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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Você não está tendo mais resultados com Email Marketing?


Spam em email marketing


Há alguns anos atrás, quando comecei trabalhar em uma empresa que usava o email marketing como ferramenta para aumentar suas vendas, achava que ela não dava um bom retorno, pois mandávamos dois emails por semana para uma lista de mais de 20 mil pessoas e as vendas quase não alteravam. Como não tinha experiência com essa ferramenta cometi diversos erros, mas com o tempo fui estudando e testando o email marketing para obter um melhor resultado, pois via todo mundo falando que é uma boa ferramenta, pensei devo estar usado-a de forma errada.

Após um tempo fui percebendo certas coisas que atrapalhavam o desempenho das minhas campanhas e que você também pode estar com os mesmos problemas, assim vou comentar algumas delas nesse artigo. 

Como enviávamos os emails pelo servidor contratado da empresa, que era de uso de todos os endereços de emails, começamos a ter problemas nos envios de forma geral, muitos emails voltavam e tinham pessoas que reclamavam que não recebiam nossos emails, assim decidimos contratar um servidor específico para os envios do email marketing.

No primeiro envio pelo novo servidor contratado me surpreendi, pois em uma campanha simples aumentamos a venda da empresa consideravelmente, mas como ainda não tinhamos entendido o que havia acontecido continuamos enviando dois emails por semana e de forma errada, sem ter tantas novidades para comunicar com nosso público.

O problema que havia acontecido, e que vejo muitas empresas cometendo esse erro, é o de disparar diversos emails por semana para pessoas que não solicitaram, o que com o tempo, após reclamações dos destinatários aos seus provedores  (Hotmail, Yahoo, Gmail...), fará com que o servidor e o domínio de envio fique considerado como um “spammer”.

No exemplo que citei acima, o que estava acontecendo é que a maioria das pessoas não estavam recebendo mais nossos emails ou eles paravam na caixa de Spam, por mais que enviássemos milhares deles, por isso quando tivemos as mudanças de domínio e servidor de envio tivemos nossas vendas elevadas, pois muitas pessoas que não estavam recebendo nossos emails passaram a receber.

Assim, se você não está tendo resultados com suas campanhasde de email marketing deixo algumas dicas para que você tenha um bom retorno nos próximos envios, mas você deverá tomar as providencias cabíveis antes de contratar um novo serviço para o envio do seu email marketing, caso contrário poderá ter seu trabalho perdido:

- Primeiro organize sua lista de contatos e retire os emails que não existem mais, deverá ter um monte...;
- Não envie emails com imagens, dê preferência ao formato html ou texto (não é a melhor opção, mas dependendo do objetivo pode dar certo), para ver como fazer um email marketing em HTML leia o artigo Como fazer um email marketing em HTML pelo Photoshop.;
- Tome cuidado com o titulo do seu email, não use palavras como promoção, descontos, ofertas...;
- Não compre listas de terceiros, para saber mais sobre esse assunto leia o artigo Email Marketing. Qual mailing usar;
- Nos próximos envios deixe uma opção de opt-out para quem não quiser receber mais seus emails;
- Tome cuidado com a frequência dos envios, você não deve ser um chato que envia emails o tempo todo, mas sim uma empresa que envia conteúdo interessante para seu público;
- Sempre envie novidades para seu público e coisas que os agradarão;
- Faça testes, testes, testes... e estude sobre o assunto (ou contrate quem saiba fazer), você verá que não é apenas enviar emails...

Depois de tomado essas providencias contrate um servidor próprio para envio da sua campanha, se não tem condição ou ferramenta própria para envio, contrate uma empresa especializada nisso. Ex: Mail Chimp, Virtual Tatget, Email Manager...

Feito tudo isso tome cuidado para não cair na tentação de querer aumentar as vendas aumentando o número de envios de email marketing.
Fonte da imagem: www.emprimeiro.com.br

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