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Troca e Devolucoes, como Transforma-las e Vendas!


Troca e Devolução - Transforme em Vendas


Passada a época das compras dos presentes das festas de final de ano, vem o período de troca e devoluções, e essa pode ser uma oportunidade perfeita para aumentar suas vendas com as promoções. Hora de aproveitar e preparar sua equipe. Não esqueça que essa estrategia pode ser usada o ano toda.


Oportunidade


É importante que seus funcionários estejam atentos e cientes que as pessoas que vão fazer trocas são clientes potenciais e aqueles quem as presenteou viu alguma identificação dos seus produtos ou da sua marca com elas. Assim a chance de que estes levem um produto mais caro ou aproveite as promoções e compre outros aumenta. Existem também o consumidor que deixou para fazer as compras de natal após as festas, estes aparecem na época de trocas.

Outro aspecto que precisa ser observado é que deve existir uma atenção especial mesmo a quem apenas efetue a troca. Seja prestativo, mostre todas as opções possíveis, sugira combinações, pois se ele ficar com uma boa impressão, principalmente do atendimento, as chances de retorno em um futuro breve aumentam muito.


Estratégia, organização e foco


Necessário também que os funcionários saibam exatamente quais são os produtos da promoção, como vendê-los ao consumidor que não procuram por eles, além de oferecer um atendimento de qualidade. Instrua seus funcionários a sempre receber os clientes com um sorriso no rosto, acompanhado de um cumprimento agradável é claro.

Você pode tentar impressionar com preços realmente muito baixos. Faça uma análise para saber quais produtos não tiveram muita saída, determinando se devem entrar na promoção neste período e de quanto serão os descontos. É importante ter total controle do estoque, afinal vender mais com desconto não significa ter um lucro significativo. Dependendo do produto ou das suas próximas ações, pode ser interessante limpar o estoque. Se programe e aproveite o período das trocas.


Controle de estoque


Esta tarefa, porém, pode não ser tão simples de se realizar, mas utilizar um bom programa de gestão, vai fazer toda a diferença. Com seu auxílio é possível fazer análises das vendas nos últimos meses, entender suas margens, quais produtos têm em estoque com as piores rotatividades e qual tipo de público consome seus produtos. Assim, de forma prática, você consegue determinar qual o público que deseja atingir e definir quais produtos serão ofertados e quanto de desconto você irá dar.


Se não tiver um programa ou se ele ainda não for em nuvem, pesquise bastante que o mercado te dará boas opções. Um ERP completo com emissão de notas fiscais, controle de estoque e financeiro, multiempresas e multidispositivos é uma boa opção para te ajudar, por isso é importante seu mapeamento antes de tomar a decisão de investir nessa tecnologia.


Conclusão


O bom comerciante sabe que deve aproveitar sempre as oportunidades e que organização, estratégia e bom atendimento fazem toda diferença para um mês positivo. Transforme oportunidades em vendas, fique atento ao calendário para programar as estratégias com antecedência e seja criativo, Surpreender os clientes é uma forma eficiente para derrubar barreiras e gerar bons negócios.


Esse texto é um Guest post Enviado ao blog Cia Do Marketing pela Aivis, quem escreveu foi a Alana de Freitas

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