O que as Empresas Fazem no Twitter?

Empresas no Twitter


Já é comum as empresas usarem o twitter como uma ferramenta do marketing digital Existem empresas que se dão muito bem nessa rede social, mas, tem também, as que dão seus vacilos. Irei ser direto nesse post e falarei o que vejo as empresas fazendo nesse ambiente social. Segue abaixo os dois lados da moeda. Ações positivos e ações negativas.

Ações positivas no Twitter e que geram resultado



- Atendimento ao consumidor. Deve-se começar o contato no twitter e levar o consumidor para um outro ambiente para dar continuidade ao atendimento;

- Divulgação de novidades da empresa e suas atualizações.


 - Se a empresa não é geradora de conteúdo, RT informações de sites da área de atuação da empresa para os seguidores é uma boa opção;


- Envio de oportunidades e eventos do nicho de mercado da empresa;


- Criação de concursos culturais;


- Criação de enquetes sobre temas relacionados ao negócio da empresa;
- Estimular a participação;

- Busca por proximidade com pessoas de influência do nicho de mercado de atuação;

- Ler o que Retuita. Parece besteira, mas, muitos RT informações sem ao menos ler o que está repassando;

- Atualização constante do perfil;

- Interação do twitter com o site ou blog da empresa, inserindo botões de RT, botão para o visitante seguir o blog no twitter e qualquer outra forma de integração;

- Divulgam suas vagas de emprego.


Ações negativas que trazem prejuízos à imagem da empresa


- Dar RT a todo momento;

- Usar o twitter como sala de bate papo;

- Criar um twitter e esquecer dele, ou pior, iniciar um trabalho legal no twitter, mas, de uma hora para outra desaparecer e não dar nenhuma notícia;

- Postar alguma coisa que desagrada o público e não se desculpar, ou melhor, não tomar nenhuma providência cabível para o momento e deixar as coisas acontecerem;


- Usar scripts para ganhar seguidores;

- Seguir todo mundo sem analisar os objetivos das pessoas. Vi uma empresa que seguiu um perfil porque tinha um nome que indicava seu público, mas, o perfil era falso (fake) e só falava sobre assuntos inapropriados. Conclusão o próprio dono do perfil postou uma gozação contra a empresa o que gerou certo desconforto para a marca;

- Não ter objetivos concretos de atuação no twitter;

- Sair Retuitando tudo que vê pela frente. Nesse meio podem ter mensagens que vão de encontro com o público alvo da empresa ou que desagrade-os;


- Não usar nenhuma métrica de acompanhamento e verificação se o objetivo proposto está sendo alcançado;


- Deixar os seguidores sem resposta, principalmente as perguntas feitas por DM;

Se tem visto alguma coisa que não citei deixe nos comentários abaixo.



Fonte da imagem: http://hamiltont.blogspot.com

2 comentários:

  1. Olá.
    Adorei as dicas,postagem muito completa ,parabéns
    Post divulgado na Teia
    Até amis

    ResponderExcluir

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