Entendendo a Automação de Marketing e como ela pode Ajudar nas suas Estratégias de Vendas

Automação de Marketing e Estrategia de vendas


Muitas são as formas de exercer o Marketing Digital. Pra quem não está familiarizado com o termo, Marketing Digital é o emprego de estratégias online para atrair e converter clientes. As estratégias mais executadas são as de Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo. E é no meio desse conceito, ou melhor, quando saímos da teoria para a prática dessas estratégias, que surge a automação de marketing.

A automação de marketing, em primeiro lugar, viabiliza que as suas estratégias de marketing sejam alcançadas em escala, de forma organizada e assertiva. Nada mais é do que o uso de softwares, de um conjunto de ferramentas e serviços que tornam um objetivo de negócio mais próximo de ser realizado. Isso acontece porque essas ferramentas viabilizam um contato maior e mais personalizado com os seus potenciais clientes.

Para conhecer uma boa ferramenta e completa acesse o link do ebook marketing de relacionamento e e automação de marketing e confira uma ferramenta chamada LeadLovers

É isso mesmo: a automação alerta para clientes que estão próximos de fechar negócio com a sua empresa, e facilitam a comunicação ou oferta de negociações com eles, fazendo com que você diminua as chances de perder uma oportunidade. Essa perda geralmente acontece porque é muito difícil manter no radar todos os clientes, os status de negociações e manter ativo um radar que mostre o quão pronto para fechar negócio os seus contatos estão. A automação de marketing oferece ferramentas que fazem tudo isso por você.

A automação funciona para pequenas ou grandes empresas - ela é uma ferramenta que, acima de tudo, ajuda a organizar os seus dados e a vender. Imagine a geração de leads, por exemplo. Se você disponibiliza um bom conteúdo para ser baixado por usuários, precisa se certificar que todos esses dados estão sendo coletados e que eles serão adicionados a uma régua de comunicação, para que você construa uma boa relação com esses clientes.
Se eles se interessaram uma vez pelo o que a sua empresa tem a oferecer, é muito provável que eles tenham um problema ou necessidade que você também pode resolver.

É assim que um lead tem um grande potencial de virar uma venda: com as ferramentas de automação, você consegue acompanhar as interações que esses contatos estão fazendo com a sua comunicação, através da prática de lead nurturing, ou nutrição dos leads, com conteúdos que você acredita que sejam relevantes para ele; as ferramentas registram essas interações e, ao fim, acabam por te dizer quais deles possuem mais chances de fechar negócio com a sua empresa. Quanto mais um lead se interessa ou interage com a sua marca, mais chances de ele se tornar seu consumidor. Todo esse processo pode ser controlado pelas ferramentas de automação de marketing.

Outro ponto positivo da prática de automação de marketing é que, com novos fluxos de trabalho, você garante um custo de aquisição de cliente menor do que costuma ter. Com a diminuição e automatização de esforços, a sua equipe de marketing pode focar no trabalho de atrair mais pessoas para a sua marca - possivelmente trazendo mais leads para serem tratados pelas ferramentas de automação de marketing.

As principais ferramentas giram em torno de programação de posts e análise de métricas de redes sociais; produção, disparos e análise de resultados de e-mail marketing; para a captação e gerenciamento de leads, ferramentas ofertam criação de landing pages, call-to-actions, lead scoring, segmentação de bases, entre outras funções. São tarefas que, quando automatizadas, ampliam as suas perspectivas de audiência, aumentam as chances de atrair clientes e de torná-los pagantes e diminuem custos de atuação da equipe de marketing.


São muitas as ferramentas de automação disponíveis no mercado. É possível achar uma para cada uma das principais funções que são responsabilidades da área de marketing. Porém, aqui é importante ressaltar que ferramentas de automação nem sempre são CRMs, ou ferramentas de Customer Relationship Manager - em português, Gestão de Relacionamento de Clientes.

A automação de marketing acompanha um potencial por todas as etapas da jornada do consumidor: atração, conversão, relacionamento e venda. O CRM é uma ferramenta exclusiva para a etapa de venda, pois organiza todos os pontos de contato entre a equipe de vendas e os clientes, armazenando dados sobre as etapas de negociação e facilitando a comunicação com o cliente sobre possíveis ocorrências no meio do caminho. Algumas ferramentas de automação de marketing integração com a ferramenta de CRM. Fique de olho ao escolher a sua!


Enviado para Cia do Marketing por Vinicius - Udemy

Glossario para Marketing Digital e SEO. Saiba mais!


Glossario SEO e Marketing Digital


O Marketing digital é cheio de palavras que se não soubermos o significado ficaremos sem entender os artigos da área. Para isso fiz esse glossário de algumas palavras que considero importante compreender para melhor entendimento de SEO e Marketing Digital e suas estratégias de marketing digital decolarem. Seguem os termos:

Slug 


Links permanentes que seu blog terá para cada parte artigo, categoria.... o que vem depois do seu domínio.  No Wordpress você consegue configurar em configurações links permanentes para retirar datas. No exemplo temos o domínio, depois a categoria e o post em vermelho :



Keyphrase 


São frases chaves com 3 a mais palavras chave que podem ser usada para concorrer nos buscadores com palavras de cauda longa ao invés de palavras chaves gerais. Ex. "Marketing Digital" é uma palavra chave genérica e com muita concorrência, vamos supor que você queira atingir um público especifico a Keyphrase poderia ser "Marketing Digital para Nutricionistas", assim pode-se focar nessa Keyphrase.

SEO - Search Engine Optimization

É um conjunto de técnicas de otimização de páginas, sites e blogs, com o intuito de conseguir melhores resultados de tráfego orgânico.


SERP - Search Engine Results Page 


Páginas onde são exibidos os resultados de uma busca. No Google, Yahoo, Youtube ou qualquer outro motor de busca. Exemplo na foto:

Página de um Resultado de busca - SERP

Link building 


É o empenho e estrategia que uma pessoa (site, blog, empresa...) tem de adquirir links de outros sites. É a parte mais trabalhosa do SEO que exige tempo e dedicação.


Link Bait

Nada mais é que uma isca para seu link ou seja é o atrativo que você tem, que irá fazer com que as pessoas se interessem em linkar para seu site. Alguns exemplos de artigos que as pessoas gostam são: Novidades de primeira mão e os famosos "8 Dicas para...", "Tudo sobre...", "Guia completo sobre..."

Palavras de transição 


São palavras que ajudam a melhorar a leitura do texto, melhorando a experiencia do leitor e SEO do blog.

Exemplo de palavra de transição com uma palavra: Conforme, assim, embora enfim...
Exemplo de palavra de transição com duas ou mais palavras: a fim de que, alem disso, acima de tudo...
Exemplo de palavra de transição que unificam duas partes: não só..., bem como...; ou..., ou...

Para mais exemplos de palavras de transição veja esse artigo bem completo do site medium.com ,

Call to action (CTA)


Uma chamada para alguma ação, é um gatilho mental que induz a pessoa a fazer aquela ação naquele momento.

Exemplos:
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Copywiriting


É uma prática que envolve a escrita com o intuito de "vender" alguma coisa, não necessariamente um produto. Normalmente está ligado a uma Call to action

Trafego orgânico

São tráfegos que o site consegue sem ter que fazer anúncios pagos através dos buscadores (Ex. Google) . Para isso quanto mais bem posicionado o site estiver nos buscadores mais trafego orgânico conseguirá.

Autoridade


É a relevância que um domínio apresenta comparado com outro, quanto maior a autoridade do blog/site maior a chance de obter tráfegos orgânicos para dentro dele

Link Interno


São os links do seu site/blog que apontam para páginas internas do seu blog. É a otimização interna do seu site, você apontando os assuntos relevantes que suas páginas apresentam. Eles ajudam a melhorar o desempenho do seu blog no Google.

Link Externo


São links de um site que aponta para outro site/blog, podendo ser:

Outbound link 



É o endereço de seu site presente em outros sites, ou seja outro site com link que aponta para o seu. Uma fonte externa referenciando seu blog/site

Inbound link 


Nada mais é que um link do seu site apontando para o de outra empresa ou pessoa. É muito importante conseguir links externos para gerar confiança e autoridade para seu blog.


CTR - Clickthrough rate


É a medição de quantos clicks um anúncio ou página no motor de busca (ex. Google) acontece a cada 100 impressões da página (aparecimento da página ou anuncio para o consumidor).


Bounce Rate


É a taxa de rejeição dos visitantes que acessam um site, ou seja ela visita seu site, mas saem sem acessar outras páginas e sem interagir com seu conteúdo, tendo apenas aquela página que ele visitou como visualização.


Meta description 

É a descrição que as páginas possuem e que aparecem nas pesquisas abaixo do título. Quando bem feitas ajudam a aumentar o click (CTR) das suas postagens, para isso deve-se fazer uma boa descrição. Exemplo na figura:

Imagem de exemplo de Meta Description


Veja mais termos no postQual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Você tem algum termo que não entendeu e já descobriu o que significa, deixe nos comentários!!

Fonte da Imagem: https://thundermustard.com














Como Modificar um Anuncio no Mercado Livre - Iniciantes

Na última vídeo aula falei sobre como inserir um anuncio no mercado livre, nesse post agora irei mostrar de maneira básica como modificar um anúncio no mercado livre.

Você fez o anúncio no Mercado Livre e viu que precisa de ajustes ou quer modificar o título e a descrição para fazer testes de desempenho do seu anúncio, assista esse vídeo que ele irá mostrar como fazer.

Boa Aula!!!




E você tem experiencias com Mercado Livre, deixe nos comentários!

7 Dicas para Aumentar as vendas do Black Friday no seu E-commerce



Com a Black Friday se aproximando, cresce a preocupação dos lojistas online em elaborar estratégias especiais para aumentar as vendas nesse período. O avanço da era digital está alinhado ao crescimento do comércio eletrônico e, hoje, de acordo com expectativa da Ebit/Nielsen, o e-commerce continua sendo o principal canal de venda durante a data. Ainda segundo o levantamento, a expectativa de faturamento da Black Friday este ano é de 2,43 bilhões de reais, valor 15% acima do observado em 2017.

Para auxiliar os empreendedores online, ou até mesmo, estimular aqueles que querem aproveitar o período para abrir um e-commerce, confira sete dicas para organizar a loja e intensificar as vendas antes, durante e depois da Black Friday.

1 - Identifique os produtos que entrarão em oferta

Para começar, é preciso identificar os itens de sua loja que farão parte da campanha de Black Friday. Para isso, você pode unir necessidade e oportunidade. De que forma? Aproveite para queimar o estoque de produtos que não têm muita saída, modelos mais antigos, ou peças da coleção anterior, caso você tenha um e-commerce de moda, por exemplo.

2- Defina o valor dos descontos

Uma vez que você já elegeu os produtos que irá destacar na Black Friday, é importante também calcular precisamente o valor do desconto para cada um deles. As ofertas devem ser sempre reais, por isso, não maquie preços e nunca ofereça descontos que não existem. Hoje, os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes com relação à mudança de preços dos produtos.

3- Crie estratégia de vendas e planeje o estoque

Para esquentar as vendas, você pode criar estratégias como o lançamento de edições limitadas de produtos ou kits, ou até mesmo oferecer frete gratuito. Outro ponto crucial é o planejamento do seu estoque, de acordo com a demanda. A dica é fazer uma projeção do quanto você pretende vender, com base em experiências de anos anteriores, ou até mesmo no quanto você investiu em publicidade para a data, para que não faltem nem sobrem muitos produtos.  

4 - Agilidade na compra   

O cliente precisa bater o olho na sua loja e já identificar onde estão as ofertas especiais de Black Friday. Crie uma categoria especial de promoções para que os produtos sejam encontrados com mais facilidade. É interessante, por exemplo, ter um banner anunciando as promoções exclusivas para a data e uma aba especial, na home do seu site, que reúna os itens em oferta. Com a correria do dia a dia, os consumidores possuem menos tempo e, na web, existe grande chance de ocorrer dispersão, caso eles não encontrem um conteúdo atrativo.

É muito importante que sua loja também esteja ajustada para a versão dos dispositivos móveis, para que o consumidor possa realizar a compra de qualquer local, a qualquer momento. Essa tendência de compras via mobile cresce a cada ano e segundo dados das lojas cadastradas na plataforma da Nuvem Shop, durante o período da Black Friday de 2017, 43% das vendas foram realizadas via dispositivos móveis.

5 - Priorizar a qualidade do atendimento

Prepare iniciativas que promovam um bom serviço de atendimento. Você pode gravar vídeos contando detalhes sobre os produtos, ou deixar respostas prontas para dúvidas frequentes. É preciso atender bem não só antes e durante a venda, mas também no pós-venda. Prepare-se para os pedidos de trocas e as dúvidas que surgirão quando o produto chegar à casa do consumidor. Caso seja necessário, contrate mais gente para auxiliar nas demandas dos pedidos. Ter um bom atendimento garante a fidelização dos clientes.

6 - Aposte em divulgação

Trabalhe na divulgação de suas ofertas. Crie artes, imagens e textos atrativos para publicar em suas redes sociais ou faça banners com o tema para decorar sua loja. As mídias sociais são uma ótima maneira de divulgação rápida, fácil e de baixo custo. Além disso, você pode produzir anúncios mostrando os pontos fortes da sua loja e os principais produtos em promoção. Outra dica, se você já tem uma base de cadastros de clientes, é o e-mail marketing, muito utilizado para atrair clientes que já compraram no estabelecimento e fazê-los comprar de novo.

Lembre-se que, para o sucesso de qualquer divulgação, é preciso saber qual seu objetivo com a campanha, conhecer o público-alvo e considerar o perfil das pessoas que você deseja atingir, quando criar a publicidade online. Caso contrário, você pode perder dinheiro com ações generalistas e sem foco.

7 - Aproveite para fidelizar os clientes

Por fim, depois de colocar em prática as dicas acima, é necessário fidelizar os clientes. Você pode enviar e-mails agradecendo a compra, cupons de desconto, ou estender o prazo das ofertas. Além disso, que tal enviar um mimo no pacote do produto? É uma estratégia que pode cuidar muito pouco e, com certeza, vai surpreender e encantar o cliente. Dessa forma, você consegue cativar os consumidores, para que eles voltem a comprar em outras datas sazonais, como o Natal.

Gostou das dicas? Acrescente suas experiências nos comentários!



Texto escrito por: Manuella Lima, Coordenadora de Projetos de Marketing na Nuvem Shop

Você Trabalha com Persona? Leia isso agora



Um assunto que tenho visto muitas empresas "batendo cabeça" e investindo seu recurso de forma pouco otimizada está relacionado a acertar o seu cliente na hora certa, com a informação acertada, do jeito correto e no local preciso. Mas alguém pode estar se perguntando, o que o Ricardo está falando? Ou até mesmo afirmando, eu conheço bem os meus clientes. Será que essa afirmativa é verdadeira? Pois bem é o que esse artigo irá tratar, e no final você mesmo dará a resposta se realmente conhece seu cliente.

Um estudo mais detalhado do cliente definirá o sucesso da sua empresa e da suas campanhas. A forma como conversa e desperta a atenção do seu público está muito ligada a definição de um cliente fictício que leva em consideração os desejos, as dores (relacionadas ao seu produto) e que vai muito alem de informações superficiais como idade, local e onde mora a pessoa que seu negócio quer atingir, estamos falando da persona. Então vamos nos aprofundar nesse conceito.

Persona é o cliente fictício que sua empresa cria para representar o cliente ideal, com características e histórias de várias pessoas, mas que são interligadas pelos mesmos anseios, transformando esse conjunto de informações reais em uma "pessoa real" (persona) para um negocio relacionar e atingir com sua comunicação.

Muitas empresas para conversar com seu público levantam dados superficiais e acabam investindo mais tempo e dinheiro para acertar o mesmo tanto de pessoas que acertaria investindo menos, mas com assuntos e campanhas direcionadas para as verdadeiras personas da empresa. Ai entra a diferença entre a pessoa identificar o público alvo do seu negocio, que são dados mais rasos, ou aprofundar um pouco mais nesse público alvo e extrair informações que serão mais relevantes na hora de direcionar seus objetivos. 

Essas mudanças e necessidades de saber mais sobre o cliente está muito ligado ao tanto de informações que nos deparamos a todo instante, nas ruas, no ônibus, no notebook, no celular... enfim são tantas informações que se elas não vierem muito direcionada as pessoas não darão atenção. As empresas hoje têm o desafio de despertar a atenção dos seus clientes no meio do emaranhado de informações que estamos rodeados nos dias atuais. E então sua empresa está Conversando com a pessoa certa?




Mas muitos podem perguntar: Público alvo e persona não é a mesma coisa? Não é? então vamos aprofundar sobre a diferença entre um e outro:


Publico Alvo

É muito importante conhecer o público alvo do seu negócio, mas como é muito abrangente fica mais difícil de personalizar a comunicação com seu cliente. As informações de público alvo são mais superficiais ligadas a dados sociais, econômicos e demográficos . Exemplos de dados para definição de público alvo:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Formação;
  • Local onde reside;
  • Profissão;
  • Renda...

Persona

A definição de persona aprofunda mais no cliente, trazendo informações mais detalhadas, podendo criar laços mais próximos com ele. Informações a buscar da sua persona:

  • Sonhos;
  • Horários que utiliza uma rede social; 
  • Quais redes sociais ela utiliza e se utiliza (pode ser que sua persona nem utilize uma rede social);
  • Quais são as suas dores e seus problemas (relacionado ao seu produto);
  • Hábitos de compra;
  • Hobbies;
  • Como é o dia dia da sua persona...

Lembrando que sempre você terá que conversar com o shopper (pessoa que irá comprar os produtos da sua empresa), como por exemplo, se você vende produtos infantis a sua persona poderá ser a criança dependendo da idade, mas é bem provável que seja o pai ou a mãe.

Agora que vimos as principais diferenças de público alvo e persona vamos ver um exemplo de cada um:

Exemplo de Publico alvo

Mulheres de 24 a 60 anos de idade, com segundo grau completo que mora na região sudeste e tenham renda de até 2 salários mínimos.

Exemplo de Persona

Luiza, 28 anos de idade, possui segundo grau completo, casada e sem filho, deseja ter uma formação superior, trabalha como operadora de caixa, gosta de se vestir bem, mas encontra dificuldades na hora de escolher sua sapatilha, pois por calçar uma numeração muito grande não encontra sapatilhas bonitas para comprar. Gosta muito da rede social Facebook e nos momentos de lazer gosta de música.

O exemplo acima é real e me deparei há pouco tempo, comecei a fazer umas vendas de sapatilhas para ganhar um dinheiro extra na minha cidade e também testando as ferramentas de marketplace (ex. mercado livre). Nesse meio fui aprofundar na minha persona e me deparei com o exemplo acima, falarei mais sobre esse assunto nos próximos artigos. Caso tenha interesse em conhecer os modelos de sapatilhas femininas clique no link da palavra.

Obs: ainda não disponibilizei os tamanhos maiores pois está é uma página de teste ainda.

Após ler esse artigo eu pergunto novamente: Você realmente conhece seu cliente? Suas campanhas estão assertivas e personalizadas?

Nos próximos posts irei aprofundar mais no assunto persona, aguarde!! 


Fonte das imagens: 
http://www.sebraemercados.com.br/definindo-seu-publico-alvo/
https://www.todamateria.com.br/poluicao-visual/

Invista no atendimento ao cliente do seu negócio através de um software CRM

O atendimento ao cliente jamais deve ser visto por você como um custo. Sim, ele é um investimento, e pode ser considerado um dos mais necess...