Campanhas com Baixo Custo e Bom Desempenho




Campanhas com Baixo Custo


As empresas que não unem forças uma com as outras nesse mundo competitivo de hoje correm sério risco de não sobreviverem. As parcerias são uma maneira interessante de fazer campanhas com baixo custo e possibilidade de bons retornos. Tais parcerias nada mais são que a união de relacionamentos,  fato que  proporciona a  ampliação do alcance de uma campanha, além de proporcionar novos relacionamentos com os clientes do seu parceiro.

Hoje é bastante utilizada a cooperação entre empresas complementares,  que nada mais são que as empresas que não trabalham com os mesmos produtos que você, mas atendem o mesmo nicho de mercado,  como por exemplo os seus revendedores e representantes.As campanhas conjuntas têm custo reduzido e a sua abrangência é bem maior, pois haverá esforços de dois lados e que, provavelmente, irão contar com banco de clientes diferentes.

Após firmada a parceria as empresas devem definir os prêmios que irão oferecer aos participantes. Os produtos oferecidos na campanha devem ser, preferencialmente, os comercializados pelas empresas que se uniram, pois auxiliam na divulgação da marca e diminuem os custos. 

Outra forma bem interesante para redução dos custos das suas campanhas são os recursos que a web nos oferece, e possibilitam um bom retorno nos seus negócios. São eles:

- O E-mail marketing;
- Hotsites (sites pequenos e para um fim especifico). As grandes empresas têm utilizado muito desse recurso como forma de relacionar com seu público, disponibilizando games, enquetes com prêmios e interação com as pessoas através de vídeos.

O resultado pode surpeender os envolvidos, que divulgarão seus produtos para pessoas que elas não conseguiriam alcançar se não fosse a força da união e poderão aumentar a sua carteira de clientes.

Usufruam Bastante dessas oportunidades que a internet oferece e aproveite as pessoas (empresas) que estão perto de você e complementam o seu trabalho. Mas atenção, cada uma dessas ferramentas citadas acima têm uma maneira correta de serem utilizadas.

Fonte da imagem: yourwebpa.com

4 Erros na Otimização dos Links Patrocinados!


O Link Patrocinado é uma boa ferramenta de vendas para uma empresa, entretanto se não forem bem feitas podem ter resultados contrários ao esperado, como por exemplo a insatisfação dos seus clientes, por conta de informações distorcidas, e até mesmo gastos desenecessários com cliques que não geram retorno.

São vários os pontos a serem analisados em uma campanha, porém nesse post falarei sobre a página de destino dos anúncios, vou dar quatro exemplos negativos que já vi e aonde estão os erros das campanhas.

1- O primeiro é de uma empresa que vende equipamentos para profissionais da área de saúde. Quando digitamos a palavra-chave sobre um produto "Y" aparece o anúncio dessa empresa, porém quando clicamos no link a página de destino nos leva ao produto "Z" que não tem nada a ver com o "X". Nesse caso a página de destino estaria certinha, se não fosse para o produto errado.

2 - Outras duas empresas que trabalham com software indicam no anúncio "Software Grátis"

2.1 - A primeira realmente oferece o Software Grátis, mas quando clicamos no anúncio caímos na página inicial do site que não tem essa informação, que só achamos em uma sub-seção do site. Outro agravante na página de desitno (landing page) desse anúncio está com relação a demora do carregamento do site, o que pode gerar impaciência. 

2.2 - Já na segunda empresa o problema é maior, pois é anunciado "Software Grátis", mas a empresa não disponibiliza o disponibiliza gratuitamente. A página de destino do anuncio e a Home do site, que mostra um pop-up informando o preço do produto, totalmente contrário ao anunciado. Esse caso pode gerar descontentamento de quem clicou, pois a informação fornecida não é verdadeira.

3- O último exemplo é de uma empresa que trabalha com produtos para dois públicos completamente diferentes, e o seu anúncio informa sobre o produto para o profissional "X", todavia quando clicamos caimos na página principal do site onde consta toda a relação de produtos da empresa. O agravante nesse caso é que a empresa só tem um produto para o público "X", e que está escondido na Home do site.

Nesses exemplos vimos quatro problemas semelhantes relacionados a utilização da página de destino de anúncios nos Links Patrocinados e que seriam fáceis de serem resolvidos com uma simples mudança no destino dos cliques.

Se com um ou dois cliques o cliente não encontra o que deseja com facilidade, com certeza ele irá procurar os produtos em outros site, por isso fiquem atentos na hora de otimizar as páginas de destino.

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Quer mais Visitas no seu Blog - Parte II? 8 Dicas

Visitas Blogs

Após feito a primeira etapa de indexação do seu blog nos buscadores, conforme falado na Parte I, agora é hora de bastante trabalho para seu blog começar a ter bastante visitas. Abaixo deixo algumas sugestões que irão ajudar ao seu reconhecimento na Blogosfera.

Dica 1 - Defina o seu público alvo;

Dica 2 - A mais importante de todos - Escreva artigos de qualidade e com freqüência;

Dica 3 - Faça uma lista dos blogs que estão relacionados ao seu tema;

Dica 4 - Participe das Redes Sociais (Twitter, Facebook, Orkut.....);

Dica 5 - Deixe comentários relevantes nos artigos dos blogs relacionados, mas atenção não é para pedir troca de links e sim contribuir com o que foi escrito.  As boas parcerias quando feitas são uma boa oportunidade de você divulgar seu Blog;

Dica 6 - Faça o cadastro do seu blog nos Diretorios de Blogs: 

BlogsBlogs - Restrito a busca de Blogs Brasileiros
Mybloglog - Pertencente ao Yahoo e buscas em âmbito internacional
Tecnorati - Buscas em âmbito internacional
Blogcatalog - Buscas em âmbito internacional

Dica 7 - Divulgue seus posts em sites de Social Bookmarks:

Linkk  - Basta fazer o cadastro, inserir a URL do artigo, fazer uma breve descrição do assunto abordado e enviar o post, em seguida o seu post será publicado. Isso poderá ser feito automaticamente,copiando um código HTML que se encontra nesse Link
Ueba - É preciso fazer o cadastro enviar o conteúdo e se aprovado será publicado.
Dihitt - Segue o mesmo procedimento do Linkk

Dica 8 - Fique sempre atualizado sobre os temas que você irá escrever.

Quer mais Visitas no seu Blog - Parte I?


Você criou um Blog e ele não aparece nos Buscadores? Então você precisa enviar sua url para os sites de busca. Abaixo mostro como indexar seu site no Google, Bing e Yahoo.

Seu Blog no Google


Entre na Central de Webmasters, clique em enviar o seu conteúdo para o Google e adicione sua URL ao indice do Google. Depois basta inserir sua URL no campo pedido, deixar seu comentario e adicionar seu site. Simples assim... 

Bing e o Yahoo


Os dois seguem o mesmo procedimento do Google, sendo que no Bing você deverá ir para a Central de Webmasters e clicar em Submit, já no yahoo é só clicar aqui Yahoo e enviar a URL do seu Blog.

Mas fica uma dica - Até o seu site aparecer nos buscadores pode levar alguns dias então não se preocupe se ele ainda não aparece. Se passar mais de um mês e ainda não estiver sido indexado faço o mesmo procedimento e envie a URL novamente. 

Para verificar se ele foi indexado basta ir na tela inicial de um dos Buscdores e digitar: Site:http://nomedoseusite.com Se o seu Blog já estiver indexado irá aparecer no resultdo dessa busca.

Mas não pense que a partir dai vai chover de visitas no seu Blog, esse é apenas a primeira etapa, depois você precisará de muito esforço. No próximo post darei algumas sugestões. 

Monitoramento da sua Empresa nas Mídias Sociais

Monitoramento mídias sociais


Preocupação excessiva? Invasão de Privacidade? Essas seriam algumas perguntas que algumas pessoas  poderiam fazer quando falamos de Monitoramento da marca própria ou de Concorrentes, mas ao contrário disso, essa é uma ação imprescindível para as empresas (independente do seu tamanho), pois essa atitude além de surpreender o cliente deixa faz com que os "passos" dados pelas empresas que atuam no mesmo setor que o seu fiquem conhecidos.

Quando nos dispomos a saber o que estão falando da nossa marca (empresa), temos que estar prontos para dar respostas rápidas e que irão ajudar na satisfação do cliente, e não apenas olhar e não fazer nada.

Podemos ter dois tipos de comentários relacionados a nossa empresa: Positivos ou Negativos. Mas o que fazer quando um cliente postar uma critica sobre nosso produto? Quando isso ocorrer devemos entrar em contato com essa pessoa e, por exemplo, lamentar a ruim experiência que ele teve com o produto e perguntar o que a empresa pode fazer para ajudá-lo. Com essa ação a empresa certamente surpreendera seu cliente.

Já os comentários positivos ajudam a saber quais são seus pontos fortes e até mesmo verificar as mudanças de interesses de cada cliente, por área geográfica, sexo, idade...., o que facilita no momento de traçar as estratégias da empresa. 

Temos diversas ferramentas que podem nos auxiliar no Monitoramento das Mídias Sociais, podendo ser pagas ou gratuitas. Abaixo listo cinco que estão disponíveis gratuitamente na internet:

Google Alerts -  Ferramenta que te envia por e-mail comunicado de todo registro novo que é postado na internet. Basta você cadastrar as Palavras-Chave que deseja monitorar. 

Samepoint - Nesse site basta inserir a palavra-chave que será monitorada (marca, produto...) e escolher a  Mídia Sociai que você quer buscar, assim ele te dará o resultado das menções ecomunicará se tiveram mensagens positivas ou negativas a respeito do que você procurou.

Socialmention - Site permite a busca da palavra-chave por data.

Yoname - Faz a Busca em várias Mídias Sociais e dá várias opções de na pesquis, sendo por pessoas, busca na Web, negocios... Os resultados são dados separados somente nas mídia que foram encontradas a palavra que você pesquisou.

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Ricardo




11 Ferramentas para Ajudar seus Negócios no Twitter

ferramentas twitterAs Redes Sociais são uma boa oportunidade de se relacionar com pessoas ligadas ao seu negócio. Existem empresas que já venderam, firmaram parcerias e conseguiram bons negócios, sendo que o primeiro contato foi pelas redes sociais. 

Se procurarmos, iremos achar diversas Redes Sociais, que podem ter muitas variações no perfil dos seus usuários, dentre essas tantas o Twitter  é uma que tem crescido e alcançando vários adeptos no Brasil e tem se tornado boa, quando bem usada, para ações no Marketing Digital

Para te ajudar no planejamento, execução e acompanhamento do seu perfil no Twitter listo abaixo 11 boas ferramentas que utilizo:  

Twellow - Permite que você procure pessoas que tenham ligação com o seu perfil. Basta inserir a palavra-chave que deseja achar e ele te dará a relação das pessoas que têm essa palavra no seu twitter. Os primeiros resultados são das pessoas que têm mais seguidores... Outros diretórios interessantes que têm as mesma funções são: Wefollow e Hubs.Twtlr

Followerwonk - Site que pesquisa na Bio dos usuarios do Twitter e também faz comparação de até três perfis. É uma ferramenta interessante, pois você consegue comparar o seu perfil com o dos seus concorrentes e ver os seguidores em comum, sua localidade eo tempo que ele tem perfil no twitter....




Manageflitter - Para informação de quem você segue e não está te seguindo, saber qual é a frequencia de uso do Twitter dos seus seguidores, verificar qual perfil está inativo..., essa e uma Boa ferramenta. Ela te ajuda a gerenciar sua conta no twitter, podendo organizar seus seguidores e parar de seguir uma ou mais pessoas de uma só vez. Se quiser saber mais sobre esse site assista esse vídeo no Olhar Digital

Twittersheep - Quer ver quais saber quais são as palavras mais usadas por um perfil no twitter com bastante facilidade? O Twittersheep te ajuda nele você pode verificar qual assunto uma determinada pessoa tem mais interesse. 

Tweeteffect - É muito importante fazer a análise do efeito dos seus twetts e esse site te mostra quantos seguidores você perdeu e em qual momento isso ocorreu, assim fica fácil saber o que não agrada seus seguidores.

Twitterank - Quer saber qual é rank do seu perfil ou de um concorrente? O Twitterrank pode te auxiliar. Ele se baseia em três pontos para classificar um perfil, sendo a sua influencia, popularidade e o envolvimento que tem no twitter.

Tweetmanager - Com ele vc pode enviar mensagens para todos seus seguidores, responder mensagens automaticamente, agendar envios e seguir automaticamente quem te segue.

Nearbytweets - Se o seu negocio é local e você tem interesse em usar as redes sociais para conversar com seus clientes esse site te ajuda encontrar perfis de pessoas por cidade. 

Hootsuite - Para as empresas ou pessoas que têm mais de um perfil o Hootsuite e uma boa opção, pois permite o gerenciamento de vários perfis em um mesmo lugar. É uma ferramenta bem completa e que tem grandes clientes como usuários.


Melhore suas Vendas Direcionando as Campanha nos Links Patrocinados

Os Links Patrocinados feitos com uma visão do público que se quer atingir e  um bom planejamento podem ter um resultado surpreendente. 

Uma boa opção para se alcançar os clientes é a Rede de conteúdo do Google Adwords, que  oferece muitas possibilidades para você atingir as pessoas que têm ligação com o seu negocio, pois a ferramenta te permite gerenciar cada site, portal, blogs... de forma separada. Diferente do Yahoo Search Marketing que não dispõem de uma ferramenta para esse fim.

Com essa facilidade no monitoramento de seu anúncio você poderá dar lances maiores para os sites que dão melhores retornos, seja ele de vendas, downloads, cadastro..., enfim, isso vai depender do obetivo da campanha, que deverá estar no seu planejamento. Outra posibilidade é direcionar seu esforço para os dados demográficos (sexo, idade, cidade...) público-alvo, que poderá ser analisado na seção de relatórios do Adwords.

Um bom exemplo para essa situação é uma campanha feita por uma empresa, que conheço , que ao analisar os dados dos visitantes do seu site percebeu que a moioria das pessoas que clicavam nos anuncios do Orkut eram Mulheres com até 24 anos, com esses dados em mãos foi feito um esforço para divulgação e interação com foco nos produtos que ela vendia e era direcionado a estudantes com esse perfil. Esse é um exemplo de direcionamento em um canal, mas poderia ser feito em outros sites especificos da área da sua empresa.

Em outros posts irei aprofundar mais sobre anúncios no Orkut.   

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Ricardo

Marketing Direto e as Mudanças na Forma de Comunicação

Uma das ferramentas do Marketng é o chamado Marketing direto, que, na concepção de muitos se resume no envio de mala direta, sendo uma forma de comunicação direta com o cliente, e, logo vem em mente os Correios, que é apenas um prestador de serviço para os envios das campanhas, mas , também , não é o único, embora, no Brasil, seja o melhor.

O Marketing Direto é a comunicação feita de forma direta com pessoas ligadas ao seu nicho de mercado e tem como objetivo manter um relacionamento duradouro e proveitoso para ambas as partes envolvidas. O retorno não será necessariamente financeiro, pois o aumento nos lucros é resultado de um bom estreitamento, uma "boa conversa", com seus clientes.

Existem várias maneiras de manter esse relacionamento com seu público, mas as mudanças da forma de uso da internet trouxeram transformações significativas nessa forma de comunicação. As empresas devem ir além do conhecimento dos dados cadastrais de seus possíveis clientes para dar um atendimento cada vez mais personalizado.

Algumas formas de Marketing Direto são:

- Mala Direta;
- Telemarketing;
- Atendimento no ponto de venda;

Para adotar essas ferramentas deve-se tomar bastante cuidado para que o relacionamento não tenha um efeito reverso, como por exemplo:
No caso no E-mail Marketing  existem diversas pessoas que disponibilizam grande número de banco de dados para vender e sempre falam que são listas atualizadíssimas, assim a empresa adquiri essa lista que muitas vezes têm cadastros que nem existem mais e quando existem são de pessoas que não fazem parte do seu público alvo. Esses envios serão considerados como Spam pela maioria, pois em nenhum momento essa pessoa teve contato com a sua empresa.

Existem alguns sofwares CRM (Customer Relationship Management) open source, para gerenciamento da sua rede de clientes, um que conheço e gostei foi o Sugar CRM

Falarei melhor em outros posts sobre e-mail Marketing e Redes Sociais.

Se tiverem sugestões ou críticas, por favor, me avisem!

Abraços,
Ricardo


A importância das Mídias Sociais para os negócios

Nessa página iremos tratar sobre as Mídias Sociais (Social  Media), mas é importante lembrar que as mídias sociais não se restirngem apenas às redes sociais, por mais que muitos pensem assim.
Quando falamos de mídias sociais estamos falando de um universo maior, que englobam, por exemlo o:

- Orkut;
- Linkedin
- Youtube;
- Wikepedia;
- MySpace;
- Digg.... e muito mais...

As mídias sociais criam interações entre pessoas que podem trocar entre si experiências, novidades tecnologicas, assuntos engraçados, vídeos, imagens.... tudo usando ferramentas digitais.

O mundo passou por uma grande transformação devido ao tanto de pessoas que aderiram  a essa forma de comunicação, entreterimento e relacionamento fazendo com que a vida das pessoas seja um livro aberto (ou melhor, uma página da internet aberta).

Como os consumidores estão cada vez mais on-line, as empresas também estão migrando parte dos seus esforços para ações de Marketing Digital, e contratando uma equipe para atuar nesse cenário. Essas ferramentas têm proporcionado um bom ambiente de relacionamento com os clientes e possíveis clientes.

Além do contato mais próximo  com o seu público as empresas devem fazer o monitoramento da sua marca nessas mídias para evitar enormes problemas de insatisfação de clientes,  como, por exemplo, a música que um cliente da United Airlines compôs contando os problemas que teve com a empresa, e que ficou bastante conhecida por todo o mundo.

A tendência é que as empresas, independente do seu tamanho, criem estratégias de atuação on-line, mas devemos ter bastante cuidado na forma como iremos utilizar essas ferramentos, que, quando bem usadas são uma forte arma.  

Um Abraço a todos e estou aberto para sugestões, criticas....

Ricardo

Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

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