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Web Analytics: Três Ferramentas para Otimizar suas Conversões


A otimização de uma página da web não pode ser medida apenas pelo tempo que leva para carregar ou pela adaptação do site a diferentes plataformas. Também pode ser analisada graças ao número de conversões que gera. Afinal, de que adianta ter um site com um ótimo design se não atingir os objetivos para os quais foi criado? 
A primeira etapa depois de criar uma página da Web é definir claramente os objetivos que ela persegue. Alguns, dedicados ao comércio eletrônico, buscam a venda de produtos e serviços. Outros, orientados para a informação, procuram visitas e mantêm os seus leitores o maior tempo possível. 

Independentemente do objetivo desejado, o próximo passo é identificar a métrica capaz de medir esses objetivos corretamente, a fim de melhorar as conversões de um site.

Ferramentas de Web Analytics

O que são os KPIs?


KPIs, Key Performance Indicator, isto é, Indicador-chave de Performance são fatores chave de desempenho de um site. Ou seja, se o objetivo de nossa loja de roupas for vender uma certa quantidade de produtos, alguns KPIs adequados para medição seriam os seguintes: o número de pedidos, o valor médio do pedido ou a receita por visita.
Esses números indicativos irão se tornar a melhor maneira de compreender e enxergar se os resultados obtidos estão de acordo com as metas estabelecidas na estratégia de marketing digital da empresa. 
Os KPIs podem ser estudados por métodos analíticos como o Google Analytics, mas para dominar as estatísticas e informações geradas é aconselhável para fazer um curso de web analytics para melhorar estes aspectos.

KPI é a mesma coisa que métrica? 


Entendemos por métrica um dado que reflete um comportamento específico do usuário em sua forma bruta. É uma ação a ser medida. Ex.: visitas de um site ou taxa de rejeição. 
KPI’s não são métricas, mas uma métrica pode contribuir para se tornar um indicador-chave de performance. KPI é o reflexo de um desempenho de um dado através de uma meta de conversão. Ex.: Tempo da visita de um site ou taxa de conversão em venda.
A métricas são nativas de ferramentas de análise, enquanto os KPI’s são definidos pelos gestores de marketing digital. 

Como posso otimizar as conversões no meu site?


Existem diferentes ferramentas no mercado para melhorar as conversões do nosso site. Um deles é chamado de Teste A / B.

Otimização por Teste A/B

    • O objetivo da ferramenta Teste A / B é para comparar a eficácia de duas ou mais versões de uma página web para o qual dos usuários os desenhos s interagiram mais. Ao contrário do que foi feito anos atrás, quando o design de uma web foi alterado periodicamente por um longo tempo e, em seguida, estudar as conversões geradas por cada opção, agora é feito simultaneamente. Ou seja, diferentes versões da mesma página da web são enviadas a diferentes usuários para estudar o número de conversões geradas cada um. O último passo é escolher aquele com os melhores resultados. Uma ferramenta distinta neste setor é A / B Tasty.

Ferramenta Blueknow

    • Outra ferramenta eficaz é Blueknow. Ao contrário do anterior, ele não analisa a opção mais eficaz entre todas as propostas, mas otimiza diretamente a experiência de compra do usuário. Alguns aspectos que melhoram, por exemplo, estão relacionados à melhoria da busca de produtos na página de compra. A opção de preenchimento automático ou a introdução de pesquisas relacionadas de acordo com as preferências mostradas anteriormente pelo cliente são algumas opções.

Otimização pelo Olapic

    • Por fim, a ferramenta Olapic é apresentada como outra opção para otimizar as conversões. Desta vez, por outro lado, Olapic utiliza os consumidores de uma marca para gerar confiança no restante dos possíveis compradores. O método dessa ferramenta é baseado em redes sociais. Quando os clientes de uma marca fazem upload de fotos ou conteúdo relacionado às redes sociais, o Olapic os seleciona e oferece a opção de filtrá-los. Depois de filtradas, essas imagens podem ser usadas pelo vendedor em seu site, bem como nas diferentes redes sociais corporativas.

Formas de otimizar conversões são muitas e todas são eficazes. Mas acima de tudo, é importante saber como medir corretamente os resultados. Para fazer isso, você deve buscar informações e se aprofundar nesse assunto de web analytics para que o retorno das suas ações sejam bem direcionadas. Melhorar as conversões nunca foi tão fácil.

Esse artigo é um guest post e foi enviado pelo Arthur da empresa Iebschool para o site Cia do Marketing

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