7 Dicas para Divulgar seu Negócio nos Comparadores de Preço

Comparadores de Preço


Em diversos artigos escritos aqui no site Cia do Marketing temos falado da importância e das diversas formas  que o marketing digital oferece para uma empresa ter sucesso, principalmente as lojas virtuais. É de suma importância uma empresa estar onde está o seu público. 


Assim uma das formas de divulgar sua empresa é utilizando os comparadores de preço (Buscape, Jacotei, Cata preço...), mas será que vale a pena anunciar nesses site? Isso irá depender muito do tipo do seu negócio e dos seus objetivos, mas o que tenho visto é que tem alguns segmentos que conseguem tirar um maior proveito com esse tipo de divulgação do que outros.


Essa forma de divulgação pode ser uma boa oportunidade para seus negócios, mas você tem que estar ciente que o que as pessoas estão procurando ali é preço, sendo uma das coisas mais importantes para sua empresa estar nesse ambiente. Com um bom preço você se destacará nos comparadores de preço, mas não pense que é só isso que contará, o preço será a porta de entrada do potencial cliente para sua loja, para ai sim ele buscar mais informações sobre seu negócio.


Tenho feito algumas campanhas nesses sites e pelo tipo de segmento da empresa que tenho divulgado o retorno não tem sido muito bom, pois se trata de produtos únicos desenvolvidos pela própria empresa, sendo assim as pessoas, nesse nicho de mercado, não têm o costume de comparar o preço dos nossos produtos. Mas quando falamos de empresas que trabalham com produtos diversos que são encontrados em outras lojas a divulgação nesse tipo de site pode ser vantajosa, pois as pessoas têm o hábito de pesquisar os produtos nos comparadores de preço, antes de efetuar uma compra, e nada melhor que um site que reúne  informações de diversas lojas.

De forma geral os comparadores de preço são uma boa forma de uma empresa aumentar suas vendas, uma vez que quem está procurando por um produto nesse ambiente é por que está interessado em comprar, e você não pode ficar de fora dessa.


Algumas dicas ao usar os comparadores de preço
- Se o seu preço é acima dos concorrentes você poderá perder a venda, uma vez que o mesmo produto é encontrado em outra loja virtual com um preço menor. Ao não ser que a sua loja tenha uma melhor credibilidade para o cliente e não seja um preço tão elevado;
- Ofereça bons serviços para que sua empresa ganhe credibilidade e as pessoas a recomendem para as outras pessoas. Se sua loja adota preços baixíssimos, mas tem muita gente reclamando você poderá perder vendas;
- Ter uma boa Landing page com informações sobre o produto oferecido que esclareça as dúvidas dos possível cliente. Nesse quesito o importante é não copiar e colar o conteúdo que o fornecedor oferece para o produto que você vende, mas sim customizar o conteúdo de acordo com as necessidades do seu público;
- Se sua loja utiliza unicamente o pagamento digital como forma de pagamento você poderá ter seus produtos anunciados no Buscape gratuitamente;
- Faça testes para ver se no seu nicho de mercado vale a pena divulgar nos comparadores de preço;
- Defina corretamente a categoria onde irá divulgar seu produto, de nada adiante ter o melhor preço, ótimos serviços e estar no lugar errado;
- Verifique o que as pessoas estão comentando da sua loja e melhore no que for preciso, seja com uma nova campanha, melhoria nos serviços, lançando promoções.

Como melhorar o ROI das suas campanhas de email marketing com o Teste A/B

No último artigo 5 passos a serem seguidos para o melhor desempenho do email marketing falei que iria falar sobre o teste A/B.

Mas, o que é vem a ser teste A/B


O teste A/B é um teste utilizado no marketing, onde você poderá “colocar a teste” algumas possibilidades e utilizar a que obtiver o melhor retorno na sua campanha, podendo ser no seu site, nos seus envios, nos seus anúncios... enfim, irá depender do objetivo do seu teste. Se for um teste A/B para email marketing a possibilidade que tiver melhor desempenho poderá ser a utilizada nos demais envios da sua campanha. 

Outro exemplo de teste A/B é se você quiser testar qual a disposição das imagens, por exemplo, de uma página do seu site te dá melhor retorno, poderá utilizar a opção que teve o melhor ROI, enfim são várias as formas de testarmos possibilidades.

Mas como o objetivo aqui é falar de email marketing irei mostrar quais as possibilidades de serem testadas e que poderão melhorar o desempenho de uma campanha. Mas de forma geral funciona assim: Você coloca duas ou mais alternativas a prova, por uma amostragem, e a que obtiver o melhor retorno será a utilizada para o resto da campanha.  

Forma de funcionamento do Teste A/B


No email marketing são várias as possibilidades de se testar, sendo os títulos, o remetente, as datas e horários e o conteúdo a ser enviado para seus contatos.

Em qualquer um desses testes você envia uma amostra para dois ou mais grupos e o que obtiver o melhor retorno você utiliza no restante dos envios. Abaixo vou dar alguns exemplos de como funciona.


1 - Exemplo de Teste A/B por titulo


No titulo A vou enviar para 10% dos meus contatos o titulo:
Curso de Marketing Digital. Confira

Já no titulo B vou enviar para 10% dos contatos e o titulo será:
(nome do contato) Confira o Curso de Marketing Digital

Obs: Existem programas que te permite enviar a mensagem com o nome do seu contato, para isso basta você usar um código que será transformado no nome cadastrado.

Para esses testes eu posso testar a taxa de abertura ou de cliques. Vamos supor que nesse exemplo eu testei a taxa de abertura e que o resultado da amostra B obteve um melhor desempenho, assim os 80% dos contatos, que ainda não foram enviados, irão com o título: (nome do contato) Confira o Curso de MarketingDigital.

2 - Exemplo de Teste A/B por remetente


Outra possibilidade e a de testar o remetente do email. Vamos a um exemplo:

Suponhamos que quero testar qual remetente gera melhor retorno para minha campanha.

No teste A irei enviar para 15% dos meus contatos o email com meu nome: Ricardo Nazar.
No teste B enviarei para 15% com o nome da minha marca: Ciado Marketing

Suponhamos que o teste A tenha dado um melhor desempenho, assim os outros 70% serão enviados com o remetente Ricardo Nazar.

Nesse caso de remetente podemos ter diversas variáveis, pois pode-se ter marcas que estão “queimadas” com seus contatos, nesse caso provavelmente o teste com o melhor desempenho será o que não tem o nome da marca, ou pode acontecer o contrário, a empresa (marca) tem um nome forte e histórico de envios de conteúdos interessantes, nesse caso provavelmente teremos melhor desempenho com o nome da marca. Mas isso você só irá descobrir testando, testando e testando...

3 - Exemplo de Teste A/B por data e hora


A possibilidade de testarmos qual é o melhor dia e hora de enviar emails também é um fator que pode melhorar bastante nossas campanhas de email marketing, e podem variar muito de público para público, por isso o importante é testar. Vamos ao exemplo:

No teste A enviarei para 20% dos meus contatos o email as 7:00 na segunda feira
No B enviarei para 20% dos contatos o email as 15:00 da segunda feira.

Nesse exemplo conseguimos testar o melhor momento de enviar nossa campanha. Alguns fatores podem influenciar esse ponto, pois pode ser que seu público tenha o hábito de ler emails quando chegam no seu escritório pela manhã, as 8:00, nesse exemplo se seu email tiver chegado a caixa de entrada do seu lead por volta das 7:00 horas você sairá na frente, pois seu email será um dos primeiros na caixa de entrada, o que irá aumentar as chances de ser lido. Mas pode acontecer de seu público ter um perfil diferente, por isso teste, teste e teste e descubra qual é o melhor dia e horário para seus envios.

Cada teste poderá te dar uma informação. O assunto (titulo) poderá te dar a melhor taxa de abertura assim como o remetente. As datas indicarão qual é o melhor momento para se enviar as campanhas. Outra possibilidade é a de testar o conteúdo do email, o que nesse caso poderá testar qual é a melhor taxa de cliques, ou seja, qual é o conteúdo que chamou mais a atenção do seu público.

Programas de Email Marketing com Teste A/B


São vários programas que poderão te ajudar nesse porcesso de testes. Abaixo deixo a imagem de um que tenho utilizado. O Mail Chimp:


Assunto, remetente e data e horário do Teste A/B


ROI em Teste A/B


 Na primeira imagem tem-se a opção de escolher o assunto, remetente e data e horário de envio. No campo em vermelho e azul você pode escolher qual a amostra do teste para A e para B.

Na segunda imagem você pode decidir qual é a opção de teste você quer obter de clique ou taxa de abertura.

Resultados obtidos com Teste A/B


Abaixo deixo uma imagem de uma campanha de teste com os resultados obtidos em uma campanha para ilustrar:

Resultados em Teste A/B

Nesse exemplo de ilustração podemos ver que o grupo B obteve um melhor retorno em tudo. Mas esse foi apenas um exemplo para ilustrar, abaixo deixo os retornos que tenho tido de forma geral com cada uma das opções:

Titulo


Uma simples mudanças no titulo me deram bons retornos, percebi que se colocarmos o nome da pessoa no título e depois a mensagem a taxa de abertura dos emails é bem maior. os percentuais dos retornos variaram muito, mas de forma geral consegui ter melhoria nas campanhas.

Horário e datas 


No caso do público que trabalho os melhores dias para envio de emails são segunda e terça, mas isso poderá variar de público para público. Os horários também contam muito, pois se o seu email estiver nos primeiros da lista da pessoa a chance de ser aberto é maior, sendo assim cabe a você testar qual é o melhor momento para atingir o seu público na “hora certa”.

Remetente 


No caso dos testes que fiz quando o email foi enviado com o nome de uma pessoa tivemos um melhor resultado, mas isso também irá variar. Se sua empresa estiver com o nome “sujo” as pessoas não irão abrir os emails ou então se você começou há pouco tempo e como estava começando deu umas tropeçadas e se queimou, também poderá ter um menor retorno com o nome da sua empresa, mas se você oferece conteúdo de qualidade há algum tempo o email com o nome da sua empresa poderá apresentar um melhor retorno.

E você tem experiencia com Teste A/B? Deixe sua experiência nos comentários.

5 passos a serem seguidos para o melhor desempenho do email marketing

Por mais simples que pareça o email marketing deve ser feito com planejamento e com objetivo concreto a ser alcançado.

Aquela ideia de que o importante e enviar os emails a todos os contatos, não importando como e nem a forma como será feito, não é válida para se ter sucesso no email marketing.

No email marketing todos os “detalhes” são importantíssimos, pois temos que enviar a mensagem para a pessoa certa, na hora certa, no local certo e com o remetente que gere maior impacto. Ai você deve estar se perguntando como assim no local certo? Mas não é no email do lead ou do cliente? Exatamente, isso mesmo a mensagem deverá ir para o email das pessoas que queremos atingir, mas imagine se esse email for “barrado” pelo provedor do email, ou então, ir parar na caixa de Spam, ao invés de ir para a caixa de entrada da pessoa, você concorda comigo que o local certo é a caixa de entrada das pessoas? Pois então, para que isso aconteça devemos seguir alguns caminhos, para isso recomendo a leitura dos artigos:
Mas resumidamente os passos a se seguir são.

1 – Verificar a melhor hora e data a ser enviado o email;
2 – Analisar qual título (assunto) trará maior retorno, seja em cliques, visualizações, conversões..., enfim vai depender do objetivo da campanha;
3 – Remetente – Conta de envio;
4 – Conteúdo da mensagem;
5 – Landing page;

Para os dois últimos itens recomendo a leitura dos artigos A importância da Landing Page para as Campanhas no Marketing Digital e Geração de conteúdo e o Marketing Digital – 14 dicas. Já para os três primeiros passos irei abordar no próximo artigo a solução para melhorar o desempenho das suas campanhas. Mas o que fazer e como fazer para saber o que é melhor? Teste, teste, teste..., e para facilitar falarei do teste A/B no próximo texto que irá ajudar o desempenho das suas campanhas. Aguarde!

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