As mídias sociais podem ser usadas como uma boa estratégia para o marketing da sua empresa, mas temos que tomar alguns cuidados para ter um bom resultado.
Dividi o artigo em dois, sendo que nesse listarei 5 pontos importantes nas ações da sua empresa nesses canais e que devem ser observados, e o no outro falarei 5 ações que não devem ser feitas nesse ambiente. As ações que devem ser observadas pela sua empresa são:
Onde está meu público?
Ao invés de dar tiro para todo o lado busque as mídias sociais onde seu público está, e, aí sim dê seus tiros certeiros. De nada adianta atirar para todo lado sendo que você não “enxerga bem” (o mercado) e, o que é pior, quando tentamos fazer tudo ao mesmo tempo a chance de fazer mal feito é muito maior.
A partir das buscas pelas mídias sociais pelo seu público é hora de fazer uma interação dessas mídias com o seu site, blog ou com suas campanhas. Para isso, coloque um botão de compartilhamento para dar a possibilidade das pessoas repassarem as informações contidas no seu site para os outros que elas se relacionam na mesma mídia. Por exemplo, quando uma pessoa compartilha uma página do seu site clicando no botão de compartilhamento do facebbok ela difunde aquela informação para seus amigos e você ganha maior visibilidade.
Tenha sempre novidades para seus amigos, fãs, seguidores, pessoas inscritas no seu perfil...
Faça valer a amizade das pessoas que acompanham suas ações, em qualquer uma das mídias que sua empresa está. Faça promoções, sorteios, concursos ou envie informações exclusivas para quem está no ciclo de amizade do seu negócio em determinada mídia. Nunca esqueça que a interação tem que ser constante e sua persona gosta de novidades também.
Para saber o que é persona leia esse artigo: Você Trabalha com Persona? Leia isso agora
Interaja e busque pessoas de influencia do seu nicho de mercado.
A interação é o coração das ações nas mídias sociais, tente ao máximo envolver as pessoas que fazem parte do ciclo da sua empresa (seguidores, amigos, fãs, visitantes...). Sempre quando se inicia uma interação as pessoas dão mais atenção na conversa e querem interagir. Um bom exemplo disso, e que vejo acontecer direto, é que quando iniciamos uma “conversa” (atenção não me refiro a sala de bate papo) com, por exemplo, um seguidor no twitter, os outros começam a interagir e querer saber mais o que está acontecendo, quando é uma promoção eles conversam ou querem mais informações, com isso você aumenta sua visibilidade naquele momento. Isso acontece em todas redes sociais quanto mais pessoas interagindo mais curiosidade será despertada nas pessoas. A interação é tudo nas redes sociais.
E lembre-se dê Retwite e curta informações de outras pessoas, não queira que seja tudo feito de mão única, onde só os outros interagem e você fica parado. Busque quem tem influência no seu nicho de mercado e se aproxime, mas sempre “doando” nunca “pedindo”, e com o tempo o relacionamento se consolida e os dois saem ganhando. Tenho tido bons resultados dessa forma e recomendo, pois geram bons resultados para todos os lados.
Descubra o que falam de você e do seu concorrente?
Faça o monitoramento da sua empresa nas mídias sociais e surpreenda seu cliente. Sempre que achar algum comentário negativo do seu negócio tente reverter essa mensagem, faça contato com a pessoa insatisfeita e resolva o seu problema, muitas vezes é coisa simples de resolver, mas, que quando vista com atraso pode causar uma dor de cabeça para você.
Além de monitorar o que dizem sobre sua empresa, acompanhe as ações e o que falam do seu concorrente e esteja sempre pronto para agir. É importante acompanhar o mercado onde você atua.
Defina sua equipe, a forma de trabalho...
Defina quem será o responsável pelas ações nas mídias sociais, quem irá gerenciar essas pessoas, como elas deverão se portar nesse ambiente, como vai ser a forma de comunicação da sua empresa, vocês irão adotar um padrão formal ou informal, a comunicação vai ser pessoal ou institucional, o que cada pessoa deverá fazer em situações controversas. Se possível e você achar viável crie um manual de conduta. Normalmente o setor responsável por administrar a empresa nas mídias sociais é do marketing ou da comunicação, mas isso pode variar de empresa para empresa.
É bom ter essas definições antes de se iniciar para não ter contradições nas ações da equipes.
Essas são algumas dicas para se fazer um bom trabalho nas mídias sociais, se você tiver outras deixe nos comentários. No próximo artigo iremos falar sobre o que não deve ser feito nas mídias sociais.
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ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirSerá um prazer é só me falar o que precisa ser feito para publicar os artigos...
Abraços
Ricardo