Nos dois outros post falamos sobre como estruturar a pesquisa e a mapear os concorrentes. Após concluídas as pesquisas você deverá gerar um relatório com o que foi pesquisado e definir as ações que serão tomadas.
Fazendo as pesquisas de forma on-line você economizará, pois os seus custos são bem abaixo do que se essas fossem feitas de outras formas, e o que é mais importante, com os dados encontrados você poderá direcionar suas campanhas e ter melhores resultados.
Abaixo segue um modelo de uma planilha de mídia on-line, esse modelo foi retirado do livro A Bíblia do Marketing Digital:
Esse relatório nos mostra a quantidade de página indexada de cada site que você pesquisou nos buscadores, quantas referências eles têm, a visibilidade de cada palavra-chave do setor que você atua (no exemplo acima só estão três palavras, mas você poderá inserir outras na sua pesquisa), visitação dos site, formatos de anúncios que eles disponibilizam e quais os valores para cada tipo de anuncio.
Com os dados encontrados você poderá ter diversas ações para melhorar as campanhas e estratégias da sua empresa, cito algumas:
- Melhorar a forma de atuação do seu produto/serviço (empresa);
- Buscar novas parcerias, podendo ser com sites, portais, blogs;.
- Criar estratégias de lançamentos de novos produtos, envolvendo blogueiros;
- Otimizar e direcionar as suas campanhas de links patrocinados;
- Criar campanhas de links patrocinados específicas para públicos (sites, comunidades...) específicos;
- Ampliar o mercado de atuação da sua empresa (A partir desses dados a prospecção de clientes na web da sua empresa ficará mais fácil, falo mais em outro post sobre o assunto Prospecção de Clientes na Web);
- Direcionar sua publicidade on-line.
Obs: Esse relatório poderá ser adaptado para analise dos concorrentes, basta colocar os assuntos (títulos) que você quer buscar das empresas que atuam no mesmo setor que o seu.
Sem essa pesquisa a sua empresa poderá gastar muito com publicidade on-line e ter um resultado muito aquem do esperado, pois os meios de veiculação das campanhas poderão estar em um ambiente muito amplo, onde apenas uma parte das pessoas que terão acesso estão ligadas ao seu nicho de mercado.
Com a difusão internet e as mudanças nas formas de uso as campanhas estão ficando cada vez mais segmentada, e você não vai querer divulgar a sua empresa para, por exemplo, mil pessoas onde apenas cem estão diretamente ligadas ao seu negócio, não é? O custo da divulgação do seu produto nesse exemplo será muito maior do que se você fizesse uma campanha direcionada para onde está o seu público. A pesquisa on-line auxiliará nas ações de marketing da sua empresa, e você poderá atualizá-la de tempos em tempos (exemplo, de seis em seis meses).
Fonte de inspiração; A Bíblia do Marketing Digital
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