E-mail marketing. Qual Mailing Usar?

Mailing para Email Marketing


Utilizar campanha de e-mail marketing é uma forte arma para uma empresa aumentar suas vendas, comunicar suas novidades com seu público, oferecer conteúdo de qualidade e fazer pesquisas online , mas, muitos não sabem aproveitar dessa ferramenta e pensam que o que vale é a quantidade de disparos realizados.

Se o que valesse mesmo fosse a quantidade de envios, independente da procedência da lista ou, até mesmo, do público receptor da informação, seria muito fácil, pois uma empresa poderia comprar uma mega lista, dessas que vemos a todo momento disponível para venda na internet, e ganhar muito dinheiro, mas as coisas não são tão simples assim.

Para que uma campanha de e-mail marketing seja bem sucedida deverá atingir o público que deseja consumir a informação contida naquela mensagem, caso contrário poderá oferecer, por exemplo, um curso online voltado ao profissional da saúde para um contador, ou, uma notícia voltada para educadores enviada para alunos.

As mailings devem ser bem organizadas, com e-mails existentes e fidedignos, caso contrário, o investimento, financeiro ou de tempo, não compensará e o resultado será insignificante. Podendo, em alguns casos, até prejudicar a reputação de um negócio.

São várias as formas de enviar uma campanha de e-mail marketing, sendo por malings próprias, de terceiros e compradas, assim, antes de escrever este artigo fiz alguns testes de envios por diversas listas e deixo um breve de cada uma, suas vantagens e desvantagens:

Cursos On line com Certificado


Mailing de terceiros


Mailing de terceiros é quando se compra disparos de e-mails para listas de Associações, Conselhos de classe, sindicato, editoras da área, blogueiros que oferecem esse serviço e que estejam ligados ao negócio de uma empresa, enfim, são envios onde, normalmente, se paga pelos envios, mas, a empresa não toma posse daqueles contatos.

Essa forma de envio pode dar um bom retorno se a empresa contratada for séria e atualizar constantemente a sua lista, mas, é bom que se faça uma análise do custo benefício, da empresa e do retorno que o envio poderá proporcionar para o negócio. Dependendo do nicho e do serviço contratado pode-se encontrar bons preços e obter um bom retorno.

Vantagens:

- O e-mail terá a “Assinatura” da empresa contratada – É como se a empresa ou blog contratado estivesse endossando o produto;
- O resultado é imediato;
- Investimento baixo (dependendo do nicho e da empresa contratada);
- Não é necessário estrutura para realizar os envios, uma vez que tudo é feito pela empresa contratada;
- Normalmente essas empresas pedem permissão para envios de materiais de parceiros – opt-in.

Obs: É interessante solicitar o relatório para a empresa contratada com o resultado dos envios.

Desvantagens:

- O resultado é apenas de curto prazo;
- A mailing da empresa pode estar desatualizada;
- Algumas empresas cobram um valor alto por envio de campanha.

Mailing comprada


Essa é a pior forma de enviar as campanhas de e-mail marketing, pois são listas compradas e que não são confiáveis. A empresa que adquiri essa lista poderá usá-la como achar melhor e por tempo indeterminado, mas, os donos dos dados não sabem da existência da empresa que a adquiriu seu contato.

Envios de e-mails para essas listas são considerados SPAM, pois a empresa que a adquiri não solicitou o envio para os proprietários daqueles contatos, o mesmo acontece para as outras empresas que comprarem essa mesma lista.

Vantagens:

Se pudéssemos falar em vantagens para gastar dinheiro e tempo com essas listas, seria que as listas são baratas e fáceis de conseguir, mas, esse é um barato que sai caro.

Desvantagens:

- O retorno é baixíssimo;
- A taxa de abertura e de clique é muito baixa;
- Se a lista está a venda qualquer um pode comprar, logo, aqueles contatos receberão diversos e-mails não solicitados e o seu será mais um e passará despercebido;
- As listas podem estar totalmente desatualizadas, com contatos inexistentes e informações não confiáveis;
- Esses contatos não solicitaram o envio de e-mails da empresa que comprou a lista (opt-in);
- O IP e o domínio da empresa podem ser prejudicados, pois os e-mails poderão ser denunciados e ir parar na lista negra, o que irá prejudicar as próximas campanhas.

Mailing própria


Essa é a melhor opção para envios de e-mail marketing, pois é uma lista construída pela empresa que irá enviar as campanhas, o que permite organizar os contatos de forma segmentada visando atingir a pessoa que tem interesse na informação enviada.

Com uma mailing própria a chance de se ter um resultado bom é bem maior que as outras alternativas. Para que uma pessoa tenha interesse em fazer parte de uma lista a empresa deve oferecer alguma coisa que desperte a atenção pelo conteúdo que será oferecido. Algumas alternativas para as pessoas se cadastrarem em uma mailing é oferecer atrativos como, por exemplo,  e-book gratuito, demonstrativo de um software, demonstrativo de um curso, promoções exclusivas para os assinantes daquela lista..., enfim, são várias as possibilidades para chamar a atenção de uma pessoa para sua mailing.

Vantagens:

- Boa taxa de abertura e de clique;
- Campanhas apresentam um bom desempenho;
- Resultado em médio e longo prazo;
- Permite a segmentação dos envios por preferências do público.

Desvantagens:

- É necessário tempo para se ter uma boa lista de contatos ou um alto investimento para atrair pessoas para participar da sua base de contatos.

Conclusão

No e-mail marketing tem que haver interesse do público receptor em receber a informação de uma empresa. Por isso, é de suma importância ter o aval das pessoas que irão receber seus e-mails (opt-in), ou, pelo menos, ter tido um contato prévio com os possíveis assinantes (soft opt-in). Outro ponto importante é a organização das listas de contato para atingir o público certo com a mensagem adequada.

Essas são formas de envios de e-mail marketing que testei, se tiverem experiência em campanhas de e-mail marketing com algumas dessas listas, ou outras não mencionadas acima, deixe nos comentários.

Fonte da imagem: www.makeitinmusic.com

Como Fazer uma Promoção no Facebook usando o app do Sorteie.me

No post passado falei das vantagens de se fazer um sorteio, agora vou mostrar passo a passo como usar o aplicativo sorteie.me, que está de acordo com as diretrizes do Facebook para realização de promoções, assim abaixo vou mostrar os passos para realização de sorteios com esse app.

1 – Permitir o acesso do aplicativo Sorteie.me


O primeiro passo é entrar no app e permitir que ele acesse sua fan page.

Permitir o acesso do aplicativo Sorteie.me

2 – Adicionar aba de promoções na fan page


O próximo passo é você selecionar a fan page onde fará o sorteio e adicionar a aba promoções. O nome da aba vem como nome padrão Promoções, que poderá mudado caso você queira. Feito isso o app estará disponível na sua fan page

Adicionar aba de promoções na fan page
.
Para que ele não apareça com uma aba é só removê-lo em aplicativos, na parte de edição da sua fan page e quando for usá-lo novamente e só adicionar

3 – Criar e gerenciar promoções na sua Fan Page


Após instalado você deverá clicar em gerenciar promoções.

Criar e gerenciar promoções na sua Fan Page

O próximo passo é criar uma uma nova promoção, descrever sobre o sorteio e estipular o regulamento. Na descrição você poderá aproveitar para falar do produto que será sorteado e no regulamento colocar as regras para essa promoção, data do sorteio...

Criar e gerenciar promoções na sua Fan Page

Note que após salvar o sorteio você terá a url da promoção que poderá ser divulgada em outras mídias sociais.

Criado o sorteio ele estará disponível na sua fan page para as pessoas participarem, na aba promoção. Quando uma pessoa visitar sua fan page na aba o sorteio aparecerá apenas a descrição da promoção, mas ao clicar em regulamento ela poderá visualizá-lo. 


descrição da promoção

Depois de clicado no regulamento aparece a descrição, as pessoas que estão participando do sorteio e o regulamento.

Regulamento da Promoção


Para alguém participar deverá curtir a sua fan page, clicar na aba da promoção, permitir o app do sorteie.me e clicar em quero participar. 

Obs: caso a pessoa clique em quero participar sem curtir sua fan page receberá essa mensagem comunicando que ela deverá curtir a página para depois participar.

Curtir fan page

4 - Realizar o sorteio no Facebook


Dada a data marcado você irá realizar o sorteio, para isso basta entrar em gerenciar promoções e clicar em sortear no sorteio que você criou, escolha quantas pessoas você irá sortear e clique em sortear novamente.

Realizar o sorteio no Facebook
Feito isso aparecerá a url com o ganhador.

url com o ganhador da promoção

Quando clicamos somos direcionados ao ganhador.

Ganhador da Promoção no site Sorteie.me

Já temos o ganhador, caso você queira sortear outra pessoa naquele mesmo sorteio você poderá, a unica coisa que acontecerá é uma mensagem informando que já foi um ou mais sorteio para aquela promoção.

Realizar outro sorteio

Veja que que o aplicativo mostra o histórico dos sorteios já realizados para aquela promoção.

Para terminar vai uma dica para você aumentar o número de fãs da sua fan page: 

- Coloque a aba promoções como sendo a guia padrão para os visitantes da sua página, para fazer isso é só ir em editar sua página > gerenciar permissões e por fim marcar a aba promoções como sendo a guia de destino padrão.

Esse é um aplicativo que testei para fazer sorteio no Facebook, mas provavelmente existem outros que não foram citadas acima e que eu desconheço. Se você tiver experiências com outros aplicativos nessa rede social (negativas ou positivas) deixe nos comentários.


Vantagens de se Fazer um Sorteio no Facebook

Facebook tem mostrado cada vez mais a sua força e a cada dia que passa tenho visto as empresas o utilizando com mais intensidade como ferramenta para o Marketing Digital do seu negócio.

Há um tempo falamos sobre algumas formas de sorteio no Twitter,  mas esse tipo de promoção tem ficado cada vez mais “batida” e as pessoas estão retuitando as informações para participar dos Sorteios e promoções, mas não vêem sequer o link que estão repassando.

Realizar um sorteio no Facebook tem suas vantagens, mas para realizar uma promoção nessa rede social você deverá verificar as orientações estipuladas pelo Facebook. Uma delas é que para realizar qualquer tipo de promoção no Facebook você não poderá usar suas funções para a pessoa participar, como por exemplo, usar o botão curtir como sendo fator da participação de alguém em um sorteio.

Para se criar uma promoção sua empresa poderá desenvolver um aplicativo especifico ou usar o de terceiros. Uma ferramenta que tenho usado é o Sorteie.me, que tem me atendido bem  até o momento.

Pois bem, as vantagens de se fazer um sorteio no Facebook são:


- Você poderá aumentar o numero de fãs da sua fan page, realizando um sorteio somente para os fãs que quiserem participar;

- Sua promoção pode se viralizar pelo Facebook e sua marca ganhar uma maior visibilidade;

Obs: Quando uma pessoa participa da sua promoção com o aplicativo sorteie.me a informação não é compartilhada para os amigos do perfil dela, pois esse ato é considerado SPAM pelo Facebook, então se for fazer um aplicativo se atente para isso.

- O Facebook facilita a interação com seu público;

- Você poderá falar sobre o produto que irá sortear, sobre a promoção e também colocar o regulamento do sorteio no próprio aplicativo sem necessidade de sair do Facebook, ou seja, tudo começa e termina na plataforma da rede social;

- O Facebook permite a criação de um evento convidando todos seus fãs para o sorteio o que fará com que a promoção seja difundida com mais facilidade. Com um evento criado para um sorteio tive a experiência em aumentar o numero de fãs de uma fan page de maneira considerável e o que é mais importante tivemos bastante gente interagindo com a nossa marca.

A interação é muito importante em ações nas mídias sociais e no Facebook se torna ainda mais importante, pois as atualizações da sua fan page só aparecerão na timeline das pessoas que interagem com sua marca. Assim, é interessante sempre trazer novidades para seus fãs, para eles compartilharem com seus amigos ou curtirem sua página, o sorteio é apenas uma delas. 

Mas, cuidado ao escolher o brinde a ser sorteado, pois se ele não tiver nada a ver com seu público você irá ganhar fãs que não têm interesse no que é oferecido na sua fan page (vagas de emprego, artigos, vídeos, novidades da sua empresa...). O interessante é oferecer produtos da sua empresa ou de empresas que têm o mesmo público que o seu e complementam seu negócio.

- As pessoas poderão curtir a sua promoção (não me refiro a fan page), informação que aparecerá no perfil de quem a curtiu, o que ajuda na divulgação da sua marca. Veja na imagem abaixo

Botão Curtir no Facebook
Essas são algumas vantagens que vi ao realizar sorteio no Facebook, mas com certeza existem outras que não foram citadas acima. Se você tiver experiências com sorteio nessa rede social (negativas ou positivas) deixe nos comentários. No próximo post vou mostrar como usar o aplicativo sorteie.me para realizar um sorteio, aguarde.

A importância de um Blog para o Profissional da Área de Saúde

A pedido da amiga Kilza do site Dicas de Nutrição irei falar qual é a importância de um blog para um profissional da área da saúde.

Já faz um tempo que a forma como as pessoas buscam informações sobre um produto ou serviço vem mudando. Antes, para se ter uma informação sobre determinado serviço as pessoas buscavam saber a opinião dos amigos e colegas que os rodeavam, hoje essa situação ainda acontece, mas, agora essas informações são procuradas na internet por meio de amigos no orkut e no Facebook, seguidores no Twitter, em comunidades, sites, blogs e tantos outros meios.


Os futuros clientes de uma empresa ou de um profissional liberal normalmente querem saber mais sobre a pessoa ou negócio que irão contactar para prestar o serviço por ele desejado, e, para isso, não há nada melhor e mais prático do que buscar na internet, seja por buscas no Google, em portais especializados na área, em sites ou blogs. Assim, o profissional deve estar onde seu público está, se ele está online você deve estar lá também.

O profissional deve quebrar a barreira de focar o marketing apenas nas redondezas de onde presta o serviço e expandir sua divulgação para internet, e uma boa forma é criando e atualizando um blog onde ele fale sobre sua área de domínio e sobre assunto de interesse do seu público. Mesmo que a sua forma de atuação seja local, na sua cidade, temos que pensar que a maioria das cidades têm acesso à internet e as pessoas pesquisam de tudo pela web.

Muitas vezes podemos encontrar barreira nesse meio de uma pessoa mostrar seu trabalho e seu conhecimento sobre assunto que ela trabalha, pelo fato de que, muitas vezes, o resultado vem de forma indireta e a médio e longo prazo, afinal, para se ter resultados a pessoa tem que ganhar notoriedade primeiro para depois colher os frutos. Mas, de toda forma, se  o profissional quiser ter resultados mais rápidos a internet lhe proporciona ferramentas para isso, um exemplo é anunciar seus serviços pelo Google Adwords (publicidade feita por compra de palavras chave), entretanto, nesse caminho ela precisará de ter o seu "cartão de visita online" que é um site ou blog onde é o local em que a pessoa irá ser direcionada quando clicar no anúncio.

Mesmo pensando que esse tipo de ação não dará resultado o profissional deverá olhar ao redor e ver que tudo está cada vez mais integrado com o mundo online e que, mais dia menos dia, terão que adotar estratégias de marketing na internet, e que fujam um pouco dos famosos cartões de visita e anúncios nas mídias tradicionais (rádio, jornal...), não estou dizendo para parar com os outros meios mas, sim, acrescentar ações online às suas estratégias.

Algumas vezes me deparei com emails de pessoas interessadas em contratar meus serviços para uma consultoria em marketing digital tanto para empresas quanto para profissionais liberais.


Você deve estar se perguntado, mas, você não é da área da saúde?

É verdade não sou, mas, isso vale para todo tipo de prestação de serviço e com o profissional da saúde (Nutricionista, Fisioterapeuta, Médico, educador físico...) não é diferente. Como tenho muito contato com profissionais da área de saúde, tenho visto muitos que através do seu blog ou site conseguiram angariar novos clientes e, até mesmo, firmar parcerias para outros negócios que agregam a sua profissão.

Com um blog você poderá mostrar o domínio sobre o assunto que você trabalha por meio de artigos, vídeos, podcasts... seja como nutricionista, médico, como consultor sobre determinado assunto, como personal, enfim, você poderá gerar conteúdo sobre assuntos que interessam seu público alvo.

Fazendo isso, você será lembrado no momento em que alguém necessitar do tipo de serviço que você presta e até poderá virar referência no assunto, expandindo, assim, o seu leque de possibilidades de negócio.

Para exemplificar podemos dividir as buscas dos clientes (ou pacientes, dependendo do serviço) por serviços de profissionais da saúde de duas forma:

Quando já se tem nomes dos profissionais, e o cliente deseja saber mais sobre eles:


Quando alguém fica sabendo sobre determinado profissional, esse poderá buscar sobre ele na internet e nada melhor que, no momento da sua busca, venha o seu nome em vários artigos e vários sites de forma positiva. Isso com certeza contará a seu favor, principalmente, se o cliente estiver em dúvida entre dois profissionais encontrar mais notícias e informações sobre você.


Quando se faz a busca por profissionais:


Seu nome nos buscadores (Google, Bing, Yahoo...)


Do outro lado você poderá ganhar clientes, que, ao invés de buscar nos catálogos ou coisa parecida, fazem buscas por esse tipo de profissional pela internet. Exemplos de palavras que ele poderá buscar e que estão relacionadas ao que ele deseja e que o resultado poderá ser seu blog nos primeiros resultados:

- Nutricionista em Ipatinga. Veja uma imagem ilustrativa que encontrei quando procurei no Google pela palavra Nutricionista em Ipatinga. Note que o Site Dicas de Nutrição da Kilza é o primeiro a aparecer no resultado, o que dá crédito à profissional.



Nutricionista Belo Horizonte. Quando feita a busca no Google por Nutricionista Belo Horizonte obtive o resultado da imagem abaixo, onde podemos notar que, nesse caso, tive duas situações uma onde uma clínica aparece nos resultados, mas, pelo anúncio no Google Adwords como falado acima (n° 1) e a outra situação é a da Nutricio (clinica de nutrição) que aparece na primeira posição sem ser anunciante do Google Adwords (n° 2):


- Nutricionista Brasília. Nesse exemplo obtive vários sites e blogs nos primeiros resultados, mas, chamo atenção para o site da Andreia Torres que aparece em segundo na pesquisa pela palavra Nutricionista Brasília, nota-se que o site mostrado é feito e hospedado pelo Blogspot (hospedagem gratuita).

  

Outros exemplos (sem ilustração):

- Médico São Paulo;
- Personal Diet BH;
- Personal trainner no Rio de Janeiro.


Obs: O Google permite que você cadastre seu negócio no Google Places for Business o que te ajudará a ser localizado quando alguém fizer uma busca local pelo Google.

Obs: As pessoas poderão buscar por seus serviços de várias formas (por várias palavras) no Google, Bing, Yahoo... e caberá a você pesquisar quais são as palavras mais usadas pelo seu público para procurar os serviços que você ou sua empresa oferece e depois é só trabalhar para que seu blog apareça melhor nos buscadores quando essas palavras forem pesquisadas (mas, esse é um outro assunto que foge o objetivo desse artigo).

O blog é apenas um ponto que diz respeito ao trabalho ao Marketing Pessoal "online" de um profissional da área da saúde, porém, existem outros que não foram abordados nesse artigo. Mas, outras oportunidades surgem quando falamos de você mostrar seu serviço na internet através de blog, como:

- Parcerias com outros profissionais que complementam seu serviço;
- Novos negócios;
- Possibilidades de ganhar dinheiro com seu blog;

- Para quem prefere trabalhar como funcionário de uma empresa, um blog poderá te ajudar a conseguir um novo emprego, pois, as empresas estão cada vez mais antenadas na vida online das pessoas e muitas buscam novos profissionais pela internet;
- Parcerias com empresas;
- Possibilidade de ser o primeiro a conhecer produtos e serviços de empresas que atuam na sua área o que poderá acrescentar em sua profissão;
- Prestar consultoria online;
- Para quem gosta de escrever um blog é um bom ponto de partida para você divulgar um e-book que tenha feito ou um livro. Você pode usar sua estrutura para difundir seu livro e, também, para vendê-lo.

Enfim, abre-se um leque de oportunidades que até então você não pensava.

Deu para ver a amplitude do que estamos falando? Mas, é importante saber que o trabalho deve ser feito de forma profissional, afinal, quando falei de internet falei de exposição do seu nome publicamente, então, se for aderir à ideia de fazer um blog, faça da forma mais profissional possível, para que tudo que coloquei não tenha efeitos contrários e seu nome seja difundido negativamente.

Algumas sugestões de ferramentas (sites) para criação de um blog são:

Wordpress - Um dos mais usados por blogueiros profissionais.
Blogspot - Simples e fácil de usar, porém, um pouco limitado. Para criar um curso pelo blogspot recomendo esse Curso Gratuito Blogspot

Como Criar uma aba na Fan page do Facebook com o Static HTML for pages

O Facebook é uma plataforma que acrescenta muito nas campanhas de marketing digital de uma empresa. Essa rede social permite que você crie aplicativos ou use de terceiros, que acrescentarão conteúdo para sua fan page. 

Existem diversos aplicativos com finalidades diferentes e muitos poderão auxiliar no marketing digital da sua empresa. Com eles você poderá criar uma landing page customizada, página de boas vindas, página de contato, enfim são várias as possibilidades para você agregar a sua fan page.

Fazendo uma aba customizada sua empresa conseguirá atingir seu público com uma informação mais pessoal e de forma mais objetiva do que seria se uma pessoa que visitasse sua fan page aterrissasse na aba mural ou em informações. 



Mas como criar uma aba para minha Fan page?

Pois bem, são várias as formas de se criar uma aba para sua fan page, mas nesse artigo irei falar de um aplicativo que te ajudará a fazer uma boa landing page: O Static HTML for pages. Abaixo os passos para instalação e uso.

1 – Instalação do Static HTML for pages



Para começar a usá-lo você deverá instalar o aplicativo que está disponível nesse site e adicioná-lo a sua fan page, conforme imagem abaixo:

Instalação do Static HTML for pages


2 – Permitir acesso do aplicativo a sua fan page


O próximo passo é permitir que o Static HTMLfor pages acesse sua página, conforme mostra a ilustração.

Permitir acesso do aplicativo a sua fan page


3 - Cadastro da sua empresa


Quando você entrar pela primeira vez no app será preciso fazer um cadastro simples, com seu nome (empresa) e telefone. Preencha os campos necessários para ter acesso ao aplicativo.

4 – Entrar no Static HTML for pages


Feito a instalação, o aplicativo já estará disponível em sua fan page, em aplicativos. Para entrar basta clicar em “ir para o aplicativo” conforme ilustrado abaixo.

Static HTML for pages


5 – Criar aba personalizada


Após entrar no aplicativo você terá acesso a página de criação da sua aba personalizada.

Criar aba personalizada

Note na imagem que o Static HTML é bem simples. No campo What do you want to display? Você deverá escolher a linguagem que deseja usar para criação da aba. Outro campo importante é o Syndication e Accessibility onde você poderá escolher se a aba criada será para todos verem ou somente seus fãs, o que te ajudará a direcionar a sua campanha de acordo com o objetivo proposto, como por exemplo, se você quiser fazer uma campanha para angariar novos fãs é importante marcar a opção Everyone. Mas para fazer páginas diferentes para fãs e não fãs recomendo outro aplicativo que irei falar nos próximos posts.

O quadro principal da página é o local onde você irá colocar seu código em HTML, que será a sua aba personalizada. 

6 – Renomear o nome da sua aba


Por padrão, quando criamos uma aba, o nome dado a ela é HTML, para mudar basta você clicar em editar configurações no aplicativo e renomear para o nome que for mais adequado a sua necessidade. Veja ilustração.

Renomear nome da aba


7 - Criar outra aba


Vamos supor que você tenha duas campanhas ativas e com objetivos diferentes e público diferente, nesse caso você poderá criar uma segunda aba, para isso basta clicar em Add a second Static HTML application e criar uma nova página conforme mostra a figura abaixo.

Criar outra aba

Após criado, essa nova aba ficará disponível na sua página em aplicativos como mostra a figura do tópico 6, e o procedimento para criação será o mesmo.

8 – Visualização da página criada


Para você visualizar a imagem da sua campanha (caso tenha) deverá colocá-la em um servidor. Fique atento ao tamanho da arte da imagem que irá compor o seu código HTML, pois o espaço para ela aparecer é limitado em largura e se sua imagem for muito larga ficará com barra de rolagem.

Visualização da página criada
Obs: Lembre-se que sua imagem deverá estar em um servidor para aparecer, conforme mostrado na figura acima (meramente ilustrativa).







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