Já é comum as empresas usarem o twitter como uma ferramenta do marketing digital Existem empresas que se dão muito bem nessa rede social, mas, tem também, as que dão seus vacilos. Irei ser direto nesse post e falarei o que vejo as empresas fazendo nesse ambiente social. Segue abaixo os dois lados da moeda. Ações positivos e ações negativas.
- Atendimento ao consumidor. Deve-se começar o contato no twitter e levar o consumidor para um outro ambiente para dar continuidade ao atendimento;
- Divulgação de novidades da empresa e suas atualizações.
- Se a empresa não é geradora de conteúdo, RT informações de sites da área de atuação da empresa para os seguidores é uma boa opção;
- Se a empresa não é geradora de conteúdo, RT informações de sites da área de atuação da empresa para os seguidores é uma boa opção;
- Envio de oportunidades e eventos do nicho de mercado da empresa;
- Criação de concursos culturais;
- Criação de enquetes sobre temas relacionados ao negócio da empresa;
- Estimular a participação;
- Busca por proximidade com pessoas de influência do nicho de mercado de atuação;
- Ler o que Retuita. Parece besteira, mas, muitos RT informações sem ao menos ler o que está repassando;
- Atualização constante do perfil;
- Interação do twitter com o site ou blog da empresa, inserindo botões de RT, botão para o visitante seguir o blog no twitter e qualquer outra forma de integração;
- Divulgam suas vagas de emprego.
Ações negativas que trazem prejuízos à imagem da empresa
- Dar RT a todo momento;
- Usar o twitter como sala de bate papo;
- Criar um twitter e esquecer dele, ou pior, iniciar um trabalho legal no twitter, mas, de uma hora para outra desaparecer e não dar nenhuma notícia;
- Postar alguma coisa que desagrada o público e não se desculpar, ou melhor, não tomar nenhuma providência cabível para o momento e deixar as coisas acontecerem;
- Seguir todo mundo sem analisar os objetivos das pessoas. Vi uma empresa que seguiu um perfil porque tinha um nome que indicava seu público, mas, o perfil era falso (fake) e só falava sobre assuntos inapropriados. Conclusão o próprio dono do perfil postou uma gozação contra a empresa o que gerou certo desconforto para a marca;
- Não ter objetivos concretos de atuação no twitter;
- Sair Retuitando tudo que vê pela frente. Nesse meio podem ter mensagens que vão de encontro com o público alvo da empresa ou que desagrade-os;
- Não usar nenhuma métrica de acompanhamento e verificação se o objetivo proposto está sendo alcançado;
- Deixar os seguidores sem resposta, principalmente as perguntas feitas por DM;
Se tem visto alguma coisa que não citei deixe nos comentários abaixo.
Olá.
ResponderExcluirAdorei as dicas,postagem muito completa ,parabéns
Post divulgado na Teia
Até amis
Olá!
ResponderExcluirMuito obrigado!
Abraços