Pesquisa on-line nas Mídias sociais - Análise dos Concorrentes

No post sobre a estrutura da pesquisa online foi mostrado os caminhos para estruturar uma pesquisa on-line, agora é a hora de fazer uma análise dos concorrentes ligados ao seu negócio. Com essa busca você terá dados sobre a forma de atuação das empresas que concorrem com a sua, o preço, as condições que o produto é oferecido dentre outras informações que podem variar de acordo com cada ramo de atividade.

Cada produto/serviço tem sua particularidade, mas em alguns casos você conseguirá, pela pesquisa, saber o detalhadamente sobre os pontos fortes e fracos do seu concorrente. Um exemplo disso são empresas que desenvolvem softwares, muitas deixam versões demonstrativas a disposição de qualquer pessoa, para fazer download no próprio site. Com a versão demonstrativo (alguns disponibilizam o software completo, com acessos limitados) você poderá melhorar o seu produto e também saber quais argumentos usar quando estiver em uma negociação com o cliente.

Para saber mais sobre os concorrentes temos diversos meios, que além do seu site poderiam ser:  Pesquisa sobre o que falam deles nas redes sociais, nos fóruns, em blogs e em sites de buscas. Depois é analisar o que for relevante nos comentários encontrados e tomar decisões estratégicas.

Pesquisa on-line


Mas como fazer essas buscas? Diante dos dados levantados na estruturação da pesquisa, conforme falado no post Pesquisa on-line nas Mídias sociais - Estrutura, você já terá o nome dos concorrentes, as palavras chaves e os blogs ligados ao seu negócio, as redes sociais, as comunidades e os fóruns onde se encontram o seu público alvo (que também deverá ser o do seu concorrente).

Diante dos dados você deverá fazer as pesquisa em cada um desses canais e analisar o que estão falando do seu concorrente, ver o posicionamento deles (por palavra-chave) nos sites de busca (Google, Yahoo, Bing), descobrir eventos que eles estão participando e qual a forma de atuação que está sendo adotada. Depois é usar dessas informações para criar estratégicas para sua empresa. Você poderá tirar ideias de como descobrir mais sobre a concorrência no post Monitoramento da empresa nas Mídias Sociais (só que buscando as informações deles).

Caso queira saber como os buscadores vêm seu concorrente e qual é a sua relevância na web basta você digitar os códigos abaixo ou palavras-chave ligadas a eles na página inicial do site de busca:
  • site:www.(nome do site concorrente).com.br - O resultado dessa busca mostrará quantas páginas indexadas o site tem no buscador. 
  • link:www.(nome do site concorrente).com.br - O resultado dessa busca mostrará quantos links externos o site tem ou seja quantas referencias são dadas ao seu site por outros.
  • Digitar as palavras-chave encontradas na pesquisa e verificar em qual posição ele se encontra para cada palavra.
Feito as duas etapas e hora de concluir a pesquisa e ver quais estrategias serão tomadas. Concluiremos com um modelo de pesquisa no post Ações de Marketing e Conclusão

Fonte de inspiração;  A Bíblia do Marketing Digital
Fonte da imagem: www.agencia110.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...