Mas, o que é vem a ser teste A/B
O teste A/B é um teste utilizado no marketing, onde você poderá “colocar a teste” algumas possibilidades e utilizar a que obtiver o melhor retorno na sua campanha, podendo ser no seu site, nos seus envios, nos seus anúncios... enfim, irá depender do objetivo do seu teste. Se for um teste A/B para email marketing a possibilidade que tiver melhor desempenho poderá ser a utilizada nos demais envios da sua campanha.
Outro exemplo de teste A/B é se você quiser testar qual a disposição das imagens, por exemplo, de uma página do seu site te
dá melhor retorno, poderá utilizar a opção que teve o melhor ROI, enfim são várias as
formas de testarmos possibilidades.
Mas como o objetivo aqui é falar de email marketing irei
mostrar quais as possibilidades de serem testadas e que poderão melhorar o
desempenho de uma campanha. Mas de forma geral funciona assim: Você coloca duas
ou mais alternativas a prova, por uma amostragem, e a que obtiver o melhor
retorno será a utilizada para o resto da campanha.
Forma de funcionamento do Teste A/B
No email marketing são várias as possibilidades de se testar, sendo os títulos, o remetente, as datas e horários e o conteúdo a ser enviado para
seus contatos.
Em qualquer um desses testes você envia uma amostra para dois
ou mais grupos e o que obtiver o melhor retorno você utiliza no restante dos
envios. Abaixo vou dar alguns exemplos de como funciona.
1 - Exemplo de Teste A/B por titulo
No titulo A vou enviar para 10% dos meus contatos o titulo:
Curso de Marketing Digital. Confira
Já no titulo B vou enviar para 10% dos contatos e o titulo
será:
(nome do contato) Confira o Curso de Marketing Digital
Obs: Existem programas que te permite enviar a mensagem com
o nome do seu contato, para isso basta você usar um código que será transformado
no nome cadastrado.
Para esses testes eu posso testar a taxa de abertura ou de cliques. Vamos supor que nesse exemplo eu testei a taxa de abertura e que o resultado da amostra B obteve um melhor desempenho, assim os 80% dos contatos, que ainda não foram enviados, irão com o título: (nome do contato) Confira o Curso de MarketingDigital.
2 - Exemplo de Teste A/B por remetente
Outra possibilidade e a de testar o remetente do email.
Vamos a um exemplo:
Suponhamos que quero testar qual remetente gera melhor
retorno para minha campanha.
No teste A irei enviar para 15% dos meus contatos o email
com meu nome: Ricardo Nazar.
No teste B enviarei para 15% com o nome da minha marca: Ciado Marketing
Suponhamos que o teste A tenha dado um melhor desempenho,
assim os outros 70% serão enviados com o remetente Ricardo Nazar.
Nesse caso de remetente podemos ter diversas variáveis, pois
pode-se ter marcas que estão “queimadas” com seus contatos, nesse caso
provavelmente o teste com o melhor desempenho será o que não tem o nome da
marca, ou pode acontecer o contrário, a empresa (marca) tem um nome forte e histórico
de envios de conteúdos interessantes, nesse caso provavelmente teremos melhor
desempenho com o nome da marca. Mas isso você só irá descobrir testando,
testando e testando...
3 - Exemplo de Teste A/B por data e hora
A possibilidade de testarmos qual é o melhor dia e hora de
enviar emails também é um fator que pode melhorar bastante nossas campanhas de
email marketing, e podem variar muito de público para público, por isso o
importante é testar. Vamos ao exemplo:
No teste A enviarei para 20% dos meus contatos o email as 7:00
na segunda feira
No B enviarei para 20% dos contatos o email as 15:00 da
segunda feira.
Nesse exemplo conseguimos testar o melhor momento de enviar
nossa campanha. Alguns fatores podem influenciar esse ponto, pois pode ser que
seu público tenha o hábito de ler emails quando chegam no seu escritório pela manhã, as 8:00, nesse exemplo se seu email tiver chegado a caixa de entrada do seu
lead por volta das 7:00 horas você sairá na frente, pois seu email será um dos
primeiros na caixa de entrada, o que irá aumentar as chances de ser lido. Mas
pode acontecer de seu público ter um perfil diferente, por isso teste, teste e
teste e descubra qual é o melhor dia e horário para seus envios.
Cada teste poderá te dar uma informação. O assunto (titulo)
poderá te dar a melhor taxa de abertura assim como o remetente. As datas indicarão
qual é o melhor momento para se enviar as campanhas. Outra possibilidade é a de
testar o conteúdo do email, o que nesse caso poderá testar qual é a melhor taxa
de cliques, ou seja, qual é o conteúdo que chamou mais a atenção do seu público.
Programas de Email Marketing com Teste A/B
São vários programas que poderão te ajudar nesse porcesso de
testes. Abaixo deixo a imagem de um que tenho utilizado. O Mail Chimp:
Resultados obtidos com Teste A/B
Abaixo deixo uma imagem de uma campanha de teste com os resultados obtidos em uma campanha para ilustrar:
Nesse exemplo de ilustração podemos ver que o grupo B obteve um melhor retorno em tudo. Mas esse foi apenas um exemplo para ilustrar, abaixo deixo os retornos que tenho tido de forma geral com cada uma das opções:
Titulo
Uma simples mudanças no titulo me deram bons retornos,
percebi que se colocarmos o nome da pessoa no título e depois a mensagem a taxa
de abertura dos emails é bem maior. os percentuais dos retornos variaram muito, mas de forma geral consegui ter melhoria nas campanhas.
Horário e datas
No caso do público que trabalho os
melhores dias para envio de emails são segunda e terça, mas isso poderá variar
de público para público. Os horários também contam muito, pois se o seu email
estiver nos primeiros da lista da pessoa a chance de ser aberto é maior, sendo
assim cabe a você testar qual é o melhor momento para atingir o seu público na
“hora certa”.
Remetente
No caso dos testes que fiz quando o email foi
enviado com o nome de uma pessoa tivemos um melhor resultado, mas isso também
irá variar. Se sua empresa estiver com o nome “sujo” as pessoas não irão abrir
os emails ou então se você começou há pouco tempo e como estava começando deu
umas tropeçadas e se queimou, também poderá ter um menor retorno com o nome da
sua empresa, mas se você oferece conteúdo de qualidade há algum tempo o email
com o nome da sua empresa poderá apresentar um melhor retorno.
E você tem experiencia com Teste A/B? Deixe sua experiência nos comentários.
E você tem experiencia com Teste A/B? Deixe sua experiência nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário