Pular para o conteúdo principal

A Importância da Interação nas Redes Sociais - Aprendendo com os imprevistos

Interação nas Redes Sociais


Há alguns dias atrás me deparei com uma situação na qual eu não esperava, tínhamos realizado uma promoção no Facebook onde sortearíamos uma matrícula de um curso online para uma pessoa. Para realização do sorteio usamos um aplicativo de terceiros.

No dia do sorteio, como já tínhamos previsto, a interação com nossos fãs aumentou significativamente, tudo estava normal, realizamos o sorteio, até ai tudo bem, mas o problema surgiu quando fui ver o ganhador, o aplicativo deu um probleminha e não mostrava quem foi a pessoa que ganhou a promoção.

A partir daí fui tentar solucionar o problema e percebi que a medida que o tempo se passava (não estou falando de horas e sim minutos...) a interação entre as pessoas e entre os fãs e a marca aumentava, percebi que aquele ar de mistério agradava o nosso público. Vi que senão tivesse dado o problema eu teria perdido bons momentos de interação com o nosso público, pois já teria divulgado o ganhador.

A partir do momento que vi que tempo passava e não conseguia resolver o problema, me apresentei como o gerente responsável da empresa e falei sobre o ocorrido e o que estávamos fazendo para solucionar. Essa atitude nos gerou bastante “curtir”, e no meio de tantos curtir, comentários, risos, sugestões... saíram algumas ideias, entre elas a de criarmos um grupo de discussão sobre temas da área. Outra sugestão dada por uma fã, e que por sinal foi curtido por diversas pessoas, foi a de sortearmos dois cursos devido ao atraso.



Conclusão: 

Entrei em contato com os desenvolvedores do aplicativo, solucionamos o problema e sorteamos, no outro dia, dois cursos como pedido pelo nosso público.

Esse imprevisto acabou me fazendo refletir sobre alguns pontos que devemos levar em consideração ao trabalhar nas redes sociais.     

- Imprevistos acontecem, mas o mais importante é a forma de como você irá solucioná-lo;

- Do outro lado estamos lidando com pessoas e não com máquinas e pessoas gostam de respostas rápidas assim como comentado no artigo “Clientes 2.0” e o atendimento;

- No meio das pessoas que estão se divertindo com sua marca tem os que estão interessados em comprar seu produto. A cada dia que passa temos tido mais conversões de venda de produtos devido a interação com nosso público nas redes sociais;

- Fique atento às oportunidades que possam surgir, as vezes no meio de um problema surge uma ótima oportunidade. No nosso caso surgiu a possibilidade de criarmos um grupo de discussão sobre a área da empresa o que pode trazer uma maior proximidade com nosso público;

- Ouça o que seu público diz. No ocorrido que relatei foi sugerido por uma fã para sortearmos dois cursos. Concordamos e isso nos deu uma maior credibilidade com nossos fãs;

- Esteja sempre pronto para uma mudança rápida, de preferência tenha sempre um “plano B”. No nosso caso já tínhamos colocado no regulamento que qualquer problema que tivéssemos com o aplicativo poderia ser motivo para cancelar a promoção, mas essa não seria a melhor opção, por isso tentamos, com êxito, solucionar o problema. Caso não desse certo tentaríamos outra solução onde o prêmio fosse sorteado por outro meio e em último caso cancelaríamos a promoção;

- Você deve conhecer o seu público para tomar a decisão correta. No nosso caso, como já conhecemos nosso público podíamos prever algumas atitudes que eles teriam;

- Instigue as pessoas que têm mais contato com sua empresa a interagir com sua marca e com seus fãs;

- Dependendo da ação que você tomar em meio de um problema a sua marca ganha mais credibilidade;

- Curta os comentários interessantes de seus fãs, isso gera maior interação e não uma “interação” unilateral;

- Quando tiver problemas se identifique como o responsável (gerente, analista...) e deixe sempre claro o que você está fazendo para solucioná-lo;

- Deixe sempre um ar de mistério antes de tomar qualquer decisão em promoções, concursos..., isso aumenta a expectativa e gera interação entre os fãs e entre sua marca e os fãs;

E você já teve algum imprevisto? Conte-nos e fale como solucionou o problema...


Fonte da imagem: www.sicap.com.br

Comentários

  1. Já existem serviços (http://www.industriavirtual.com.br/redessociais) que facilitam a sua vida, criando Fan Pages, colocando PlugIns das Redes Sociais no seu site etc. Para as empresas, essa consultoria é fundamental.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
1 - Criar uma fan page para seu negócio

Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…