10 Razões para Aplicar Estratégia de Marketing Digital em 2019

Estratégia de Marketing Digital para 2019

A importância de criar e usar um plano de marketing digital para apoiar a transformação digital e o crescimento da empresa.


Onde você começa se você quer desenvolver uma estratégia de marketing digital? É um desafio comum, já que muitas empresas sabem como os canais digitais e móveis vitais são hoje para adquirir e reter clientes. No entanto, eles não têm um plano integrado para crescer e engajar efetivamente seus públicos. Eles sofrem com os 10 problemas que destacarei mais adiante neste artigo e estão perdendo para os concorrentes.

Quais são os desafios da criação de uma estratégia de marketing digital?

Na minha experiência, um desafio comum é onde começar a elaborar seu plano de marketing digital. Acho que há um medo de que um relatório massivo seja necessário, mas acreditamos que o planejamento enxuto funciona melhor. Seu plano não precisa ser um grande relatório, uma estratégia pode ser melhor resumida em dois ou três lados do A4 em uma tabela que liga estratégias de marketing digital a objetivos.

Outro desafio é o escopo e a escala do marketing digital. Existem tantas técnicas de marketing digital que vão desde pesquisa, marketing social e por e-mail para melhorar a experiência digital do seu site. Dentro de cada técnica de marketing digital, há muitas táticas detalhadas que são importantes para o sucesso, por isso precisam ser avaliadas e priorizadas, por exemplo, de conteúdo dinâmico para automação de email, personalização de website para conteúdo programático, redirecionamento e arranha-céu para pesquisa orgânica

Uma abordagem recomendada para o desenvolvimento de uma estratégia digital


Independentemente de você ter uma estratégia ou não, no centro da abordagem Oportunidade, Estratégia e Ação para melhorar o marketing digital, é comparativo comparar onde você está agora para avaliar o potencial em relação a onde você precisa estar no futuro.

Mas e se você for uma das empresas que ainda não tem uma estratégia digital? Bem, acho que as duas alternativas simples para criar um plano podem sugerir um caminho a seguir:

  • Comece com um plano de marketing digital separado que defina a transformação necessária e defenda o investimento e as alterações no seu marketing digital.
  • Então, seguindo a aprovação, crie um plano digital integrado que faça parte do plano geral de marketing - o digital está totalmente alinhado e se torna parte do negócio como de costume.
Então, quais são os tópicos para agir aqui? Parece-me que:

  • Usar o marketing digital sem uma abordagem estratégica ainda é comum. Tenho certeza que muitas das empresas nesta categoria estão usando efetivamente a mídia digital e certamente poderiam obter ótimos resultados com sua pesquisa, e-mail ou marketing de mídia social. Mas tenho a mesma certeza de que muitos estão perdendo oportunidades de melhor direcionamento ou otimização,ou estão sofrendo dos outros desafios que listei abaixo. Talvez os problemas abaixo sejam maiores para organizações maiores que precisam urgentemente de governança.
  • A maioria das empresas em nossa pesquisa tem uma abordagem estratégica para o digital. De falar com empresas, acho que a criação de planos digitais geralmente ocorre em dois estágios:
  1.  Primeiro, um plano de marketing digital separado é criado. Isso é útil para obter concordância e adesão, mostrando as oportunidades e os problemas e traçando um caminho através do estabelecimento de metas e estratégias específicas para o digital, incluindo como você integrou o marketing digital em outras atividades empresariais. 
  2. Segundo, o digital se integra à estratégia de marketing, é uma atividade central, "business-as-usual", mas não garante um planejamento separado, exceto pelas táticas.

Se você não tem uma estratégia, ou talvez queira rever quais questões de negócios são importantes para incluir em uma revisão estratégica, definimos os 10 problemas mais comuns, que em nossa experiência surgem se você não tiver um estratégia.

Você tem uma estratégia de marketing digital?


Realizamos uma pesquisa informal para ver o quão amplamente utilizadas são as estratégias de marketing digital. Os resultados mostraram algumas grandes melhorias ao longo dos anos. Há alguns anos, descobrimos que cerca de dois terços a três quartos não tinham um plano de marketing digital. Agora esse número encolheu para 45% na última pesquisa, embora isso ainda seja bastante alto, e significa que quase a metade ainda está fazendo o digital, sem nenhuma estratégia.

Quando fizemos a pesquisa para o nosso  relatório de Gerenciamento de Marketing Digital, estávamos interessados em ver como essa porcentagem procurava uma amostra definida.

Gerenciando Relatório de Marketing Digital

Assim, nossa pesquisa mais recente sugere uma abordagem aprimorada para o planejamento nessa amostra de profissionais de marketing, com menos da metade sem uma estratégia digital. Parabéns se você é uma dessas empresas! Se não, continue lendo.

10 razões pelas quais você pode precisar de uma estratégia de canal digital?


1 - Você está sem direção

Acho que as empresas sem uma estratégia digital (e muitas que fazem isso) não têm uma meta estratégica clara para o que desejam alcançar on-line em termos de conquistar novos clientes ou construir relacionamentos mais profundos com os já existentes. E se você não tem metas com os objetivos de marketing digital, provavelmente não coloca recursos suficientes para alcançar as metas e não avalia, por meio de análises, se está atingindo essas metas.

2. Você não conhecerá seu público-alvo online ou sua participação no mercado

A demanda do cliente por serviços on-line pode ser subestimada se você não tiver pesquisado isso. Talvez, mais importante, você não entenderá seu mercado on-line: a dinâmica será diferente dos canais tradicionais com diferentes tipos de perfil e comportamento de clientes, concorrentes, proposições e opções para comunicações de marketing.

Existem ótimas ferramentas disponíveis nas principais plataformas digitais, onde podemos descobrir o nível de demanda do cliente, recomendamos fazer uma análise de lacuna de pesquisa usando o Planejador de palavras-chave do Google  para ver como você está explorando a intenção dos pesquisadores para atraí-los para o seu site, ou ver quantas pessoas interessadas em produtos ou serviços ou setor você pode alcançar através do Facebook IQ.

3. Os concorrentes existentes e em fase de arranque irão ganhar quota de mercado

Se você não está dedicando recursos suficientes ao marketing digital ou se está usando uma abordagem ad-hoc sem estratégias claramente definidas, então seus concorrentes comerão seu almoço digital!

4. Você não tem uma proposta de valor on-line poderosa


Uma proposta de valor de cliente on-line claramente definida,  adaptada às suas diferentes pessoas-alvo, ajudará você a diferenciar seu serviço on-line, incentivando os clientes atuais e novos a se engajarem inicialmente e permanecerem leais. Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo competitivo é fundamental para muitas organizações, já que o conteúdo é o que atrai seu público por meio de diferentes canais, como pesquisa, social, email marketing e em seu blog.

5. Você não conhece bem seus clientes on-line

Costuma-se dizer que o digital é o "meio mais mensurável de todos os tempos". Mas o Google Analytics e similares só informam volumes de visitas, não o sentimento dos visitantes, o que eles pensam. Você precisa usar outras formas de ferramentas de feedback do usuário do site para identificar seus pontos fracos e, em seguida, abordá-los.

6. Você não está integrado ("desintegrado" ??)

É muito comum que as atividades de marketing digital sejam concluídas em silos, seja um especialista em marketing digital, seja em TI ou em uma agência digital separada. É mais fácil colocar o marketing digital em uma parte conveniente. Mas claro, é menos eficaz. 

Todos concordam que a mídia digital funciona melhor quando integrada à mídia tradicional e aos canais de resposta. Sempre recomendamos o desenvolvimento de uma estratégia integrada de marketing digital  e, uma vez que a Transformação Digital esteja completa, as atividades de marketing digital farão parte do seu plano de marketing e farão parte do negócio como de costume.

7. Digital não tem pessoas / orçamento suficientes, dada a sua importância

Um recurso insuficiente será dedicado tanto ao planejamento quanto à execução do e-marketing, e provavelmente haverá falta de habilidades específicas de e-marketing especializadas, o que dificultará a resposta eficaz às ameaças da concorrência.

8. Você está desperdiçando dinheiro e tempo com a duplicação

Mesmo se você tiver recursos suficientes, pode ser desperdiçado. Esse é particularmente o caso em empresas maiores, nas quais você vê diferentes partes da organização de marketing comprando ferramentas diferentes ou usando agências diferentes para executar tarefas semelhantes de marketing on-line.

9. Você não é ágil o suficiente para alcançar ou permanecer à frente

Se você observar as principais marcas on-line, como Amazon, Dell, Google, Tesco e Zappos, todas elas são dinâmicas - testando novas abordagens para conquistar ou manter o público on-line.

10. Você não está otimizando

Toda empresa com um site terá análises, mas muitos gerentes seniores não garantem que suas equipes tenham ou tenham tempo para revisar e agir sobre elas. Uma vez que uma estratégia permita que você obtenha o básico certo, então você pode progredir para a melhoria contínua dos aspectos-chave, como marketing de busca, experiência do usuário do site, e-mail e marketing de mídia social. Então, esse é o nosso top 10 problemas que podem ser evitados com uma estratégia bem pensada.

Portanto, a boa notícia é que existem razões poderosas para criar uma estratégia digital e transformar seu marketing, que você pode usar para persuadir seus colegas e clientes. Há também muita experiência em como outras empresas integraram com sucesso o marketing digital em suas atividades.

Esse artigo é um Guest Post e foi enviado ao Blog Cia do Marketing pela Gabriela da Agência de marketing Digital Planejador Web


Fonte da imagem: overbr.com.br




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