Você não está tendo mais resultados com Email Marketing?

Spam em email marketing


Há alguns anos atrás, quando comecei trabalhar em uma empresa que usava o email marketing como ferramenta para aumentar suas vendas, achava que ela não dava um bom retorno, pois mandávamos dois emails por semana para uma lista de mais de 20 mil pessoas e as vendas quase não alteravam. Como não tinha experiência com essa ferramenta cometi diversos erros, mas com o tempo fui estudando e testando o email marketing para obter um melhor resultado, pois via todo mundo falando que é uma boa ferramenta, pensei devo estar usado-a de forma errada.

Após um tempo fui percebendo certas coisas que atrapalhavam o desempenho das minhas campanhas e que você também pode estar com os mesmos problemas, assim vou comentar algumas delas nesse artigo. 

Como enviávamos os emails pelo servidor contratado da empresa, que era de uso de todos os endereços de emails, começamos a ter problemas nos envios de forma geral, muitos emails voltavam e tinham pessoas que reclamavam que não recebiam nossos emails, assim decidimos contratar um servidor específico para os envios do email marketing.

No primeiro envio pelo novo servidor contratado me surpreendi, pois em uma campanha simples aumentamos a venda da empresa consideravelmente, mas como ainda não tinhamos entendido o que havia acontecido continuamos enviando dois emails por semana e de forma errada, sem ter tantas novidades para comunicar com nosso público.

O problema que havia acontecido, e que vejo muitas empresas cometendo esse erro, é o de disparar diversos emails por semana para pessoas que não solicitaram, o que com o tempo, após reclamações dos destinatários aos seus provedores  (Hotmail, Yahoo, Gmail...), fará com que o servidor e o domínio de envio fique considerado como um “spammer”.

No exemplo que citei acima, o que estava acontecendo é que a maioria das pessoas não estavam recebendo mais nossos emails ou eles paravam na caixa de Spam, por mais que enviássemos milhares deles, por isso quando tivemos as mudanças de domínio e servidor de envio tivemos nossas vendas elevadas, pois muitas pessoas que não estavam recebendo nossos emails passaram a receber.

Assim, se você não está tendo resultados com suas campanhasde de email marketing deixo algumas dicas para que você tenha um bom retorno nos próximos envios, mas você deverá tomar as providencias cabíveis antes de contratar um novo serviço para o envio do seu email marketing, caso contrário poderá ter seu trabalho perdido:

- Primeiro organize sua lista de contatos e retire os emails que não existem mais, deverá ter um monte...;
- Não envie emails com imagens, dê preferência ao formato html ou texto (não é a melhor opção, mas dependendo do objetivo pode dar certo), para ver como fazer um email marketing em HTML leia o artigo Como fazer um email marketing em HTML pelo Photoshop.;
- Tome cuidado com o titulo do seu email, não use palavras como promoção, descontos, ofertas...;
- Não compre listas de terceiros, para saber mais sobre esse assunto leia o artigo Email Marketing. Qual mailing usar;
- Nos próximos envios deixe uma opção de opt-out para quem não quiser receber mais seus emails;
- Tome cuidado com a frequência dos envios, você não deve ser um chato que envia emails o tempo todo, mas sim uma empresa que envia conteúdo interessante para seu público;
- Sempre envie novidades para seu público e coisas que os agradarão;
- Faça testes, testes, testes... e estude sobre o assunto (ou contrate quem saiba fazer), você verá que não é apenas enviar emails...

Depois de tomado essas providencias contrate um servidor próprio para envio da sua campanha, se não tem condição ou ferramenta própria para envio, contrate uma empresa especializada nisso. Ex: Mail Chimp, Virtual Tatget, Email Manager...

Feito tudo isso tome cuidado para não cair na tentação de querer aumentar as vendas aumentando o número de envios de email marketing.
Fonte da imagem: www.emprimeiro.com.br

A interação é tudo nas redes sociais – Case: “Campeonato” do conhecimento

Interação nas Redes Sociais


Como tenho tido um bom feedback dos leitores do nosso site sobre o artigo A importância da interação nas redes sociais decidi escrever um outro case que vivenciamos por esses dias, só que agora não tivemos problemas.... “Ufa, rss”. Tudo correu além das expectativas, assim vou falar do que fizemos, o retorno que tivemos e irei dar dicas sobre interação nas redes sociais, levando em consideração esse case.

Sempre estamos trazendo novidades para o nosso público e as duas últimas campanhas que tínhamos feito tiveram um ótimo retorno, entretanto percebi que a segunda já não teve um retorno igual a primeira, que era novidade, assim decidi inovar e comecei a buscar novas ideias para o lançamento de um novo produto, estava com algumas ideias, mas queria ver a opinião do nosso público. O nosso desejo era fazer o lançamento de uma forma diferente nas redes sociais, tínhamos o prêmio, mas a ideia não estava toda formatada, foi então que “plim” iniciamos a interação...

O aquecimento


Começamos então a buscar a opinião do nosso público para a promoção, para isso seguimos alguns passos:

 - Falamos o interesse que tínhamos em realizar a promoção com nosso público;
- Pedimos sugestões (seus fãs devem se sentir parte do produto, da campanha, da ideia concebida...);
- Ouvimos as sugestões;
- Colocamos em votação (de forma indireta) as ideias dadas pelos fãs;
- Dentro das ideias apresentadas e escolhidas pela maioria incrementamos a nossa parte para surpreendermos nosso público;
- Após a ideia formada colocamos para aprovação de todos; Obs: Nossa fan page nunca teve tanto curtir e comentários nas mensagens;
- Após tudo certo demos um ar de mistério até apresentarmos a ideia e iniciarmos a promoção.

A campanha (ideia)


A primeira ideia foi a de um quiz, onde quem acertasse ganharia o prêmio, nesse meio várias outras ideias incrementaram a ideia principal. No final decidimos fazer um concurso cultural em forma de “campeonato” onde teríamos sete perguntas voltadas a área do nosso público (algumas estavam relacionadas ao premio – curso online) e cada uma seria postada em um dia e o grau de dificuldade das perguntas aumentaram a medida que os dias se passaram, ao final quem mais tivesse acertado ganharia o prêmio. Se fossem mais ganhadores iríamos sortear o premio entre eles pelo site random.org.

Nesse case criamos uma aba específica no Facebook para a campanha, fizemos o regulamento, apresentamos a ideia e divulgamos o campeonato pelos nossos canais de comunicação.

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Resultado


Com esse campanha tivemos resultados positivos como:

- Aumentamos a interação com o nosso público, o número de fãs da nossa fan page e as vendas da empresa – tudo feito de forma indireta;
- A interação foi continuada;
- Geramos expectativas em relação a nossa página, que aumentou o número de visitantes e as interações;
- Divulgamos o resultado parcial o que gerou bons retornos dos fãs pela clareza da promoção;
- Ouvimos a opinião dos fãs, uma delas foi a que tivemos 25 ganhadores e apenas um ganhou o prêmio, mas os outros pediram pelo menos um brinde, nesse caso nós os ouvimos e demos descontos nos produtos ou outro prêmio da empresa, você poderia dar uma camisa da sua marca, uma calculadora..., enfim no nosso caso foi alguns produtos que tínhamos, mas poderia ser qualquer outro porque o que valeu foi ouvirmos a sugestão.

Ferramenta


Para esse concurso cultural usamos algumas ferramentas:

- Para o somatório dos pontos usamos o Excel, mas você poderá criar outras formas que facilitem esse monitoramento (aplicativos específicos, scripts...) o ideal para uma empresa grande seria criar um aplicativo próprio para a campanha, mas no nosso caso não foi necessário;

- E para as perguntas do campeonato foi usado um aplicativo de perguntas e respostas do próprio Facebook. O Facebook Question.

Dicas para concursos culturais


Após essa e diversas outras campanhas que tenho feito e vivenciado nas redes sociais deixarei algumas dicas que poderão ajudar o desempenho da sua empresa no Facebook:

- Gere expectativa para seu público;
- Surpreenda seu público;
- Interaja sempre;
- Nunca fique na mesmice, traga sempre novidades para seus fãs, amigos, seguidores.... ou seja sempre que ver que o que você está fazendo já está ficando batido, mude, mas seja o primeiro do seu nicho...;
- Ofereça brindes relacionados ao seu negócio, de preferência da sua empresa ou parceiros;
- Envolva seu público e instigue a participação deles na sua fan page;
- Conheça seu público;
- Ofereça entretenimento;
- Ouça o que seu público tem a dizer e sempre que possível os envolvam na concepção de uma ideia, novo produto..., enfim faça com que eles sejam parte integrante do seu negócio;
- Mude, inove, crie... seu público irá agradecer;
- Tenha sempre uma ideia pré-concebida do que quer e onde quer chegar e esteja aberto a sugestões;
- Use as ferramentas certas para sua campanha;
- Se for criar uma promoção, concurso, campanha... crie um regulamento claro, pois é ele que dará transparência ao seu evento;
- Se sua campanha for para o Facebook crie um evento para ela, o retorno poderá te surpreender;
- Divulgue a campanha nas outras redes sociais que sua empresa ou blog participa;
- E por fim seja transparente em tudo que for fazer, isso te dará credibilidade.

Essa foi uma campanha que, diferente da outra comentada no artigo A importância da interação nas redes sociais não tivemos problemas, mas como toda ação que fazemos em um ambiente social ficamos expostos, nessa chegamos a ter momentos que tivemos que orientar os participantes a lerem o regulamento e com isso evitar problemas futuros.

E você já tem alguma experiência com concursos culturais em redes sociais? Nos conte nos comentários.

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