Pesquisa on-line nas Mídias sociais! - Estrutura

Pesquisa de Marketing já é bastante conhecida pelas empresas e pela sociedade, mas a difusão da forma de usar a internet pelas pessoas tem criado outras maneiras de fazer pesquisas, que não sejam apenas as off-line (sem envolver a web). As pesquisas on-line são uma forma da empresa conseguir dados do seu mercado com um custo mais baixo, podendo ser espontânea, por busca de dados do público alvo nas mídias sociais, ou de forma ativa por meio de e-mail ou ao final de atendimentos via chat, por exemplo.

Essa forma de conhecer melhor o potencial do mercado deve, como qualquer pesquisa, ser planejada e com um objetivo claro, dando aporte na coleta e distribuição das informações para definição das estratégias. Decidi falar sobre esse assunto em três posts, sendo o primeiro, como estruturar a pesquisa, o segundo a análise dos concorrentes, e por fim a conclusão da pesquisa e as ações e estratégias a serem tomadas.

Pesquisa on-line

O primeiro passo que devemos dar é estruturar a pesquisa e verificar o que queremos saber com essas buscas e adequar ao objetivo proposto, como por exemplo: 

  • Quem e onde está meu público alvo; 
  • Quais são as redes virtuais que eles usam; 
  •  Quais são seus hábitos;  
  •  Como estão meus concorrentes;
  •  Quais são seus questionamentos em relação ao produto/serviço que você oferece;
  • O que seu público deseja.
Com esses e outros questionamentos, que adequem ao seu negócio, você poderá lançar novos produtos, melhorar os já existentes, antecipar o futuro e por fim surpreender seus clientes. 

As pesquisas on-line podem ser feitas de duas formas:

1 - Por buscas nas Mídias Sociais  - As informações coletadas darão uma visão mais real do que pensa o consumidor, pois os comentários deixados nesses meios são feitos espontaneamente, com mais sinceridade nas respostas. 

2 - Ou, pode-se utilizar ferramentas virtuais, como, por exemplo, e-mail ou chat de atendimento, mas essas ações são mais "unilaterais", pois você estará estimulando as pessoas a responderem algumas perguntas pré estipuladas em um questionário, mas não trataremos desse assunto no momento, pois foge do objetivo desse artigo, é apenas para ilustrar o universo que a internet nos proporciona.

Nas Mídias Sociais  você terá que definir os meios ("os locais") usados pelo público ligado a sua empresa, onde serão feitas as buscas, podendo ser nas:

  • Redes Sociais (twitter, facebook, myspace, orkut, linkdin....);
  • Blogs
  • Fóruns;
  • Portais;
  • Site dos concorrentes (Falaremos mais no segundo post). 

Definido as informações que você quer coletar e em quais meios você irá procurar os dados planejados é interessante que seja feita uma busca pelas palavras-chave que estão ligadas ao seu negócio (produto, marca...). O Google disponibiliza uma ferramenta que pode te ajudar a fazer essa análise pela 
Ferramenta de palavra-chave.

Levantadas essas informações a sua pesquisa estará estruturada, agora é preciso analisar os concorrentes para traçar as ações estratégias.

Fonte de inspiração: A Bíblia do Marketing Digital 

Fonte da imagem: Truques-dicas

Ações no Twiiter - 5 Dicas para melhorar o relacionamento da sua empresa

São várias as ferramentas que poderão ajudar suas ações on-line, no twitter, no post 11 ferramentas para os negócios no twitter citei ferramentas que auxiliam o gerenciamento do perfil da sua empresa no twitter, agora falarei de 5 aplicativos de análise, que são simples de usar e  irão te ajudar em ações de marketing nessa Rede Social, que sendo bem utilizada é uma excelente ferramenta de relacionamento com os seus clientes, o que consequentemente irá melhorar o rendimento da sua empresa.

Citarei os aplicativos deixando sugestões de como poderão ser usados para seu perfil no twitter:
Ações no Twiiter


Labs evolucao - Esse aplicativo é gratuito e simples, o único problema é que quando acessado é enviado automaticamente uma mensagem para seus seguidores o divulgando. Com ele você verifica quais pessoas mais relacionaram e mencionaram seu perfil no Twitter. Com esses dados pode-se manter um contato mais próximo com pessoas que estão ativas e em contato com seu perfil, melhorando o relacionamento da sua empresa.

Quando se inicia uma conversa é normal que outras pessoas queiram participar, quando o assunto for interessante, assim, sabendo quem gosta de conversar com sua empresa você poderá estimular novas conversas e atrair outras pessoas para o relacionamento

Twitteranalyzer – Ferramenta gratuita e  fácil de usar, auxilia na busca de muitas informações, como por exemplo, os tweets que você fez, as conversas, sua popularidade, as Hastags (#) que você usou, pessoas que te mencionaram e as que você mencionou, seguidores ativos e sua localização, quantos seguidores estão on-line, dentre outros. 

Uma boa opção é usar estas informações para tomar algumas decisões, uma sugestão é que  sabendo quantos seguidores, do perfil da sua empresa, estão on-line no twitter você saberá a melhor hora de enviar seus twittes e também poderá ver o melhor momento para iniciar uma promoção. Falo mais sobre sorteio no Twitter (pelo Twitpic e Random) no artigo maneiras de Sorteio no Twitter.

Tweetvolume - Aplicativo simples e com pouca funcionalidade, mas cumpre o seu objetivo, que é analisar a frequência que as palavas-chave aparecem no twitter, você poderá analisar até três palavras, com o resultado dará para comparar palavras ligadas ao seu negócio e ao dos seus concorrentes. Esses dados facilitaram as suas ações no twitter que necessitem de palavras-chave. 

Sparse ly – Verifica as tendências (palavras mais usadas) dos seus seguidores e permite que seja feito uma  pesquisas, por palavas-chave, somente nos tweets dos perfis que te seguem. Essa pesquisa te informa o que está sendo falado por pessoas ligadas ao seu negócio, o que facilita algumas tomadas de decisões, como por exemplo, que assunto abordar nas suas conversas ou na geração de conteúdo para seu site, blog, ou em outros canais informativos. Também facilita a busca por dados dos seu seguidores

Mytwitterweighsaton- Mais usado em perfis que postou bastante e querem saber qual foi as palavra-chave que mais usou e quais são os tweets relacionados. Só será útil se for necessário fazer alguma busca de informações que já foram postadas.

Nos próximos artigos falarei sobre pesquisa on-line e como você poderá usar essas ferramentas para auxiliar seus negócios na web, tudo vai depender do objetivo e do ramo da sua empresa.

Compras Coletivas - Já pensou nessa parceria?

Não tem um site de venda ainda? Mas, quer vender pela internet e não tem muitos recursos para divulgar seus produtos? Além de tudo sua empresa só atua na sua cidade? Pois bem, pode ser uma boa opção firmar parcerias com empresas (sites) de compra coletiva, como eles dispõem de um ambiente para vendas de produtos ou serviços de outras empresas. Abaixo explico sobre esse tipo de negócio e onde sua empresa poderá ganhar com isso.

No início do ano 2000 ocorreram tentativas de colocar a ideia de compra coletiva em prática, entretanto, não se teve sucesso. Nos dias atuais essa forma de comprar em conjunto com outras pessoas a um preço reduzido estourou, os fatores que ajudaram ao sucesso foram as mudanças nas formas do negócio e ao grande número de pessoas que aderiram, e ainda aderem, a vida on-line e a fazer compras pela internet, o que tem aumentado a cada ano que passa.

O novo modelo iniciou com empresas dos Estados Unidos (Groupon), que serviu de inspirarão para diversos sites (negócios) no Brasil. As compras coletivas, no Brasil, começaram há pouco tempo e já temos vários sites que utilizam a ideia. Alguns exemplos são:

Citybest 


Venda Coletiva




Venda Coletiva

O modelo de negócios dessas empresas funcionam da seguinte forma: Em parcerias com outras empresas o site oferece descontos de até 90% aos consumidores por um certo período (24 horas), se o número de compradores atingir o estipulado pela empresa, o comprador ganhará um cupom que deverá ser usado na loja que ofereceu a promoção. 

Esse modelo pode ser bom para o seu negócio, mas você terá que analisar diversos fatores para ver se é viável ou não para sua empresa, pois o site pode pedir descontos que não valerão a pena para você. Outro fator importante é que você terá que ter estrutura para atender bastante cliente (mantendo a qualidade) durante um período, pois suas vendas poderão aumentar significativamente devido aos descontos dados. Se a parceria for boa para ambos os lados você poderá ganhar no longo prazo, pois muitos que não conheciam,     podem vir a conhecer o seu negócio. 

Cursos On line com Certificado

Assim temos vantagens para o comprador, que comprará com ótimos descontos, para o site, que recebe uma comissão sobre as vendas, e para o seu negócio, que terá uma maior visibilidade da sua marca e dos seus produtos.

Cabe agora você verificar se algum desses sites estão em sua região, entrar em contato e tentar uma parceria que seja boa para o seu negócio.

Marketing On-line - Por que não?

Marketing On-line

Há poucos dias andava no centro de uma cidade no interior de Minas Gerais e avistei a inauguração de uma loja, pertencente a uma pequena rede do estado. Muitos da cidade sabiam daquele dia, encheram o local, pois a empresa tinha usado as mídias tradicionais (Outdoor, Radio, Folheto...) e fizeram uma boa divulgação.

Quando sai da loja uma pessoa me entregou uma ficha, que poderia preencher para concorrer a um bom prêmio. No momento que comecei a preencher, me questionei: Por que eles não solicitaram meu e-mail naquele cadastro? A partir daquele momento comecei a me perguntar: Será que essa empresa não usa o Marketing on-line? Se não usa, Por que não o faz?

Curioso, fui buscar mais informações sobre a empresa e suas ações on-line, foi quando vi, em uma pesquisa superficial, que aquela empresa não utiliza o Marketing on-line.

Partindo do pressuposto que ela não utilize estratégias on-line, me perguntei: Por que não? Seria porque não conhece esses recursos, ou por que já tentou e não deu certo, se foi esse caso será que as campanhas foram bem feitas? Ou por que ainda é uma empresa pequena e não precisa usar o Marketing Digital?

Assim, pensei em algumas ações que ela poderia fazer, e que você também pode. Todas ações que citarei abaixo são usadas, também,  por empresas pequenas e do interior, e que em muitas vezes obtém resultado satisfatório. Na própria cidade desse caso que apresentei, existem empresas que têm estratégias on-line. São elas:
  •  Campanhas em Portais, sites, blogs da cidade e região que atua (podendo ser blogueiros da cidade também);
  • Campanhas para consguir uma mailing de pessoas ligadas ao público alvo, para depois manter relações, fazer ações de e-mail Marketing.
Mas, atenção: para uso dessa ferramenta deve-se tomar alguns cuidados, que apresentarei em outros posts;
  • Site de vendas (e-commerce). Já é utilizado por uma empresa semalhante a citada e que só atende na micro-região, e com sucesso. Essa é uma ideia, nesse caso, restrita, mas dependendo do seu produto e mercado, por que não vender em outros estados, ou quem sabe em outros países?;
  • Redes sociais - Exemplo de ações: Pesquisa e relacionamento com público alvo. O Twitter permite você encontrar pessoas da sua cidade e região, pelo site Nearbytweets, pelo Orkut, facebook e outras que melhor enquadre ao seu negócio e aos seus clientes.
Com essas ações, uma empresa, embora pequena, consegue alcançar o seu público alvo, que, talvez, por outros meios não conseguiria. Outro fator importante é o de manter um relacionamento mais próximo e duradouro, e, por fim, aumentar o desempenho comercial.

O Marketing Tradicional é muito importante, mas você poderá ter resultados melhores com ações off-line, integrada a ações on-line (importante é que o Marketing on-line seja feito planejado e ande em conjunto com as outras ações).

Muitas empresas pensam que por serem pequenas não precisam entrar no mundo digital, mas estão enganadas, pois elas, querendo ou não, vão estar na web (por exemplo, em uma crítica de um cliente insatisfeito, no Twitter). Com isso, muitas vezes perdem excelentes oportunidades de ampliar o seu mercado, que em muitos casos não é atendido por grandes empresas (conceito long tail, esse artigo fala sobre o tema).

Se a empresa que citei tem ações on-line, com certeza, ou não, eu não posso afirmar, mas te pergunto: E a sua empresa, já utiliza o Marketing on-line? Por que não?

Prospecção de Clientes na Web

Prospecção de clientes


Muitas empresas por falta de tempo, por relaxamento, ou por achar que não é válido prospectar novos clientes deixam de aumentar suas vendas ou gastam mais, com visitas desnecessárias, por não fazer um estudo prévio do seu prospect e pré qualificá-lo.

A prospecção de clientes é uma ação contínua e deve ser feita de forma ordenada, deve-se primeiro localizar o público alvo, por meio de pesquisas, dimensionar o mercado, levantar informações do cliente para planejar as ações estratégicas. Após feito essa etapa começam as ligações, trocas de e-mails, visitas e reuniões até o fechamento da venda.

São várias as formas que isso poderá ser feito e a internet poderá ajudá-lo. Como? Dentre diversas outras formas ela te ajudará nas buscas de informações dos possíveis clientes e no mapeamento do mercado. Abaixo deixo exemplos das buscas que poderão ser feitas, gratuitamente, on-line e como usá-las:

- Busca de Associações, sindicatos, entidades de classe e outras instituições que estejam relacionadas ao público alvo para busca de informações sobre o setor ou para negociação de parcerias;

- Exame de fontes de dados (jornais, catálogos, revistas...); Em uma simples busca no Google, Yahoo ou Bing você consegue achar materiais que falam sobre seu possível cliente. Com essas informações você poderá direcionar melhor as negociações e também pré qualificar os Leads;

- Sites de listas telefônicas. Ex. Telelistas. Caso o seu cliente seja pessoa física poderá encontrar alguns dados pessoais nesse sites;

- Jornais de associações e sindicatos do setor de atuação, que poderá ser usado para divulgação e busca de dados;

- Busca por meios de comunicação (jornais e revistas) na região de atuação para envio de releases com o intuito de conseguir publicidade gratuita;

- Usar as Redes Socias para saber mais sobre o seu público;



- Busca por catálogos e CDs de empresas ligadas ao seu negócio;

- Procura por eventos onde seus clientes estarão, para conhecer melhor o mercado e até fazer contatos;

- Busca de informações de pessoas (físicas ou jurídicas) ligadas ao seu negócio em diversos sites gratuitos, como por exemplo:

Nacional

Ilocal


Internacional


PeopleFinder - (oferece informação mediante pagamento de uma taxa).

Obs: os endereços que forem regionais podem ter seu respectivo similar em outros estados.

Após feita essas buscas você terá informações suficientes para direcionar as conversas nos contatos de vendas e conseguirá mapear o mercado que deseja atuar.

Você poderá, também, conseguir contatos de possíveis clientes de forma "passiva", ou seja,  esforçar-se para que eles procurem sua empresa. Mas como fazer? As formas são muitas, poderão ser usadas mídias tradicionais (TV, Revista...) ou o mídias on-line (Redes Sociais, blogs, link patrocinado, e-mail marketing...). Cada uma dessas mídias tem as suas particularidades, mas com relação as on-line falo mais em outros posts.

Podemos observar que a internet pode, e muito, nos ajudar na prospecção de clientes, tanto nas busca de informações, para traçar as estratégias de vendas, como em campanhas on-line.


Prospecção de Clientes

A Internet e as Mudanças nos Negócios - Uma Visão empresarial

Internet e os Negócios

No outro artigo (Uma Visão Social) falamos sobre mudanças de comportamentos nos relacionamentos interpessoais e mudanças na forma de viver, agora vou citar outras transformações dando enfoque no relacionamento entre empresa/cliente.

Todo esse ambiente que a internet nos trouxe mudou a maneira de relacionarmos com o mercado, assim, abaixo cito algumas mudanças e quais as estratégias estão sendo usadas no mundo dos negócios.

1 – A arte de discordar educadamente


As discussões tomaram outra forma, podendo iniciar no youtube, twitter, orkut e outras mídias sociais e com caráter, em alguns casos, agressivo. Os blogs apresentam claramente a satisfação ou insatisfação de uma pessoa perante um produto ou serviço.

E, nesse ambiente as empresas, querendo ou não, já estão na internet, pois alguém pode, por diversos meios, falar bem ou mal dos seus produtos. Esse é um bom momento de você surpreender seu cliente e atendê-lo sem ele esperar. Aprofundo mais sobre esse assunto no artigo Monitoramento da sua Empresa.

2 - Celular “Multifuncional”


Foi-se o tempo em que o celular era usado para fazer somente ligações, hoje ele oferece várias funcionalidades: GPS, filmadora, máquina fotográfica, acesso a internet, envio de tweets, e muito mais.

Ações de marketing pelos celulares ou dispositivos móveis estão ái, você já imaginou fazer uma campanha para o seu possível cliente quando ele estiver passando perto do seu estabelecimento (exemplo restaurante) e procurar no seu celular qual é o restaurante mais próximo de onde ele está? Pois essa é uma das diversas ações que os dispositivos móveis permitem para ações de Marketing Digital.

3 – Listas de telefone


A internet oferece de tudo, e você acha os dados completos da pessoa que procura, diferente das antigas páginas amarelas.

Sua empresa só é encontrada no nos catálogos ou na “Tele listas” quando procurada na web? Então acho que já é hora de pensar em criar uma página na internet. Aí você pode se perguntar – Mais eu tenho uma micro empresa, não é preciso, é?  Sim, é preciso, você pode encontrar um mercado sem barreiras no mundo on-line.

4 – Lojas de música


As pessoas não estão querendo mais pagar 20, 30 reais por um CD, pois conseguem fazer o download de músicas gratuitamente na internet. Será que esse mercado acabou?
Não só esse, mas diversos mercados estão tendo que adaptar às mudanças. E o seu negócio está preocupado em acompanhar as transformações que a web está traz?

5 – Álbuns de fotos e projeções de slides


Novas formas de compartilhamento de fotos ganharam o espaço daqueles álbuns que eram vistos em grupos de amigos. Facebook, Flickr tomaram conta e são “álbuns digitais” que além de ver as fotos, você deixa seu comentário.

É muito importante que uma empresa esteja presente nas Mídias Sociais, basta você fazer uma busca de quais mídias estão o seu público alvo e criar estratégias de atuação nesse ambiente.

6 – Depender de agentes de viagens para marcar férias


Para fazer uma viagem de final de ano não precisamos, obrigatoriamente, passar pelo agente de viagens. Sites especializados te oferecem a melhor viagem, com um valor  bem accessível, sem você precisar ligar para eles. Pode ser feito tudo pela internet

Tem aumentado muito os consumidores que fazem compras on-line, de produtos ou serviços, e você não pode perder esse mercado. Com um e-commerce você passa a vender para qualquer lugar do mundo sem mesmo precisar sair da sua cidade.

7 – Famosos ainda não descobertos


Não tem mais desculpa, qualquer um com uma boa ideia pode fazer sucesso. São vários os site que possibilitam as pessoas a mostrarem o seu trabalho. Myspace, para os músicos, youtube para qualquer um e vários outros

Sua empresa também pode ser famosa, fazer um filme com baixo custo e com um grande poder de visualização. O que antes era chamado de “Boca a Boca” e hoje se fala muito como marketing viral, tem um ambiente totalmente favorável, pois o poder que as Redes Sociais têm em tornar uma ideia interessante em um viral e estrondoso.  

8 – Escrever cartas


Ter aquele prazer de receber uma carta escrita a mão está cada vez mais raro. O e-mail e muito mais rápido e barato e você nem precisa sair de casa para enviá-lo.

Nesse contexto temos outra forma de Marketing Direto para sua empresa, o envio do e-mail marketing, que tem um custo baixo e pode dar um bom retorno. O e-mail marketing ficou banalizado, devido ao seu uso errado por diversas pessoas (empresas), e é muitas vezes considerado como Spam, entretanto se for feito seguindo alguns passos você poderá ter um bom retorno. Falarei mais sobre esse assunto em outro post.

As possibilidades que sua empresa, seu site ou blog encontram com ações digitais para divulgação dos trabalhos são muitas e o melhor é que as formas de interação e relacionamento com o seu público podem ficar muito mais baratas com estratégias online, falo mais sobre esse assunto no artigo Campanhas com Baixo Custo e Bom Desempenho. O marketing Digital é um bom complemento para ações off-line.




Fonte de inspiração para esse artigo - rafaelqueirozonline.blogspot.com

Fonte da imagem - www.templatesbox.com

Se tiver outros exemplos deixe nos comentários.
Abraços
Ricardo 

A Internet e as Mudanças nos Negócios - Uma Visão Social

Internet e os Negócios

A internet tem mudado bastante a maneira de viver das pessoas e empresas. Os comportamentos, hábitos e postura que tínhamos no passado já não são mais os mesmos e as formas de relacionamento também estão diferentes.

Vou dividir esse assunto em dois artigos, sendo que nesse abordarei as mudanças de comportamentos pessoais, no segundo falarei das mudanças de relacionamento das empresas com seus clientes e vice versa;

Listo abaixo, com adaptações, 8 mudanças de comportamentos nos relacionamentos interpessoais e mudanças na forma de viver;

1 – As conversas familiares ficaram online


As conversas familiares que eram feitas na sala de jantar, televisão ou outros locais da casa agora estão sendo por msn, skipe e por meio de tantos outros meios, só que o mais interessante é que as conversas muitas vezes acontecem “debaixo do mesmo telhado”, mas em cômodos diferentes.

2 – As conversas entre amigos (virtuais ou não) também ficaram online


As pessoas se encontram, ficam um tempo junto, depois despedem umas das outras e vão para casa, acessam a internet e continuam a conversa (virtual). Tem também os amigos virtuais que nunca se encontraram, mas que estão sempre em contato pela web.

3 – Assistir televisão acompanhado


Uma coisa em extinção, e quando ocorre se limita a eventos esportivos e reality shows. A internet permite que várias pessoas assistam ao mesmo programa em diferentes horários.

4 – Pontualidade


As pessoas, antes do celular, faziam de tudo para cumprir os horários do seu compromisso com os amigos, mas o que vemos hoje, e com frequência, são amigos comunicando o seu atraso poucos minutos antes e por meio de mensagens textuais. É uma mudança que a era da conectividade nos trouxe. E a palavra, onde fica?  




5 – Memória


O armazenamento do conhecimento na mente de alguém se tornou menos valorizado, pois a internet nos permite destrinchar um assunto, por mais diferente que possa ser, em poucos minutos. O Google, Yahoo, Wikis e muitos outros “têm uma boa memória e te ajudam a lembrar”.

6 – O intervalo de almoço e a alimentação


E como anda sua alimentação, você deixa o seu computador para almoçar? Ou come qualquer coisa enquanto responde e-mails e confere as últimas noticias do mercado de ações?

7 – Decorar números de telefone


Já foi o tempo que isso acontecia, depois de digitado os números na agenda do celular, você nunca mais olha para eles.

8 – Matar tempo


Você se lembra da última vez que você ficou olhando o céu por uma hora, fazendo uma leitura para descontrair ou ficou abraçado com seus familiares rindo e jogando conversa fora? A internet e o poder de atrair atenção das pessoas são implacáveis. Não da para resistir.

Será que estas mudanças foram para melhor? Cada um poderá ter uma resposta, mas a verdade é que mudou e no mundo dos negócios temos que levar isso em consideração. As pessoas mudaram suas formas de viver e seus hábitos, cada vez mais estamos conectados e as empresas têm que se adaptar a esse cenário.

No próximo post abordarei como essas mudanças afetam o relacionamento empresa/cliente (ou possíveis clientes).

Fonte de inspiração para esse artigo - rafaelqueirozonline.blogspot.com

Fonte da imagem - www.joganogoogle.com.br
Ricardo 

2 maneiras de fazer sorteio pelo Twitter!

Você está querendo divulgar a sua empresa, seu Blog ou seu site? Realizar sorteios no Twitter pode ser uma boa opção e poderá te dar um bom retorno

São várias as maneiras e ferramentas usadas para se fazer um sorteio pelo Twitter. Abaixo listo duas:

1° Sorteio pelo Sorteie.me


Simples e prático, o site permite o sorteio de até 10 pessoas ao mesmo tempo, basta entrar com os dados da sua conta do Twitter e escolher como será o Sorteio. Você tem duas opções para utilização dessa ferramenta:

- Fazer o sorteio para todos os seus seguidores, ou,
- Realizar o sorteio entre as pessoas que deram Retwitte em uma URL que você definiu anteriormente. O site só aceita a URL encurtada pelo Migre.me, site que encurta URLs e que permite o acompanhamento dos perfis que a Retuitaram.
Obs: Independente do n° de RTs a ferramenta considera cada perfil como um participante.

Segue imagens ilustrativa de um sorteio no Sorteie-me.
Inicio do Sorteio:

Sorteio no Twitter

Resultado do Sorteio. Nesse exemplo escolhi um ganhador que RT a URL http://migre.me/1bidK:

Sorteio no Twitter


2°- Sorteios no Twitter pelo site Random (sistema que o Sorteie-me utiliza)


Sistema que gera resultados aleatórios. Como o sorteio é feito por números é preciso usar outras ferramentas para divulgação do resultado, como sugestão deixo o excel, e o Twitpic (site que armazena imagem) para divulgação do resultado.



Os passos para o Sorteio seriam


1 - Criar a ideia da promoção;
2 - Elaborar o regulamento - É importante colocar como obrigatório a inclusão de uma Hasttag na mensagem que a pessoa deverá twittar para concorrer, pois facilita o acompanhamento da campanha. Ex. "Eu quero ganhar um Livro que a #venderon irá sortear quando tiver 2000 seguidores."
3 - Colocar o nome de todos participantes  e os seus respectivos números em uma planilha excel;
4 - Ir ao site random.org e realizar o sorteio.
5 - Divulgar o resultado pelo twitpic.

Abaixo segue duas imagens ilustrativas de um sorteio feito dessa forma:
Site Random:

Sorteio no Twitter


Resultado no Twitpic:

Sorteio no Twitter


Esses recursos são muito utilizado para aumentar a popularidade do perfil, para divulgação de um site, blog ou produto, aumentar as vendas e para interação com o seu público. Muitos empresas utilizam esse recurso que já é bastante conhecido. Conheço uma empresa que triplicou a venda de um produto durante uma campanha  apenas utilizando esse recurso.

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