Pular para o conteúdo principal

A Internet e as Mudanças nos Negócios - Uma Visão empresarial

Internet e os Negócios

No outro artigo (Uma Visão Social) falamos sobre mudanças de comportamentos nos relacionamentos interpessoais e mudanças na forma de viver, agora vou citar outras transformações dando enfoque no relacionamento entre empresa/cliente.

Todo esse ambiente que a internet nos trouxe mudou a maneira de relacionarmos com o mercado, assim, abaixo cito algumas mudanças e quais as estratégias estão sendo usadas no mundo dos negócios.

1 – A arte de discordar educadamente


As discussões tomaram outra forma, podendo iniciar no youtube, twitter, orkut e outras mídias sociais e com caráter, em alguns casos, agressivo. Os blogs apresentam claramente a satisfação ou insatisfação de uma pessoa perante um produto ou serviço.

E, nesse ambiente as empresas, querendo ou não, já estão na internet, pois alguém pode, por diversos meios, falar bem ou mal dos seus produtos. Esse é um bom momento de você surpreender seu cliente e atendê-lo sem ele esperar. Aprofundo mais sobre esse assunto no artigo Monitoramento da sua Empresa.

2 - Celular “Multifuncional”


Foi-se o tempo em que o celular era usado para fazer somente ligações, hoje ele oferece várias funcionalidades: GPS, filmadora, máquina fotográfica, acesso a internet, envio de tweets, e muito mais.

Ações de marketing pelos celulares ou dispositivos móveis estão ái, você já imaginou fazer uma campanha para o seu possível cliente quando ele estiver passando perto do seu estabelecimento (exemplo restaurante) e procurar no seu celular qual é o restaurante mais próximo de onde ele está? Pois essa é uma das diversas ações que os dispositivos móveis permitem para ações de Marketing Digital.

3 – Listas de telefone


A internet oferece de tudo, e você acha os dados completos da pessoa que procura, diferente das antigas páginas amarelas.

Sua empresa só é encontrada no nos catálogos ou na “Tele listas” quando procurada na web? Então acho que já é hora de pensar em criar uma página na internet. Aí você pode se perguntar – Mais eu tenho uma micro empresa, não é preciso, é?  Sim, é preciso, você pode encontrar um mercado sem barreiras no mundo on-line.

4 – Lojas de música


As pessoas não estão querendo mais pagar 20, 30 reais por um CD, pois conseguem fazer o download de músicas gratuitamente na internet. Será que esse mercado acabou?
Não só esse, mas diversos mercados estão tendo que adaptar às mudanças. E o seu negócio está preocupado em acompanhar as transformações que a web está traz?

5 – Álbuns de fotos e projeções de slides


Novas formas de compartilhamento de fotos ganharam o espaço daqueles álbuns que eram vistos em grupos de amigos. Facebook, Flickr tomaram conta e são “álbuns digitais” que além de ver as fotos, você deixa seu comentário.

É muito importante que uma empresa esteja presente nas Mídias Sociais, basta você fazer uma busca de quais mídias estão o seu público alvo e criar estratégias de atuação nesse ambiente.

6 – Depender de agentes de viagens para marcar férias


Para fazer uma viagem de final de ano não precisamos, obrigatoriamente, passar pelo agente de viagens. Sites especializados te oferecem a melhor viagem, com um valor  bem accessível, sem você precisar ligar para eles. Pode ser feito tudo pela internet

Tem aumentado muito os consumidores que fazem compras on-line, de produtos ou serviços, e você não pode perder esse mercado. Com um e-commerce você passa a vender para qualquer lugar do mundo sem mesmo precisar sair da sua cidade.

7 – Famosos ainda não descobertos


Não tem mais desculpa, qualquer um com uma boa ideia pode fazer sucesso. São vários os site que possibilitam as pessoas a mostrarem o seu trabalho. Myspace, para os músicos, youtube para qualquer um e vários outros

Sua empresa também pode ser famosa, fazer um filme com baixo custo e com um grande poder de visualização. O que antes era chamado de “Boca a Boca” e hoje se fala muito como marketing viral, tem um ambiente totalmente favorável, pois o poder que as Redes Sociais têm em tornar uma ideia interessante em um viral e estrondoso.  

8 – Escrever cartas


Ter aquele prazer de receber uma carta escrita a mão está cada vez mais raro. O e-mail e muito mais rápido e barato e você nem precisa sair de casa para enviá-lo.

Nesse contexto temos outra forma de Marketing Direto para sua empresa, o envio do e-mail marketing, que tem um custo baixo e pode dar um bom retorno. O e-mail marketing ficou banalizado, devido ao seu uso errado por diversas pessoas (empresas), e é muitas vezes considerado como Spam, entretanto se for feito seguindo alguns passos você poderá ter um bom retorno. Falarei mais sobre esse assunto em outro post.

As possibilidades que sua empresa, seu site ou blog encontram com ações digitais para divulgação dos trabalhos são muitas e o melhor é que as formas de interação e relacionamento com o seu público podem ficar muito mais baratas com estratégias online, falo mais sobre esse assunto no artigo Campanhas com Baixo Custo e Bom Desempenho. O marketing Digital é um bom complemento para ações off-line.




Fonte de inspiração para esse artigo - rafaelqueirozonline.blogspot.com

Fonte da imagem - www.templatesbox.com

Se tiver outros exemplos deixe nos comentários.
Abraços
Ricardo 

Comentários

  1. Olá.
    A Alphagraphics oferece soluções exclusivas em marketing direto através da agdirect, ajudando você a se comunicar com seus clientes e conseguir resultados com canais de comunicação direta.
    Oferecemos diversos níveis de personalização: Construção e inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas, acompanhamento e análise de retorno de investimento e aplicações de última tecnologia como realidade aumentada.
    Conheça nossos cases de comunicações personalizadas http://bit.ly/asqyRY
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
1 - Criar uma fan page para seu negócio

Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…