Pular para o conteúdo principal

Glossario para Marketing Digital e SEO. Saiba mais!


Glossario SEO e Marketing Digital


O Marketing digital é cheio de palavras que se não soubermos o significado ficaremos sem entender os artigos da área. Para isso fiz esse glossário de algumas palavras que considero importante compreender para melhor entendimento de SEO e Marketing Digital e suas estratégias de marketing digital decolarem. Seguem os termos:

Slug 


Links permanentes que seu blog terá para cada parte artigo, categoria.... o que vem depois do seu domínio.  No Wordpress você consegue configurar em configurações links permanentes para retirar datas. No exemplo temos o domínio, depois a categoria e o post em vermelho :



Keyphrase 


São frases chaves com 3 a mais palavras chave que podem ser usada para concorrer nos buscadores com palavras de cauda longa ao invés de palavras chaves gerais. Ex. "Marketing Digital" é uma palavra chave genérica e com muita concorrência, vamos supor que você queira atingir um público especifico a Keyphrase poderia ser "Marketing Digital para Nutricionistas", assim pode-se focar nessa Keyphrase.

SEO - Search Engine Optimization

É um conjunto de técnicas de otimização de páginas, sites e blogs, com o intuito de conseguir melhores resultados de tráfego orgânico.


SERP - Search Engine Results Page 


Páginas onde são exibidos os resultados de uma busca. No Google, Yahoo, Youtube ou qualquer outro motor de busca. Exemplo na foto:

Página de um Resultado de busca - SERP

Link building 


É o empenho e estrategia que uma pessoa (site, blog, empresa...) tem de adquirir links de outros sites. É a parte mais trabalhosa do SEO que exige tempo e dedicação.


Link Bait

Nada mais é que uma isca para seu link ou seja é o atrativo que você tem, que irá fazer com que as pessoas se interessem em linkar para seu site. Alguns exemplos de artigos que as pessoas gostam são: Novidades de primeira mão e os famosos "8 Dicas para...", "Tudo sobre...", "Guia completo sobre..."

Palavras de transição 


São palavras que ajudam a melhorar a leitura do texto, melhorando a experiencia do leitor e SEO do blog.

Exemplo de palavra de transição com uma palavra: Conforme, assim, embora enfim...
Exemplo de palavra de transição com duas ou mais palavras: a fim de que, alem disso, acima de tudo...
Exemplo de palavra de transição que unificam duas partes: não só..., bem como...; ou..., ou...

Para mais exemplos de palavras de transição veja esse artigo bem completo do site medium.com ,

Call to action (CTA)


Uma chamada para alguma ação, é um gatilho mental que induz a pessoa a fazer aquela ação naquele momento.

Exemplos:
Baixe seu Ebook grátis agora
Teste por um mês
Agende uma visita
Faça um orçamento
Deixe sua experiência nos comentários
Assine nossa Newsletter


Copywiriting


É uma prática que envolve a escrita com o intuito de "vender" alguma coisa, não necessariamente um produto. Normalmente está ligado a uma Call to action

Trafego orgânico

São tráfegos que o site consegue sem ter que fazer anúncios pagos através dos buscadores (Ex. Google) . Para isso quanto mais bem posicionado o site estiver nos buscadores mais trafego orgânico conseguirá.

Autoridade


É a relevância que um domínio apresenta comparado com outro, quanto maior a autoridade do blog/site maior a chance de obter tráfegos orgânicos para dentro dele

Link Interno


São os links do seu site/blog que apontam para páginas internas do seu blog. É a otimização interna do seu site, você apontando os assuntos relevantes que suas páginas apresentam. Eles ajudam a melhorar o desempenho do seu blog no Google.

Link Externo


São links de um site que aponta para outro site/blog, podendo ser:

Outbound link 



É o endereço de seu site presente em outros sites, ou seja outro site com link que aponta para o seu. Uma fonte externa referenciando seu blog/site

Inbound link 


Nada mais é que um link do seu site apontando para o de outra empresa ou pessoa. É muito importante conseguir links externos para gerar confiança e autoridade para seu blog.


CTR - Clickthrough rate


É a medição de quantos clicks um anúncio ou página no motor de busca (ex. Google) acontece a cada 100 impressões da página (aparecimento da página ou anuncio para o consumidor).


Bounce Rate


É a taxa de rejeição dos visitantes que acessam um site, ou seja ela visita seu site, mas saem sem acessar outras páginas e sem interagir com seu conteúdo, tendo apenas aquela página que ele visitou como visualização.


Meta description 

É a descrição que as páginas possuem e que aparecem nas pesquisas abaixo do título. Quando bem feitas ajudam a aumentar o click (CTR) das suas postagens, para isso deve-se fazer uma boa descrição. Exemplo na figura:

Imagem de exemplo de Meta Description


Veja mais termos no postQual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Você tem algum termo que não entendeu e já descobriu o que significa, deixe nos comentários!!

Fonte da Imagem: https://thundermustard.com














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
1 - Criar uma fan page para seu negócio

Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…