Como criar um blog no Blogger - Criar Postagens

Aula 3 - Vídeo aula do Curso Blogspot Gratuito: Nessa aula ensinaremos como criar uma postagem, inserir uma imagem, inserir vídeo, criar link interno e externo no blogspot.


Fonte do vídeo: www.youtube.com por Venderon

Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site


Sistema de Afiliados
-
Cursos 24 Horas

Web 2.0 e a Inovatec

Na semana passada estive em Belo Horizonte para participar da 6ª Feira de Inovação Tecnológica - Inovatec -, o evento foi muito bom e me chamou atenção para as opiniões dos palestrantes, pois as observações convergiam em um tema principal: web 2.0; pelo menos nas palestras que estive presente. Assim, decidi fazer esse post como resumo do que ouvi no evento.

web 2.0

As mudanças na forma de comunicação entre empresa e o mercado tem criado novos modelos de negócios, pois o cliente não está mais interessado em ser, apenas, um receptor das informações que empresas geram com suas campanhas, assim, como não quer ser coadjuvante na concepção dos produtos que consomem. O que os clientes querem é ser participantes dos processos de inovação das empresas, seja na criação de novos produtos como também nas campanhas publicitárias.

Para a aproximação das empresas com os clientes o que não faltam são "lugares" na web que possam ajudar nesse estreitamento. Temos diversas mídias sociais que podem ajudar o "encontro" da empresa com seu público, como por exemplo as redes sociais, blogs, fóruns de discussões, portais e tantos outros meios. Temos empresas que criaram ambientes para busca de ideias inovadoras, como é caso da Sadia que criou um portal para pesquisadores Inovação Sadia, fazendo com que novas ideias surjam por ações colaborativas.

Ação colaborativa foi um tema discutido por TERRA, JOSE CLAUDIOautor do livro Gestão 2.0, que falou as transformações que web 2.0 trouxe na concepção de novas ideias, pois a interação está muito mais fácil, podendo uma pessoa colaborar com outra, mesmo estando a quilômetros de distância. Um projeto bastante conhecido pela colaboração de diversas pessoas é o Wikipedia, uma enciclopédia on-line. Você já pensou em tirar proveito do ambiente externo, onde existem diversas pessoas dispostas a colaborar (podendo ser de forma espontânea ou por premiações dos melhores projetos), seja na criação de um novo produto, na melhoria ou até mesmo na concepção de novas ideias.

web 2.0

Sua empresa pode tirar bom proveito desse ambiente que a internet tem nos proporcionado, na atuação de nicho de mercado específico, uma vez que a web trouxe a facilidade para as pessoas comprarem, em qualquer lugar que estejam, em ambientes virtuais. Outro ponto é que sua empresa poderá desfrutar da busca de informações sobre o mercado em que atua ou na concepção de ideias novas, enfim, as possibilidades são muitas e cabe a sua criatividade para aumentá-la e aproveitá-la.

Como o uso dessas ferramentas sociais estão em todos os lugares as emrpesas têm que tomar cuidado para não serem prejudicadas pelo mal uso de seus funcionários dessas redes, esse foi um tema falado pela empresa responsável por segurança digital (websense), que ajuda a controlar o uso das redes sociais pelos colaboradores de uma empresa.

Outro tema extremamente importante abordado por Patricia Peck Pinheiro, escritora do livro Direito Digital, foi sobre o Direito Digital um tema que deve ser estudado por todos que atuam em plataformas on-line, e estão ligados à tecnologia da informação. Após essa palestra fui convidado a dar uma entrevista sobre a palestra que pode ser lida no site do Inforuso. Sobre esse tema falaremos em posts futuros.

web 2.0

Segue abaixo mais algumas fotos do evento:  


web 2.0

web 2.0

web 2.0

web 2.0

web 2.0


Pesquisa on-line nas Mídias sociais - Ações de Marketing e Conclusão

Nos dois outros post falamos sobre como estruturar a pesquisa e a mapear os concorrentes. Após concluídas as pesquisas você deverá gerar um relatório com o que foi pesquisado e definir as ações que serão tomadas.

Fazendo as pesquisas de forma on-line você economizará, pois os seus custos são bem abaixo do que se essas fossem feitas de outras formas, e o que é mais importante, com os dados encontrados você poderá direcionar suas campanhas e ter melhores resultados.

Abaixo segue um modelo de uma planilha de mídia on-line, esse modelo foi retirado do livro  A Bíblia do Marketing Digital:

Pesquisa on-line

Esse relatório nos mostra a quantidade de página indexada de cada site que você pesquisou nos buscadores, quantas referências eles têm, a visibilidade de cada palavra-chave do setor que você atua (no exemplo acima só estão três palavras, mas você poderá inserir outras na sua pesquisa), visitação dos site, formatos de anúncios que eles disponibilizam e quais os valores para cada tipo de anuncio.

Com os dados encontrados você poderá ter diversas ações para melhorar as campanhas e estratégias da sua empresa, cito algumas:
  • Melhorar a forma de atuação do seu produto/serviço (empresa);
  • Buscar novas parcerias, podendo ser com sites, portais, blogs;.
  • Criar estratégias de lançamentos de novos produtos, envolvendo blogueiros; 
  • Otimizar e direcionar as suas campanhas de links patrocinados;
  • Criar campanhas de links patrocinados específicas para públicos (sites, comunidades...) específicos;
  • Ampliar o mercado de atuação da sua empresa (A partir desses dados a prospecção de clientes na web da sua empresa ficará mais fácil, falo mais em outro post sobre o assunto Prospecção de Clientes na Web);
  • Direcionar sua publicidade on-line.  
Obs: Esse relatório poderá ser adaptado para analise dos concorrentes, basta colocar os assuntos (títulos) que você quer buscar das empresas que atuam no mesmo setor que o seu.

Sem essa pesquisa a sua empresa poderá gastar muito com publicidade on-line e ter um resultado muito aquem do esperado, pois os meios de veiculação das campanhas poderão estar em um ambiente muito amplo, onde apenas uma parte das pessoas que terão acesso estão ligadas ao seu nicho de mercado.

Com a difusão internet e as mudanças nas formas de uso as campanhas estão ficando cada vez mais segmentada, e você não vai querer divulgar a sua empresa para, por exemplo, mil pessoas onde apenas cem estão diretamente ligadas ao seu negócio, não é? O custo da divulgação do seu produto nesse exemplo será muito maior do que se você fizesse uma campanha direcionada para onde está o seu público. A pesquisa on-line auxiliará nas ações de marketing da sua empresa, e você poderá atualizá-la de tempos em tempos (exemplo, de seis em seis meses).

Fonte de inspiração;  A Bíblia do Marketing Digital 

Pesquisa on-line nas Mídias sociais - Análise dos Concorrentes

No post sobre a estrutura da pesquisa online foi mostrado os caminhos para estruturar uma pesquisa on-line, agora é a hora de fazer uma análise dos concorrentes ligados ao seu negócio. Com essa busca você terá dados sobre a forma de atuação das empresas que concorrem com a sua, o preço, as condições que o produto é oferecido dentre outras informações que podem variar de acordo com cada ramo de atividade.

Cada produto/serviço tem sua particularidade, mas em alguns casos você conseguirá, pela pesquisa, saber o detalhadamente sobre os pontos fortes e fracos do seu concorrente. Um exemplo disso são empresas que desenvolvem softwares, muitas deixam versões demonstrativas a disposição de qualquer pessoa, para fazer download no próprio site. Com a versão demonstrativo (alguns disponibilizam o software completo, com acessos limitados) você poderá melhorar o seu produto e também saber quais argumentos usar quando estiver em uma negociação com o cliente.

Para saber mais sobre os concorrentes temos diversos meios, que além do seu site poderiam ser:  Pesquisa sobre o que falam deles nas redes sociais, nos fóruns, em blogs e em sites de buscas. Depois é analisar o que for relevante nos comentários encontrados e tomar decisões estratégicas.

Pesquisa on-line


Mas como fazer essas buscas? Diante dos dados levantados na estruturação da pesquisa, conforme falado no post Pesquisa on-line nas Mídias sociais - Estrutura, você já terá o nome dos concorrentes, as palavras chaves e os blogs ligados ao seu negócio, as redes sociais, as comunidades e os fóruns onde se encontram o seu público alvo (que também deverá ser o do seu concorrente).

Diante dos dados você deverá fazer as pesquisa em cada um desses canais e analisar o que estão falando do seu concorrente, ver o posicionamento deles (por palavra-chave) nos sites de busca (Google, Yahoo, Bing), descobrir eventos que eles estão participando e qual a forma de atuação que está sendo adotada. Depois é usar dessas informações para criar estratégicas para sua empresa. Você poderá tirar ideias de como descobrir mais sobre a concorrência no post Monitoramento da empresa nas Mídias Sociais (só que buscando as informações deles).

Caso queira saber como os buscadores vêm seu concorrente e qual é a sua relevância na web basta você digitar os códigos abaixo ou palavras-chave ligadas a eles na página inicial do site de busca:
  • site:www.(nome do site concorrente).com.br - O resultado dessa busca mostrará quantas páginas indexadas o site tem no buscador. 
  • link:www.(nome do site concorrente).com.br - O resultado dessa busca mostrará quantos links externos o site tem ou seja quantas referencias são dadas ao seu site por outros.
  • Digitar as palavras-chave encontradas na pesquisa e verificar em qual posição ele se encontra para cada palavra.
Feito as duas etapas e hora de concluir a pesquisa e ver quais estrategias serão tomadas. Concluiremos com um modelo de pesquisa no post Ações de Marketing e Conclusão

Fonte de inspiração;  A Bíblia do Marketing Digital
Fonte da imagem: www.agencia110.com.br 

Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...