Pular para o conteúdo principal

Interação Online X Offline - O Caso da "Indústria do Alô"

Interação Online x Offline


Isso mesmo, mas não é o alô de quando atendemos o telefone. Me refiro a "Industria do alô" uma forma de divulgação que ocorre nos shows de bandas do nordeste do país.

Decidi escrever esse artigo ontem quando estava vendo o programa profissão repórter da Globo. O reportagem falava sobre as bandas do nordeste do país. O programa mostrou uma forma diferente e criativa de integração entre o online com o offline (na verdade o objetivo do programa não era esse), que não está somente ligada aos músicos da banda e sim uma forma de negócio própria e voltada para um público especifico. Como disse um dos organizadores desses shows, ao ser entrevistado, é a “Indústria do alô, uma nova ferramenta de marketing”.

Essa maneira de fazer negócio me chamou a atenção para como as coisas estão mudando e cada vez mais as pessoas estão usando a web para os seus negócios. Vamos ao fato: Nos shows algumas pessoas ficam perto do palco com uma placa pedindo alô para seus patrocinadores, que pagarão pelo alô quando o nome da sua empresa for mencionado pela banda.


Não ficou ainda claro ainda? Então vamos lá... 
A partir do momento que o alô é dado “começa” o negócio, pois as pessoas que ficam pedindo os alôs são donos de sites (ou pessoas ligadas a ele) que ganham por alô dado ou recebem um valor mensal para fazer esse tipo de trabalho, no dia subsequente ao show os donos de sites, que além de angariarem os alôs, gravam o evento, disponibilizam o show na internet para donwload gratuito.

Mas, onde é que a banda ganha com isso, pois "o negócio começa" com alô  que ela transmite? As bandas ganham na divulgação do seu nome pela web (e fora dela também), o que faz com que elas vendam mais datas para shows.
Com relação as pessoas que gravam e disponibilizam os shows em seus sites, para download gratuito,  verifiquei que todos têm espaços para publicidade online, então, além de ganharem com os alôs patrocinados pelas empresas, eles ganham com publicidade em seus sites.

Resumidamente funciona assim: Empresa X paga por alô recebido no show; Donos dos sites ganham com publicidade online e por alô que consegue ganhar para seu patrocinador; Músicos ganham com divulgação da banda e venda de datas de show; Empresas divulgam seu negócio para aquele nicho de mercado.
Agora, se o tipo de divulgação feito pelo alô dado no show trás resultados para a empresa, ou, se as bandas realmente vendem mais shows por causa desses sites que as promovem, ou ainda, se os donos dos sites conseguem ganhar dinheiro com esse tipo de negócio, eu não posso afirmar. Mas que essa é uma forma interessante de como se adaptar ao cenário atual, onde, cada vez mais, o online está ligado ao offline ou onde o online tem ganhado espaço nos planos de marketing de um negócio.
A intenção desse artigo não é entrar no mérito do fato em si, se o negócio é viável ou não, se é feito da melhor forma ou da maneira correta, mas o objetivo é apenas mostrar como as pessoas estão cada vez mais vendo o poder da web para os negócios, como a internet nos proporciona diversas possibilidades, e mais, como devemos nos adaptar para alcançar nosso publico, pois cada um tem suas particularidades. 




Fonte da Imagem: http://nofilmes.wordpress.com/

Comentários

  1. a net ta infestada desta postagem copiada e colada em varios e varios blogs, e o mais interessante é que a maioria nem a assitiu ao programa, "A industria do Alô" acontece no NORDESTE do pais e não no NORTE como dito mas especificamete em FORTALEZA-CE, espero que seja um descuido pois não quero acreditar que alguns não saibam que o ceará fica no nordeste.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Na verdade o artigo foi feito por mim, vi o programa e por descuido entendi que os shows aconteciam no norte do país, mas após seu comentário fiz a modificação para o correto que é nordeste.

    Na verdade o objetivo do texto é o de mostrar a interação do online com o offline, mas com certeza com informações corretas. Obrigado por avisar.

    Abraços
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo.
    Matéria muito interessante,post divulgado na Teia
    Até mais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
1 - Criar uma fan page para seu negócio

Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…