Glossario para Marketing Digital e SEO. Saiba mais!


Glossario SEO e Marketing Digital


O Marketing digital é cheio de palavras que se não soubermos o significado ficaremos sem entender os artigos da área. Para isso fiz esse glossário de algumas palavras que considero importante compreender para melhor entendimento de SEO e Marketing Digital e suas estratégias de marketing digital decolarem. Seguem os termos:

Slug 


Links permanentes que seu blog terá para cada parte artigo, categoria.... o que vem depois do seu domínio.  No Wordpress você consegue configurar em configurações links permanentes para retirar datas. No exemplo temos o domínio, depois a categoria e o post em vermelho :



Keyphrase 


São frases chaves com 3 a mais palavras chave que podem ser usada para concorrer nos buscadores com palavras de cauda longa ao invés de palavras chaves gerais. Ex. "Marketing Digital" é uma palavra chave genérica e com muita concorrência, vamos supor que você queira atingir um público especifico a Keyphrase poderia ser "Marketing Digital para Nutricionistas", assim pode-se focar nessa Keyphrase.

SEO - Search Engine Optimization

É um conjunto de técnicas de otimização de páginas, sites e blogs, com o intuito de conseguir melhores resultados de tráfego orgânico.


SERP - Search Engine Results Page 


Páginas onde são exibidos os resultados de uma busca. No Google, Yahoo, Youtube ou qualquer outro motor de busca. Exemplo na foto:

Página de um Resultado de busca - SERP

Link building 


É o empenho e estrategia que uma pessoa (site, blog, empresa...) tem de adquirir links de outros sites. É a parte mais trabalhosa do SEO que exige tempo e dedicação.


Link Bait

Nada mais é que uma isca para seu link ou seja é o atrativo que você tem, que irá fazer com que as pessoas se interessem em linkar para seu site. Alguns exemplos de artigos que as pessoas gostam são: Novidades de primeira mão e os famosos "8 Dicas para...", "Tudo sobre...", "Guia completo sobre..."

Palavras de transição 


São palavras que ajudam a melhorar a leitura do texto, melhorando a experiencia do leitor e SEO do blog.

Exemplo de palavra de transição com uma palavra: Conforme, assim, embora enfim...
Exemplo de palavra de transição com duas ou mais palavras: a fim de que, alem disso, acima de tudo...
Exemplo de palavra de transição que unificam duas partes: não só..., bem como...; ou..., ou...

Para mais exemplos de palavras de transição veja esse artigo bem completo do site medium.com ,

Call to action (CTA)


Uma chamada para alguma ação, é um gatilho mental que induz a pessoa a fazer aquela ação naquele momento.

Exemplos:
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Copywiriting


É uma prática que envolve a escrita com o intuito de "vender" alguma coisa, não necessariamente um produto. Normalmente está ligado a uma Call to action

Trafego orgânico

São tráfegos que o site consegue sem ter que fazer anúncios pagos através dos buscadores (Ex. Google) . Para isso quanto mais bem posicionado o site estiver nos buscadores mais trafego orgânico conseguirá.

Autoridade


É a relevância que um domínio apresenta comparado com outro, quanto maior a autoridade do blog/site maior a chance de obter tráfegos orgânicos para dentro dele

Link Interno


São os links do seu site/blog que apontam para páginas internas do seu blog. É a otimização interna do seu site, você apontando os assuntos relevantes que suas páginas apresentam. Eles ajudam a melhorar o desempenho do seu blog no Google.

Link Externo


São links de um site que aponta para outro site/blog, podendo ser:

Outbound link 



É o endereço de seu site presente em outros sites, ou seja outro site com link que aponta para o seu. Uma fonte externa referenciando seu blog/site

Inbound link 


Nada mais é que um link do seu site apontando para o de outra empresa ou pessoa. É muito importante conseguir links externos para gerar confiança e autoridade para seu blog.


CTR - Clickthrough rate


É a medição de quantos clicks um anúncio ou página no motor de busca (ex. Google) acontece a cada 100 impressões da página (aparecimento da página ou anuncio para o consumidor).


Bounce Rate


É a taxa de rejeição dos visitantes que acessam um site, ou seja ela visita seu site, mas saem sem acessar outras páginas e sem interagir com seu conteúdo, tendo apenas aquela página que ele visitou como visualização.


Meta description 

É a descrição que as páginas possuem e que aparecem nas pesquisas abaixo do título. Quando bem feitas ajudam a aumentar o click (CTR) das suas postagens, para isso deve-se fazer uma boa descrição. Exemplo na figura:

Imagem de exemplo de Meta Description


Veja mais termos no postQual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Você tem algum termo que não entendeu e já descobriu o que significa, deixe nos comentários!!

Fonte da Imagem: https://thundermustard.com














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