Entendendo a Automação de Marketing e como ela pode Ajudar nas suas Estratégias de Vendas

Automação de Marketing e Estrategia de vendas


Muitas são as formas de exercer o Marketing Digital. Pra quem não está familiarizado com o termo, Marketing Digital é o emprego de estratégias online para atrair e converter clientes. As estratégias mais executadas são as de Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo. E é no meio desse conceito, ou melhor, quando saímos da teoria para a prática dessas estratégias, que surge a automação de marketing.

A automação de marketing, em primeiro lugar, viabiliza que as suas estratégias de marketing sejam alcançadas em escala, de forma organizada e assertiva. Nada mais é do que o uso de softwares, de um conjunto de ferramentas e serviços que tornam um objetivo de negócio mais próximo de ser realizado. Isso acontece porque essas ferramentas viabilizam um contato maior e mais personalizado com os seus potenciais clientes.

Para conhecer uma boa ferramenta e completa acesse o link do ebook marketing de relacionamento e e automação de marketing e confira uma ferramenta chamada LeadLovers

É isso mesmo: a automação alerta para clientes que estão próximos de fechar negócio com a sua empresa, e facilitam a comunicação ou oferta de negociações com eles, fazendo com que você diminua as chances de perder uma oportunidade. Essa perda geralmente acontece porque é muito difícil manter no radar todos os clientes, os status de negociações e manter ativo um radar que mostre o quão pronto para fechar negócio os seus contatos estão. A automação de marketing oferece ferramentas que fazem tudo isso por você.

A automação funciona para pequenas ou grandes empresas - ela é uma ferramenta que, acima de tudo, ajuda a organizar os seus dados e a vender. Imagine a geração de leads, por exemplo. Se você disponibiliza um bom conteúdo para ser baixado por usuários, precisa se certificar que todos esses dados estão sendo coletados e que eles serão adicionados a uma régua de comunicação, para que você construa uma boa relação com esses clientes.
Se eles se interessaram uma vez pelo o que a sua empresa tem a oferecer, é muito provável que eles tenham um problema ou necessidade que você também pode resolver.

É assim que um lead tem um grande potencial de virar uma venda: com as ferramentas de automação, você consegue acompanhar as interações que esses contatos estão fazendo com a sua comunicação, através da prática de lead nurturing, ou nutrição dos leads, com conteúdos que você acredita que sejam relevantes para ele; as ferramentas registram essas interações e, ao fim, acabam por te dizer quais deles possuem mais chances de fechar negócio com a sua empresa. Quanto mais um lead se interessa ou interage com a sua marca, mais chances de ele se tornar seu consumidor. Todo esse processo pode ser controlado pelas ferramentas de automação de marketing.

Outro ponto positivo da prática de automação de marketing é que, com novos fluxos de trabalho, você garante um custo de aquisição de cliente menor do que costuma ter. Com a diminuição e automatização de esforços, a sua equipe de marketing pode focar no trabalho de atrair mais pessoas para a sua marca - possivelmente trazendo mais leads para serem tratados pelas ferramentas de automação de marketing.

As principais ferramentas giram em torno de programação de posts e análise de métricas de redes sociais; produção, disparos e análise de resultados de e-mail marketing; para a captação e gerenciamento de leads, ferramentas ofertam criação de landing pages, call-to-actions, lead scoring, segmentação de bases, entre outras funções. São tarefas que, quando automatizadas, ampliam as suas perspectivas de audiência, aumentam as chances de atrair clientes e de torná-los pagantes e diminuem custos de atuação da equipe de marketing.


São muitas as ferramentas de automação disponíveis no mercado. É possível achar uma para cada uma das principais funções que são responsabilidades da área de marketing. Porém, aqui é importante ressaltar que ferramentas de automação nem sempre são CRMs, ou ferramentas de Customer Relationship Manager - em português, Gestão de Relacionamento de Clientes.

A automação de marketing acompanha um potencial por todas as etapas da jornada do consumidor: atração, conversão, relacionamento e venda. O CRM é uma ferramenta exclusiva para a etapa de venda, pois organiza todos os pontos de contato entre a equipe de vendas e os clientes, armazenando dados sobre as etapas de negociação e facilitando a comunicação com o cliente sobre possíveis ocorrências no meio do caminho. Algumas ferramentas de automação de marketing integração com a ferramenta de CRM. Fique de olho ao escolher a sua!


Enviado para Cia do Marketing por Vinicius - Udemy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...