A interação é tudo nas redes sociais – Case: “Campeonato” do conhecimento

Interação nas Redes Sociais


Como tenho tido um bom feedback dos leitores do nosso site sobre o artigo A importância da interação nas redes sociais decidi escrever um outro case que vivenciamos por esses dias, só que agora não tivemos problemas.... “Ufa, rss”. Tudo correu além das expectativas, assim vou falar do que fizemos, o retorno que tivemos e irei dar dicas sobre interação nas redes sociais, levando em consideração esse case.

Sempre estamos trazendo novidades para o nosso público e as duas últimas campanhas que tínhamos feito tiveram um ótimo retorno, entretanto percebi que a segunda já não teve um retorno igual a primeira, que era novidade, assim decidi inovar e comecei a buscar novas ideias para o lançamento de um novo produto, estava com algumas ideias, mas queria ver a opinião do nosso público. O nosso desejo era fazer o lançamento de uma forma diferente nas redes sociais, tínhamos o prêmio, mas a ideia não estava toda formatada, foi então que “plim” iniciamos a interação...

O aquecimento


Começamos então a buscar a opinião do nosso público para a promoção, para isso seguimos alguns passos:

 - Falamos o interesse que tínhamos em realizar a promoção com nosso público;
- Pedimos sugestões (seus fãs devem se sentir parte do produto, da campanha, da ideia concebida...);
- Ouvimos as sugestões;
- Colocamos em votação (de forma indireta) as ideias dadas pelos fãs;
- Dentro das ideias apresentadas e escolhidas pela maioria incrementamos a nossa parte para surpreendermos nosso público;
- Após a ideia formada colocamos para aprovação de todos; Obs: Nossa fan page nunca teve tanto curtir e comentários nas mensagens;
- Após tudo certo demos um ar de mistério até apresentarmos a ideia e iniciarmos a promoção.

A campanha (ideia)


A primeira ideia foi a de um quiz, onde quem acertasse ganharia o prêmio, nesse meio várias outras ideias incrementaram a ideia principal. No final decidimos fazer um concurso cultural em forma de “campeonato” onde teríamos sete perguntas voltadas a área do nosso público (algumas estavam relacionadas ao premio – curso online) e cada uma seria postada em um dia e o grau de dificuldade das perguntas aumentaram a medida que os dias se passaram, ao final quem mais tivesse acertado ganharia o prêmio. Se fossem mais ganhadores iríamos sortear o premio entre eles pelo site random.org.

Nesse case criamos uma aba específica no Facebook para a campanha, fizemos o regulamento, apresentamos a ideia e divulgamos o campeonato pelos nossos canais de comunicação.

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Resultado


Com esse campanha tivemos resultados positivos como:

- Aumentamos a interação com o nosso público, o número de fãs da nossa fan page e as vendas da empresa – tudo feito de forma indireta;
- A interação foi continuada;
- Geramos expectativas em relação a nossa página, que aumentou o número de visitantes e as interações;
- Divulgamos o resultado parcial o que gerou bons retornos dos fãs pela clareza da promoção;
- Ouvimos a opinião dos fãs, uma delas foi a que tivemos 25 ganhadores e apenas um ganhou o prêmio, mas os outros pediram pelo menos um brinde, nesse caso nós os ouvimos e demos descontos nos produtos ou outro prêmio da empresa, você poderia dar uma camisa da sua marca, uma calculadora..., enfim no nosso caso foi alguns produtos que tínhamos, mas poderia ser qualquer outro porque o que valeu foi ouvirmos a sugestão.

Ferramenta


Para esse concurso cultural usamos algumas ferramentas:

- Para o somatório dos pontos usamos o Excel, mas você poderá criar outras formas que facilitem esse monitoramento (aplicativos específicos, scripts...) o ideal para uma empresa grande seria criar um aplicativo próprio para a campanha, mas no nosso caso não foi necessário;

- E para as perguntas do campeonato foi usado um aplicativo de perguntas e respostas do próprio Facebook. O Facebook Question.

Dicas para concursos culturais


Após essa e diversas outras campanhas que tenho feito e vivenciado nas redes sociais deixarei algumas dicas que poderão ajudar o desempenho da sua empresa no Facebook:

- Gere expectativa para seu público;
- Surpreenda seu público;
- Interaja sempre;
- Nunca fique na mesmice, traga sempre novidades para seus fãs, amigos, seguidores.... ou seja sempre que ver que o que você está fazendo já está ficando batido, mude, mas seja o primeiro do seu nicho...;
- Ofereça brindes relacionados ao seu negócio, de preferência da sua empresa ou parceiros;
- Envolva seu público e instigue a participação deles na sua fan page;
- Conheça seu público;
- Ofereça entretenimento;
- Ouça o que seu público tem a dizer e sempre que possível os envolvam na concepção de uma ideia, novo produto..., enfim faça com que eles sejam parte integrante do seu negócio;
- Mude, inove, crie... seu público irá agradecer;
- Tenha sempre uma ideia pré-concebida do que quer e onde quer chegar e esteja aberto a sugestões;
- Use as ferramentas certas para sua campanha;
- Se for criar uma promoção, concurso, campanha... crie um regulamento claro, pois é ele que dará transparência ao seu evento;
- Se sua campanha for para o Facebook crie um evento para ela, o retorno poderá te surpreender;
- Divulgue a campanha nas outras redes sociais que sua empresa ou blog participa;
- E por fim seja transparente em tudo que for fazer, isso te dará credibilidade.

Essa foi uma campanha que, diferente da outra comentada no artigo A importância da interação nas redes sociais não tivemos problemas, mas como toda ação que fazemos em um ambiente social ficamos expostos, nessa chegamos a ter momentos que tivemos que orientar os participantes a lerem o regulamento e com isso evitar problemas futuros.

E você já tem alguma experiência com concursos culturais em redes sociais? Nos conte nos comentários.

2 comentários:

  1. É muito raro um artigo que trate deste tema com tanta objetividade e clareza. E o melhor! Sem ficar empurrando um lero lero que não chega a lugar algum. É uma pena que vários blogs e site "conceituados" não tenham esse conteúdo.

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  2. Olá Bruno,

    Obrigado pelo comentário...

    Abraços

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