Pular para o conteúdo principal

Pesquisa on-line nas Mídias sociais - Análise dos Concorrentes

No post sobre a estrutura da pesquisa online foi mostrado os caminhos para estruturar uma pesquisa on-line, agora é a hora de fazer uma análise dos concorrentes ligados ao seu negócio. Com essa busca você terá dados sobre a forma de atuação das empresas que concorrem com a sua, o preço, as condições que o produto é oferecido dentre outras informações que podem variar de acordo com cada ramo de atividade.

Cada produto/serviço tem sua particularidade, mas em alguns casos você conseguirá, pela pesquisa, saber o detalhadamente sobre os pontos fortes e fracos do seu concorrente. Um exemplo disso são empresas que desenvolvem softwares, muitas deixam versões demonstrativas a disposição de qualquer pessoa, para fazer download no próprio site. Com a versão demonstrativo (alguns disponibilizam o software completo, com acessos limitados) você poderá melhorar o seu produto e também saber quais argumentos usar quando estiver em uma negociação com o cliente.

Para saber mais sobre os concorrentes temos diversos meios, que além do seu site poderiam ser:  Pesquisa sobre o que falam deles nas redes sociais, nos fóruns, em blogs e em sites de buscas. Depois é analisar o que for relevante nos comentários encontrados e tomar decisões estratégicas.

Pesquisa on-line


Mas como fazer essas buscas? Diante dos dados levantados na estruturação da pesquisa, conforme falado no post Pesquisa on-line nas Mídias sociais - Estrutura, você já terá o nome dos concorrentes, as palavras chaves e os blogs ligados ao seu negócio, as redes sociais, as comunidades e os fóruns onde se encontram o seu público alvo (que também deverá ser o do seu concorrente).

Diante dos dados você deverá fazer as pesquisa em cada um desses canais e analisar o que estão falando do seu concorrente, ver o posicionamento deles (por palavra-chave) nos sites de busca (Google, Yahoo, Bing), descobrir eventos que eles estão participando e qual a forma de atuação que está sendo adotada. Depois é usar dessas informações para criar estratégicas para sua empresa. Você poderá tirar ideias de como descobrir mais sobre a concorrência no post Monitoramento da empresa nas Mídias Sociais (só que buscando as informações deles).

Caso queira saber como os buscadores vêm seu concorrente e qual é a sua relevância na web basta você digitar os códigos abaixo ou palavras-chave ligadas a eles na página inicial do site de busca:
  • site:www.(nome do site concorrente).com.br - O resultado dessa busca mostrará quantas páginas indexadas o site tem no buscador. 
  • link:www.(nome do site concorrente).com.br - O resultado dessa busca mostrará quantos links externos o site tem ou seja quantas referencias são dadas ao seu site por outros.
  • Digitar as palavras-chave encontradas na pesquisa e verificar em qual posição ele se encontra para cada palavra.
Feito as duas etapas e hora de concluir a pesquisa e ver quais estrategias serão tomadas. Concluiremos com um modelo de pesquisa no post Ações de Marketing e Conclusão

Fonte de inspiração;  A Bíblia do Marketing Digital
Fonte da imagem: www.agencia110.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
1 - Criar uma fan page para seu negócio

Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…