Muitas empresas por falta de tempo, por relaxamento, ou por achar que não é válido prospectar novos clientes deixam de aumentar suas vendas ou gastam mais, com visitas desnecessárias, por não fazer um estudo prévio do seu prospect e pré qualificá-lo.
A prospecção de clientes é uma ação contínua e deve ser feita de forma ordenada, deve-se primeiro localizar o público alvo, por meio de pesquisas, dimensionar o mercado, levantar informações do cliente para planejar as ações estratégicas. Após feito essa etapa começam as ligações, trocas de e-mails, visitas e reuniões até o fechamento da venda.
São várias as formas que isso poderá ser feito e a internet poderá ajudá-lo. Como? Dentre diversas outras formas ela te ajudará nas buscas de informações dos possíveis clientes e no mapeamento do mercado. Abaixo deixo exemplos das buscas que poderão ser feitas, gratuitamente, on-line e como usá-las:
Obs: os endereços que forem regionais podem ter seu respectivo similar em outros estados.
Após feita essas buscas você terá informações suficientes para direcionar as conversas nos contatos de vendas e conseguirá mapear o mercado que deseja atuar.
- Busca de Associações, sindicatos, entidades de classe e outras instituições que estejam relacionadas ao público alvo para busca de informações sobre o setor ou para negociação de parcerias;
- Exame de fontes de dados (jornais, catálogos, revistas...); Em uma simples busca no Google, Yahoo ou Bing você consegue achar materiais que falam sobre seu possível cliente. Com essas informações você poderá direcionar melhor as negociações e também pré qualificar os Leads;
- Sites de listas telefônicas. Ex. Telelistas. Caso o seu cliente seja pessoa física poderá encontrar alguns dados pessoais nesse sites;
- Jornais de associações e sindicatos do setor de atuação, que poderá ser usado para divulgação e busca de dados;
- Busca por meios de comunicação (jornais e revistas) na região de atuação para envio de releases com o intuito de conseguir publicidade gratuita;
- Usar as Redes Socias para saber mais sobre o seu público;
- Busca por catálogos e CDs de empresas ligadas ao seu negócio;
- Procura por eventos onde seus clientes estarão, para conhecer melhor o mercado e até fazer contatos;
- Procura por eventos onde seus clientes estarão, para conhecer melhor o mercado e até fazer contatos;
- Busca de informações de pessoas (físicas ou jurídicas) ligadas ao seu negócio em diversos sites gratuitos, como por exemplo:
Nacional
Obs: os endereços que forem regionais podem ter seu respectivo similar em outros estados.
Você poderá, também, conseguir contatos de possíveis clientes de forma "passiva", ou seja, esforçar-se para que eles procurem sua empresa. Mas como fazer? As formas são muitas, poderão ser usadas mídias tradicionais (TV, Revista...) ou o mídias on-line (Redes Sociais, blogs, link patrocinado, e-mail marketing...). Cada uma dessas mídias tem as suas particularidades, mas com relação as on-line falo mais em outros posts.
Podemos observar que a internet pode, e muito, nos ajudar na prospecção de clientes, tanto nas busca de informações, para traçar as estratégias de vendas, como em campanhas on-line.
Podemos observar que a internet pode, e muito, nos ajudar na prospecção de clientes, tanto nas busca de informações, para traçar as estratégias de vendas, como em campanhas on-line.
Muito bom Ricardo é isso mesmo!
ResponderExcluirAbraço,
Evandro Fernandes
Olá Evandro!
ResponderExcluirMuito obrigado...
Abraços