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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Saiba onde e como sua empresa deve estar nas Mídias Sociais em 7 passos


Sua empresa nas Mídias Sociais

Muito se tem falado de empresas com boa presença nas redes sociais, com boas ações, campanhas interessantes, interação constante com o público, geração de conteúdo de qualidade e de diversas outras formas. É comum se ver cada vez mais empresas com novidades nas mídias sociais que chamam a atenção pela criatividade e interatividade das campanhas e que, com certeza, com isso têm obtido bons resultados.

São vários os casos de empresas de “sucesso” dentro das Mídias Sociais, independente do seu tamanho, sendo elas grandes ou pequenas. Os motivos que diferenciam os bem sucedidos dos que não são bem sucedidos são vários, por isso, é importante observar que alguns aspectos são essenciais para o seu negócio ter vantagens nesse ambiente. É de suma importância saber como e onde sua empresa deve estar. Abaixo, 7 passos para seu melhor desempenho:

  • É  importante fazer, primeiramente, o planejamento das suas ações online. Para isso, faça uma pesquisa para verificar onde está o público do seu negócio, seus concorrentes, seus funcionários, enfim, todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a sua empresa. O artigo 11 Ferramentas para Ajudar seus Negócios no Twitter fala sobre algumas ferramentas que poderão te ajudar nesse trabalho se você optar por usar o twitter nas ações da sua empresa;
  • Você deve ter em mente que só estar presente em uma mídia não te fará uma "empresa digital" e muito menos poderá contar como estratégia de marketing on-line da sua empresa. Evite estar em todos os lugares só por estar, de nada adianta estar presente somente com a criação de um perfil, mas, sem ações;
  • É importante otimizar os esforços para não tentar fazer tudo e não fazer nada ao mesmo tempo, um bom exemplo disso é quando uma empresa quer estar presente em várias redes sociais, mas, nem consegue gerenciar sua conta no twitter. Assim, escolha os "locais" (Redes Sociais) onde sua empresa vai estar, mas, lembre-se, não adianta estar onde seu público não está, pois o esforço será em vão;
  • Ofereça informações e promoções por meio das mídias, mas lembre-se que esse não é o foco principal de estar em uma mídia social (para saber mais sobre o foco principal da presença nas mídias sociais leia o artigo “As Redes Sociais Vendem?”), realize concursos culturais e, o principal, interaja com seu público. Assim você trabalhará de forma ativa nesse ambiente. Para realizar sorteios no twitter veja o artigo 2 maneiras de fazer sorteio pelo Twitter!;
  • Utilize as mídias para fazer enquetes e pesquisas online, desfrute ao máximo desse ambiente, mas, lembre-se, tenha moderação e seja criativo ao abordar seu público. Para saber mais sobre esse assunto leia os artigos:
  • Monitore suas ações. Acompanhe suas ações e veja o retorno que elas estão dando e sempre que notar algo ineficiente mude-o, e aprimore e conheça o que o seu público gosta;
  • Monitore sua marca. Esse é um ponto onde você não escolhe estar, pois as pessoas podem falar de sua empresa você querendo ou não, bem ou mal, isso vai depender de você, por isso é de suma importância fazer o monitoramento da sua marca nas mídias sociais. O artigo “Monitoramento da sua Empresa nas Mídias Sociais” irá te explicar como fazer esse monitoramento.

Seguido todos esses passos você estará pronto para analisar onde você vai direcionar seus esforços e adequar sua estrutura interna para iniciar as ações. Caso decida fazer ações, por exemplo, no twitter, facebook, orkut e youtube, crie a estratégia de como vai chegar ao seu público, sempre lembrando que trabalhar nesse ambiente é uma ação contínua e a longo prazo e não apenas criar um perfil, dar umas twitadas, enviar um vídeo para o youtube ou deixar um scrapt no Orkut. Você tem que desenvolver ações que despertem o interesse do cliente continuamente, afinal, o que importa nas mídias sociais é o relacionamento e não a presença "física", ou melhor, virtual.

Fonte da imagem: http://findwally.co.uk

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