Pular para o conteúdo principal

Como melhorar o ROI das suas campanhas de email marketing com o Teste A/B

No último artigo 5 passos a serem seguidos para o melhor desempenho do email marketing falei que iria falar sobre o teste A/B.

Mas, o que é vem a ser teste A/B


O teste A/B é um teste utilizado no marketing, onde você poderá “colocar a teste” algumas possibilidades e utilizar a que obtiver o melhor retorno na sua campanha, podendo ser no seu site, nos seus envios, nos seus anúncios... enfim, irá depender do objetivo do seu teste. Se for um teste A/B para email marketing a possibilidade que tiver melhor desempenho poderá ser a utilizada nos demais envios da sua campanha. 

Outro exemplo de teste A/B é se você quiser testar qual a disposição das imagens, por exemplo, de uma página do seu site te dá melhor retorno, poderá utilizar a opção que teve o melhor ROI, enfim são várias as formas de testarmos possibilidades.

Mas como o objetivo aqui é falar de email marketing irei mostrar quais as possibilidades de serem testadas e que poderão melhorar o desempenho de uma campanha. Mas de forma geral funciona assim: Você coloca duas ou mais alternativas a prova, por uma amostragem, e a que obtiver o melhor retorno será a utilizada para o resto da campanha.  

Forma de funcionamento do Teste A/B


No email marketing são várias as possibilidades de se testar, sendo os títulos, o remetente, as datas e horários e o conteúdo a ser enviado para seus contatos.

Em qualquer um desses testes você envia uma amostra para dois ou mais grupos e o que obtiver o melhor retorno você utiliza no restante dos envios. Abaixo vou dar alguns exemplos de como funciona.


1 - Exemplo de Teste A/B por titulo


No titulo A vou enviar para 10% dos meus contatos o titulo:
Curso de Marketing Digital. Confira

Já no titulo B vou enviar para 10% dos contatos e o titulo será:
(nome do contato) Confira o Curso de Marketing Digital

Obs: Existem programas que te permite enviar a mensagem com o nome do seu contato, para isso basta você usar um código que será transformado no nome cadastrado.

Para esses testes eu posso testar a taxa de abertura ou de cliques. Vamos supor que nesse exemplo eu testei a taxa de abertura e que o resultado da amostra B obteve um melhor desempenho, assim os 80% dos contatos, que ainda não foram enviados, irão com o título: (nome do contato) Confira o Curso de MarketingDigital.

2 - Exemplo de Teste A/B por remetente


Outra possibilidade e a de testar o remetente do email. Vamos a um exemplo:

Suponhamos que quero testar qual remetente gera melhor retorno para minha campanha.

No teste A irei enviar para 15% dos meus contatos o email com meu nome: Ricardo Nazar.
No teste B enviarei para 15% com o nome da minha marca: Ciado Marketing

Suponhamos que o teste A tenha dado um melhor desempenho, assim os outros 70% serão enviados com o remetente Ricardo Nazar.

Nesse caso de remetente podemos ter diversas variáveis, pois pode-se ter marcas que estão “queimadas” com seus contatos, nesse caso provavelmente o teste com o melhor desempenho será o que não tem o nome da marca, ou pode acontecer o contrário, a empresa (marca) tem um nome forte e histórico de envios de conteúdos interessantes, nesse caso provavelmente teremos melhor desempenho com o nome da marca. Mas isso você só irá descobrir testando, testando e testando...

3 - Exemplo de Teste A/B por data e hora


A possibilidade de testarmos qual é o melhor dia e hora de enviar emails também é um fator que pode melhorar bastante nossas campanhas de email marketing, e podem variar muito de público para público, por isso o importante é testar. Vamos ao exemplo:

No teste A enviarei para 20% dos meus contatos o email as 7:00 na segunda feira
No B enviarei para 20% dos contatos o email as 15:00 da segunda feira.

Nesse exemplo conseguimos testar o melhor momento de enviar nossa campanha. Alguns fatores podem influenciar esse ponto, pois pode ser que seu público tenha o hábito de ler emails quando chegam no seu escritório pela manhã, as 8:00, nesse exemplo se seu email tiver chegado a caixa de entrada do seu lead por volta das 7:00 horas você sairá na frente, pois seu email será um dos primeiros na caixa de entrada, o que irá aumentar as chances de ser lido. Mas pode acontecer de seu público ter um perfil diferente, por isso teste, teste e teste e descubra qual é o melhor dia e horário para seus envios.

Cada teste poderá te dar uma informação. O assunto (titulo) poderá te dar a melhor taxa de abertura assim como o remetente. As datas indicarão qual é o melhor momento para se enviar as campanhas. Outra possibilidade é a de testar o conteúdo do email, o que nesse caso poderá testar qual é a melhor taxa de cliques, ou seja, qual é o conteúdo que chamou mais a atenção do seu público.

Programas de Email Marketing com Teste A/B


São vários programas que poderão te ajudar nesse porcesso de testes. Abaixo deixo a imagem de um que tenho utilizado. O Mail Chimp:


Assunto, remetente e data e horário do Teste A/B


ROI em Teste A/B


 Na primeira imagem tem-se a opção de escolher o assunto, remetente e data e horário de envio. No campo em vermelho e azul você pode escolher qual a amostra do teste para A e para B.

Na segunda imagem você pode decidir qual é a opção de teste você quer obter de clique ou taxa de abertura.

Resultados obtidos com Teste A/B


Abaixo deixo uma imagem de uma campanha de teste com os resultados obtidos em uma campanha para ilustrar:

Resultados em Teste A/B

Nesse exemplo de ilustração podemos ver que o grupo B obteve um melhor retorno em tudo. Mas esse foi apenas um exemplo para ilustrar, abaixo deixo os retornos que tenho tido de forma geral com cada uma das opções:

Titulo


Uma simples mudanças no titulo me deram bons retornos, percebi que se colocarmos o nome da pessoa no título e depois a mensagem a taxa de abertura dos emails é bem maior. os percentuais dos retornos variaram muito, mas de forma geral consegui ter melhoria nas campanhas.

Horário e datas 


No caso do público que trabalho os melhores dias para envio de emails são segunda e terça, mas isso poderá variar de público para público. Os horários também contam muito, pois se o seu email estiver nos primeiros da lista da pessoa a chance de ser aberto é maior, sendo assim cabe a você testar qual é o melhor momento para atingir o seu público na “hora certa”.

Remetente 


No caso dos testes que fiz quando o email foi enviado com o nome de uma pessoa tivemos um melhor resultado, mas isso também irá variar. Se sua empresa estiver com o nome “sujo” as pessoas não irão abrir os emails ou então se você começou há pouco tempo e como estava começando deu umas tropeçadas e se queimou, também poderá ter um menor retorno com o nome da sua empresa, mas se você oferece conteúdo de qualidade há algum tempo o email com o nome da sua empresa poderá apresentar um melhor retorno.

E você tem experiencia com Teste A/B? Deixe sua experiência nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer um Email marketing em HTML pelo Photoshop

A criação de uma arte para envio de uma campanha de email marketing pode ser feita de várias formas, tem pessoas que enviam emails somente com textos, outros colam uma imagem no corpo do email ou até mesmo a envia em anexo, tem as campanhas enviadas em HTML, podendo ser mescladas entre imagem e texto ou somente em imagem, mas tudo por HTML.

Enviar as campanhas por HTML é uma das melhores formas para aumentar a taxa de abertura dos emails (CTRs), pois facilita para seu email não ser considerado SPAM, e também te permite fazer um email visualmente mais bonito sem se preocupar com o tamanho das imagens, uma vez que a imagem estará em um servidor e não no corpo do email, o que ajuda a aumentar a taxa de cliques, assim, nesse artigo decidi falar como fazer um email marketing em HTML usando o Photoshop.
Segue os passos para criação, lembrando que se você não é bom nessa área contrate alguém que seja ou se especialize, mas quando digo contratar, não me refiro a contratar o "primo" …

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.


Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com cust…

18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.
Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:
1 - Criar uma fan page para seu negócio

Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




Ganhar 10 Mil com Programa de Afiliados
2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page
Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  par…