um dos mais usados por blogueiros profissionais.
Blogspot - Simples e fácil de usar, porém, um pouco limitado. Para criar um curso pelo blogspot recomendo esse Curso Gratuito Blogspot

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. oi boa tarde, quero compartilhar com vcs nossa loja virtual www.nutritivasaude.com.br, corre ver, vai gostar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
1 - Criar uma fan page para seu negócio

Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…