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Você Trabalha com Persona? Leia isso agora



Um assunto que tenho visto muitas empresas "batendo cabeça" e investindo seu recurso de forma pouco otimizada está relacionado a acertar o seu cliente na hora certa, com a informação acertada, do jeito correto e no local preciso. Mas alguém pode estar se perguntando, o que o Ricardo está falando? Ou até mesmo afirmando, eu conheço bem os meus clientes. Será que essa afirmativa é verdadeira? Pois bem é o que esse artigo irá tratar, e no final você mesmo dará a resposta se realmente conhece seu cliente.

Um estudo mais detalhado do cliente definirá o sucesso da sua empresa e da suas campanhas. A forma como conversa e desperta a atenção do seu público está muito ligada a definição de um cliente fictício que leva em consideração os desejos, as dores (relacionadas ao seu produto) e que vai muito alem de informações superficiais como idade, local e onde mora a pessoa que seu negócio quer atingir, estamos falando da persona. Então vamos nos aprofundar nesse conceito.

Persona é o cliente fictício que sua empresa cria para representar o cliente ideal, com características e histórias de várias pessoas, mas que são interligadas pelos mesmos anseios, transformando esse conjunto de informações reais em uma "pessoa real" (persona) para um negocio relacionar e atingir com sua comunicação.

Muitas empresas para conversar com seu público levantam dados superficiais e acabam investindo mais tempo e dinheiro para acertar o mesmo tanto de pessoas que acertaria investindo menos, mas com assuntos e campanhas direcionadas para as verdadeiras personas da empresa. Ai entra a diferença entre a pessoa identificar o público alvo do seu negocio, que são dados mais rasos, ou aprofundar um pouco mais nesse público alvo e extrair informações que serão mais relevantes na hora de direcionar seus objetivos. 

Essas mudanças e necessidades de saber mais sobre o cliente está muito ligado ao tanto de informações que nos deparamos a todo instante, nas ruas, no ônibus, no notebook, no celular... enfim são tantas informações que se elas não vierem muito direcionada as pessoas não darão atenção. As empresas hoje têm o desafio de despertar a atenção dos seus clientes no meio do emaranhado de informações que estamos rodeados nos dias atuais. E então sua empresa está Conversando com a pessoa certa?




Mas muitos podem perguntar: Público alvo e persona não é a mesma coisa? Não é? então vamos aprofundar sobre a diferença entre um e outro:


Publico Alvo

É muito importante conhecer o público alvo do seu negócio, mas como é muito abrangente fica mais difícil de personalizar a comunicação com seu cliente. As informações de público alvo são mais superficiais ligadas a dados sociais, econômicos e demográficos . Exemplos de dados para definição de público alvo:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Formação;
  • Local onde reside;
  • Profissão;
  • Renda...

Persona

A definição de persona aprofunda mais no cliente, trazendo informações mais detalhadas, podendo criar laços mais próximos com ele. Informações a buscar da sua persona:

  • Sonhos;
  • Horários que utiliza uma rede social; 
  • Quais redes sociais ela utiliza e se utiliza (pode ser que sua persona nem utilize uma rede social);
  • Quais são as suas dores e seus problemas (relacionado ao seu produto);
  • Hábitos de compra;
  • Hobbies;
  • Como é o dia dia da sua persona...

Lembrando que sempre você terá que conversar com o shopper (pessoa que irá comprar os produtos da sua empresa), como por exemplo, se você vende produtos infantis a sua persona poderá ser a criança dependendo da idade, mas é bem provável que seja o pai ou a mãe.

Agora que vimos as principais diferenças de público alvo e persona vamos ver um exemplo de cada um:

Exemplo de Publico alvo

Mulheres de 24 a 60 anos de idade, com segundo grau completo que mora na região sudeste e tenham renda de até 2 salários mínimos.

Exemplo de Persona

Luiza, 28 anos de idade, possui segundo grau completo, casada e sem filho, deseja ter uma formação superior, trabalha como operadora de caixa, gosta de se vestir bem, mas encontra dificuldades na hora de escolher sua sapatilha, pois por calçar uma numeração muito grande não encontra sapatilhas bonitas para comprar. Gosta muito da rede social Facebook e nos momentos de lazer gosta de música.

O exemplo acima é real e me deparei há pouco tempo, comecei a fazer umas vendas de sapatilhas para ganhar um dinheiro extra na minha cidade e também testando as ferramentas de marketplace (ex. mercado livre). Nesse meio fui aprofundar na minha persona e me deparei com o exemplo acima, falarei mais sobre esse assunto nos próximos artigos. Caso tenha interesse em conhecer os modelos de sapatilhas femininas clique no link da palavra.

Obs: ainda não disponibilizei os tamanhos maiores pois está é uma página de teste ainda.

Após ler esse artigo eu pergunto novamente: Você realmente conhece seu cliente? Suas campanhas estão assertivas e personalizadas?

Nos próximos posts irei aprofundar mais no assunto persona, aguarde!! 


Fonte das imagens: 
http://www.sebraemercados.com.br/definindo-seu-publico-alvo/
https://www.todamateria.com.br/poluicao-visual/

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