Preocupação excessiva? Invasão de Privacidade? Essas seriam algumas perguntas que algumas pessoas poderiam fazer quando falamos de Monitoramento da marca própria ou de Concorrentes, mas ao contrário disso, essa é uma ação imprescindível para as empresas (independente do seu tamanho), pois essa atitude além de surpreender o cliente deixa faz com que os "passos" dados pelas empresas que atuam no mesmo setor que o seu fiquem conhecidos.
Quando nos dispomos a saber o que estão falando da nossa marca (empresa), temos que estar prontos para dar respostas rápidas e que irão ajudar na satisfação do cliente, e não apenas olhar e não fazer nada.
Podemos ter dois tipos de comentários relacionados a nossa empresa: Positivos ou Negativos. Mas o que fazer quando um cliente postar uma critica sobre nosso produto? Quando isso ocorrer devemos entrar em contato com essa pessoa e, por exemplo, lamentar a ruim experiência que ele teve com o produto e perguntar o que a empresa pode fazer para ajudá-lo. Com essa ação a empresa certamente surpreendera seu cliente.
Já os comentários positivos ajudam a saber quais são seus pontos fortes e até mesmo verificar as mudanças de interesses de cada cliente, por área geográfica, sexo, idade...., o que facilita no momento de traçar as estratégias da empresa.
Temos diversas ferramentas que podem nos auxiliar no Monitoramento das Mídias Sociais, podendo ser pagas ou gratuitas. Abaixo listo cinco que estão disponíveis gratuitamente na internet:
Google Alerts - Ferramenta que te envia por e-mail comunicado de todo registro novo que é postado na internet. Basta você cadastrar as Palavras-Chave que deseja monitorar.
Samepoint - Nesse site basta inserir a palavra-chave que será monitorada (marca, produto...) e escolher a Mídia Sociai que você quer buscar, assim ele te dará o resultado das menções ecomunicará se tiveram mensagens positivas ou negativas a respeito do que você procurou.
Socialmention - Site permite a busca da palavra-chave por data.
Yoname - Faz a Busca em várias Mídias Sociais e dá várias opções de na pesquis, sendo por pessoas, busca na Web, negocios... Os resultados são dados separados somente nas mídia que foram encontradas a palavra que você pesquisou.
Siga o Venderon no Twitter
Ricardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário