Marketing Direto e as Mudanças na Forma de Comunicação

Uma das ferramentas do Marketng é o chamado Marketing direto, que, na concepção de muitos se resume no envio de mala direta, sendo uma forma de comunicação direta com o cliente, e, logo vem em mente os Correios, que é apenas um prestador de serviço para os envios das campanhas, mas , também , não é o único, embora, no Brasil, seja o melhor.

O Marketing Direto é a comunicação feita de forma direta com pessoas ligadas ao seu nicho de mercado e tem como objetivo manter um relacionamento duradouro e proveitoso para ambas as partes envolvidas. O retorno não será necessariamente financeiro, pois o aumento nos lucros é resultado de um bom estreitamento, uma "boa conversa", com seus clientes.

Existem várias maneiras de manter esse relacionamento com seu público, mas as mudanças da forma de uso da internet trouxeram transformações significativas nessa forma de comunicação. As empresas devem ir além do conhecimento dos dados cadastrais de seus possíveis clientes para dar um atendimento cada vez mais personalizado.

Algumas formas de Marketing Direto são:

- Mala Direta;
- Telemarketing;
- Atendimento no ponto de venda;

Para adotar essas ferramentas deve-se tomar bastante cuidado para que o relacionamento não tenha um efeito reverso, como por exemplo:
No caso no E-mail Marketing  existem diversas pessoas que disponibilizam grande número de banco de dados para vender e sempre falam que são listas atualizadíssimas, assim a empresa adquiri essa lista que muitas vezes têm cadastros que nem existem mais e quando existem são de pessoas que não fazem parte do seu público alvo. Esses envios serão considerados como Spam pela maioria, pois em nenhum momento essa pessoa teve contato com a sua empresa.

Existem alguns sofwares CRM (Customer Relationship Management) open source, para gerenciamento da sua rede de clientes, um que conheço e gostei foi o Sugar CRM

Falarei melhor em outros posts sobre e-mail Marketing e Redes Sociais.

Se tiverem sugestões ou críticas, por favor, me avisem!

Abraços,
Ricardo


Um comentário:

Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...