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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

11 Dicas para Melhorar sua Campanha de Email Marketing


Dicas de Email Marketing


Para sua campanha de e-mail marketing ter um melhor desempenho listarei abaixo 11 dicas práticas:

> A partir do momento que uma pessoa se cadastrar para receber sua newsletter ou suas campanhas de e-mail marketing envie para ela um e-mail de “boas vindas” bem montado e que diz o que você irá enviar para esse novo cadastrado. É de suma importância chamar a atenção do leitor, pois a partir daquele e-mail ele formará um conceito dos seus e-mails (do seu negócio), se ele o considerar um SPAM dificilmente irá abrir os outros que você enviar;

Certo dia me cadastrei na mailing de um site onde me prometia um mini curso gratuito, mas a primeira mensagem que recebi foi a de um vídeo de apresentação de um curso que estava a venda, ou seja fiquei com uma primeira impressão ruim daquele site, o que já me faz pensar duas ou três vezes antes de abrir os e-mails daquela empresa;

> Proporcione interatividade com seu público. Crie um ambiente onde as pessoas podem se expressar ou interagir com a sua empresa após clicar no seu e-mail. Exemplos: Criar um Hotsite divertido que prenda o visitante a sua marca ou direcioná-lo ao blog da sua empresa onde ele poderá se expressar e interagir com sua empresa. Caso seu interesse seja outro, facilite a vida do leitor e o direcione para uma landing Page objetiva;

> Sua empresa tem um chat comercial? Então, deixe um link que direcione o leitor para seu atendimento online, facilitando, assim, o esclarecimento das dúvidas que ele tiver sobre seus produtos/serviços;

> Trate o leitor com pessoalidade. Quanto mais personalizado e direcionado for seu e-mail maior será as suas chances de obter uma melhor conversão;

> Não envie sempre um e-mail padrão nas suas campanhas, faça alterações constantes para chamar mais a atenção do leitor, pois enviando sempre o mesmo e-mail você não irá despertar seu interesse quando tiver novidades, por exemplo, no lançamento de um novo produto;

> Faça uma análise pelo seu web analytics (Ex: Google Analytics) e veja quais são os dias e horários onde se tem pico de acessos, para, assim, você direcionar suas campanhas nos melhores dias e horários;

> Tire o excesso da sua mensagem para não ficar um e-mail chato de se ler;

Analise as ações do seu concorrente, esteja sempre atento para mudanças rápidas e previna-se contra possíveis “contra-ataques” do seu concorrente. Um exemplo que vivenciei e que está relacionado aos concorrentes foi de algumas promoções que fizemos e enviamos para nossa mailing. Todas as vezes que fazíamos promoções ou lançávamos novidades o nosso concorrente ia de encontro com nossa empresa no outro dia e com uma promoção bem apelativa que acabava abafando a nossa. Como acompanhávamos as ações, por e-mail, do nosso concorrente e vimos que ele iria "cobrir tudo que fizéssemos” decidimos mudar as estratégias das nossas campanhas. Só para vocês entenderem melhor, ele chegou a doar o produto dele para determinadas pessoas, só para abafar nossa campanha;

> Faça com que o leitor sinta como se que aquele e-mail (oferta, noticias...) fora feito exclusivamente para ele e que aquelas ofertas só estão disponíveis para quem recebeu aquele e-mail;

> Não varie muito a função original da sua mailing para não ser taxado de SPAM. Exemplo: Você envia para seus contatos ofertas da sua empresa, notícias do setor, pesquisa sobre seu produto..., mas, de uma hora para outra você começa a enviar notícias de outros setor, ofertas de terceiro que não estão ligadas ao público da sua lista, você estará perdendo crédito com essas pessoas;

> Tome bastante cuidado com a frequência dos envios. Não envie e-mails todos os dias a não ser que no opt-in a pessoa tenha marcado que quer receber seus e-mails diariamente. Faça testes e veja qual é a melhor frequencia de envios para o seu público, semanal, quinzenal, mensal.... Você poderá usar o opt-out como termômetro.  

Essas são algumas dicas para melhorar sua campanha de e-mail marketing. Se você tiver outras dicas deixe nos comentários.





2 comentários:

  1. Vlw pelas dicas quero sempre estar melhorando e profissionalizando as campanhas de email marketing da minha empresa

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  2. Muito boas estas dicas. Eu já tinha visto várias informações para otimizar as campanhas, mas estas são diferentes, tem mais a ver com o comportamento dos prospects. Em tempo, uma boa ferramenta é essencial para realizar todos os passos e mensuração dos resultados, contendo todos os recursaos necessários incluidno autoresponders (para enviar e-mails automáticos após alguma ação como por exemplo um cadastro. Indico a da Target Box (http://www.targetbox.com.br) pelo custo/benefício.

    Abraços

    Valter

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