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11 Dicas para Melhorar sua Campanha de Email Marketing


Muitas pessoas pensam que o email marketing está acabando, mas o fato é que as campanhas de email marketing ainda têm grande força, e o que é melhor o "patrimônio" (mailing) é todo seu. Diferente das redes sociais que todo o domínio está sob as mãos do dono da rede e ele pode fazer mudanças radicais quando quiser, como foi o fato do Facebook que mudou e um percentual pequeno das postagens e mostrado.

Sendo assim, abaixo darei 11 dicas práticas para melhorar sua campanha de e-mail marketing :

Como melhorar sua Campanha de email Marketing

Dica 1 - Email de Boas Vindas


A partir do momento que uma pessoa se cadastrar para receber sua newsletter ou suas campanhas de e-mail marketing envie para ela um e-mail de “boas vindas” bem montado e que diz o que você irá enviar para esse novo cadastrado. É de suma importância chamar a atenção do leitor, pois a partir daquele e-mail ele formará um conceito dos seus e-mails (do seu negócio), se ele o considerar um SPAM dificilmente irá abrir os outros que você enviar.

Certo dia me cadastrei na mailing de um site onde me prometia um mini curso gratuito, mas a primeira mensagem que recebi foi a de um vídeo de apresentação de um curso que estava a venda, ou seja fiquei com uma primeira impressão ruim daquele site, o que já me faz pensar duas ou três vezes antes de abrir os e-mails daquela empresa.

Proporcione interatividade com sua persona. Crie um ambiente onde as pessoas podem se expressar ou interagir com a sua empresa após clicar no seu e-mail. Exemplos: Criar um Hotsite divertido que prenda o visitante a sua marca ou direcioná-lo ao blog da sua empresa onde ele poderá se expressar e interagir com sua empresa. Caso seu interesse seja outro, facilite a vida do leitor e o direcione para uma landing Page objetiva.

Dica 3 - Link para chat comercial

Sua empresa tem um chat comercial? Então, deixe um link que direcione o leitor para seu atendimento online, facilitando, assim, o esclarecimento das dúvidas que ele tiver sobre seus produtos/serviços.

Dica 4 - Email Marketing com personalidade


Trate o leitor com pessoalidade. Quanto mais personalizado e direcionado for seu e-mail maior será as suas chances de obter uma melhor conversão.

Para fazer isso não esqueça na hora da geração do seu lead, pegar dados do seu potencial cliente, quanto mais dados mais personalizado você conseguirá fazer sua campanha, mas sempre tenha equilibiro para não pedir dados demais e "espantar" seu visitante, para aprofundar do assunto leia o artigo sobre geração de leads. Outra opção e baixar o ebook gratuito: 6 maneiras de atrair leads e aumentar a taxa de conversão


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Dica 5 - Cuidado com as padronizações do seu email


Não envie sempre um e-mail padrão nas suas campanhas, faça alterações constantes para chamar mais a atenção do leitor, pois enviando sempre o mesmo e-mail você não irá despertar seu interesse quando tiver novidades, por exemplo, no lançamento de um novo produto;

Dica 6 - Medir os resultados das Campanhas deMarketing


Faça uma análise pelo seu web analytics (Ex: Google Analytics) e veja quais são os dias e horários onde se tem pico de acessos, para, assim, você direcionar suas campanhas nos melhores dias e horários.


Dica 7 - Cuidado com o excesso na sua Campanha de Email Marketing


Tire o excesso da sua mensagem para não ficar um e-mail chato de se ler, mas também n]ao deixe a desejar nas informações, faça com que o leitor tenha interesse de ler até o final do email. Se possível deixe o melhor para o final, mas crie expectativa para isso.


Dica 8 - Analisar as ações dos concorrentes


Analise as ações do seu concorrente, esteja sempre atento para mudanças rápidas e previna-se contra possíveis “contra-ataques” do seu concorrente.

Um exemplo que vivenciei e que está relacionado aos concorrentes foi de algumas promoções que fizemos e enviamos para nossa mailing. Todas as vezes que fazíamos promoções ou lançávamos novidades o nosso concorrente ia de encontro com nossa empresa no outro dia e com uma promoção bem apelativa que acabava abafando a nossa. Como acompanhávamos as ações, por e-mail, do nosso concorrente e vimos que ele iria "cobrir tudo que fizéssemos” decidimos mudar as estratégias das nossas campanhas.

Obs: Só para vocês entenderem melhor, ele chegou a doar o produto dele para determinadas pessoas, só para abafar nossa campanha. Então fique atento ao concorrente

Dica 9 - Exclusividade no email


Faça com que o leitor sinta como se que aquele e-mail (oferta, noticias...) fora feito exclusivamente para ele e que aquelas ofertas só estão disponíveis para quem recebeu aquele e-mail.

Dica 10 - Foco nas suas campanhas de marketing


Não varie muito a função original da sua mailing para não ser taxado de SPAM. Exemplo: Você envia para seus contatos ofertas da sua empresa, notícias do setor, pesquisa sobre seu produto..., mas, de uma hora para outra você começa a enviar notícias de outros setor, ofertas de terceiro que não estão ligadas ao público da sua lista, você estará perdendo crédito com essas pessoas;

Dica 11 - Frequência dos envios


Tome bastante cuidado com a frequência dos envios. Não envie e-mails todos os dias a não ser que no opt-in a pessoa tenha marcado que quer receber seus e-mails diariamente. Faça testes e veja qual é a melhor frequência de envios para o seu público, semanal, quinzenal, mensal.... Você poderá usar o opt-out como termômetro.  

Essas são algumas dicas para melhorar sua campanha de e-mail marketing. Se você tiver outras dicas deixe nos comentários.


Dica extra - Automação do seu email marketing


Quando estiver com uma mailing grande precisará de ter um sistema de automação das suas campanhas de email marketing, que te ajudará a coordenar toda sua lista sem perder nem um dos pontos das dicas acima. Para isso recomendo a LeadLovers. Também deixo um Ebook Gratuito sobre automação de marketing digital para baixar, basta clicar na imagem abaixo.

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4 comentários:

  1. Vlw pelas dicas quero sempre estar melhorando e profissionalizando as campanhas de email marketing da minha empresa

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  2. Muito boas estas dicas. Eu já tinha visto várias informações para otimizar as campanhas, mas estas são diferentes, tem mais a ver com o comportamento dos prospects. Em tempo, uma boa ferramenta é essencial para realizar todos os passos e mensuração dos resultados, contendo todos os recursaos necessários incluidno autoresponders (para enviar e-mails automáticos após alguma ação como por exemplo um cadastro. Indico a da Target Box (http://www.targetbox.com.br) pelo custo/benefício.

    Abraços

    Valter

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